Pecuária
Peste suína africana volta à Espanha após 30 anos
Javalis infectados causam suspensão de exportações e envio de militares para apoiar trabalhos de contenção do vírus
Redação Agro Estadão
01/12/2025 - 11:14

O surto da peste suína africana detectado em javalis, na região de Barcelona, levou autoridades e representantes do setor de suínos da Espanha a uma reunião emergencial, nesta segunda-feira, 01, para coordenar ações de contenção e avaliar impactos econômicos. Trata-se do primeiro surto no país desde 1994.
Até agora, segundo o portal La Vanguardia, o Centro de Investigação em Sanidade Animal analisou cerca de 40 javalis provenientes do raio de infecção. Dois deram positivo e oito seguem como suspeitos.
Como medidas imediatas, a Generalitat da Catalunha proibiu atividades em 12 municípios dentro de um raio de seis quilômetros em torno do foco e definiu uma zona de vigilância ampliada em 20 quilômetros, com restrições rigorosas. O comércio de carne suína continua permitido fora do perímetro delimitado.
O conselheiro de Agricultura, Pecuária, Pesca e Alimentação da Generalitat da Catalunha, apontou que a origem “mais provável” do surto é que um javali tenha comido um embutido ou um sanduíche contaminado de algum lixo.
O governo informou que vai enviar 80 agentes da Unidade Militar de Emergências (UME) para apoiar diretamente as tarefas de contenção do vírus.
Impactos na pecuária
“Nos preocupa tanto o problema ao nível de sanidade animal como ao nível econômico. Embora não afete as pessoas, o impacto que pode ter se não formos capazes de conter o foco pode ser enorme”, comentou a secretária geral de Agricultura da Generalitat, Cristina Massot, a um programa da RTVE na Catalunha. A secretária se referia ao alto índice de mortalidade da doença em caso de contaminação de animais comerciais. Até agora, não se detectou nenhum caso nas 39 granjas dentro do raio de vigilância.
O governo confirmou que cerca de 120 certificados sanitários de exportação foram bloqueados para 40 países. A China suspendeu importações, mas reconheceu a regionalização do foco e mantém a compra de outras áreas. A Espanha é o maior produtor europeu e terceiro mundial de carne suína, com exportações de € 8,8 bilhões por ano.
Entenda a doença
A peste suína africana (PSA) é uma doença viral altamente contagiosa que afeta suínos domésticos e javalis, sem risco para humanos. Causada por um vírus DNA da família Asfarviridae, tem origem na África, onde é endêmica, e espalhou-se para várias regiões do mundo, incluindo Europa, Ásia e América Latina, segundo a Embrapa.
Na forma aguda, a doença causa febre alta, letargia e hemorragias. O vírus é resistente, podendo permanecer infeccioso em carne congelada, carcaças e produtos suínos por longos períodos. A principal via de transmissão é o contato direto entre suínos infectados e suscetíveis ou a ingestão de produtos contaminados. Não existe vacina ou tratamento disponível. O controle depende do diagnóstico rápido, abate sanitário, desinfecção rigorosa e medidas de biosseguridade.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Pecuária
1
Cavalo Campeiro: o marchador das araucárias
2
Texas Longhorn: raça que une resistência e beleza
3
Novo recorde: vaca brasileira é a mais cara do mundo
4
Custos da pecuária: confira qual insumo é o mais competitivo
5
Navio com 3 mil vacas volta ao Uruguai após ser recusado na Turquia
6
CEO da JBS cobra mais investimentos na base da pecuária para produção eficiente
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Pecuária
Mercado do bezerro ganha força, mas clima limita avanço
Segundo a Markestrat Group, parte dos pecuaristas começa a retomar as compras diante de expectativas mais favoráveis para o boi gordo em 2026
Pecuária
Feicorte anuncia novidades para 2026
Com nova estrutura e leilões, feira mira expansão da cadeia da carne e anuncia 1ª edição no exterior
Pecuária
Conab: produção de carnes deve crescer 0,4% em 2026 e atingir novo recorde
O próximo ano será marcado pela reversão do ciclo pecuário dos bovinos e pela alta na produção de carnes de frango e suínos
Pecuária
A galinha mais velha do mundo: conheça a história desse recorde
Da raça Easter Egger, Pearl superou ataques de guaxinins e artrite para viver o dobro da média de galinhas
Pecuária
Passaporte Sanitário Equestre começa a valer em MG; veja o que muda
Documento digital substitui a GTA em deslocamentos internos e reúne histórico sanitário dos animais
Pecuária
Custos da pecuária: confira qual insumo é o mais competitivo
Levantamento do Imea aponta o caroço de algodão como o insumo alimentar que mais subiu entre janeiro a outubro
Pecuária
Venda de sêmen cresce 11,7% no 3º trimestre de 2025
Pecuária de corte e leite soma 8,3 milhões de doses e inseminação já atinge 78,7% dos municípios
Pecuária
Navio com 3 mil vacas volta ao Uruguai após ser recusado na Turquia
Governo uruguaio atribui impasse a um conflito comercial entre exportador e importador, e afirma que as relações comercial e sanitária com a Turquia estão mantidas.