Pecuária
Peste suína africana volta à Espanha após 30 anos
Javalis infectados causam suspensão de exportações e envio de militares para apoiar trabalhos de contenção do vírus
Redação Agro Estadão
01/12/2025 - 11:14

O surto da peste suína africana detectado em javalis, na região de Barcelona, levou autoridades e representantes do setor de suínos da Espanha a uma reunião emergencial, nesta segunda-feira, 01, para coordenar ações de contenção e avaliar impactos econômicos. Trata-se do primeiro surto no país desde 1994.
Até agora, segundo o portal La Vanguardia, o Centro de Investigação em Sanidade Animal analisou cerca de 40 javalis provenientes do raio de infecção. Dois deram positivo e oito seguem como suspeitos.
Como medidas imediatas, a Generalitat da Catalunha proibiu atividades em 12 municípios dentro de um raio de seis quilômetros em torno do foco e definiu uma zona de vigilância ampliada em 20 quilômetros, com restrições rigorosas. O comércio de carne suína continua permitido fora do perímetro delimitado.
O conselheiro de Agricultura, Pecuária, Pesca e Alimentação da Generalitat da Catalunha, apontou que a origem “mais provável” do surto é que um javali tenha comido um embutido ou um sanduíche contaminado de algum lixo.
O governo informou que vai enviar 80 agentes da Unidade Militar de Emergências (UME) para apoiar diretamente as tarefas de contenção do vírus.
Impactos na pecuária
“Nos preocupa tanto o problema ao nível de sanidade animal como ao nível econômico. Embora não afete as pessoas, o impacto que pode ter se não formos capazes de conter o foco pode ser enorme”, comentou a secretária geral de Agricultura da Generalitat, Cristina Massot, a um programa da RTVE na Catalunha. A secretária se referia ao alto índice de mortalidade da doença em caso de contaminação de animais comerciais. Até agora, não se detectou nenhum caso nas 39 granjas dentro do raio de vigilância.
O governo confirmou que cerca de 120 certificados sanitários de exportação foram bloqueados para 40 países. A China suspendeu importações, mas reconheceu a regionalização do foco e mantém a compra de outras áreas. A Espanha é o maior produtor europeu e terceiro mundial de carne suína, com exportações de € 8,8 bilhões por ano.
Entenda a doença
A peste suína africana (PSA) é uma doença viral altamente contagiosa que afeta suínos domésticos e javalis, sem risco para humanos. Causada por um vírus DNA da família Asfarviridae, tem origem na África, onde é endêmica, e espalhou-se para várias regiões do mundo, incluindo Europa, Ásia e América Latina, segundo a Embrapa.
Na forma aguda, a doença causa febre alta, letargia e hemorragias. O vírus é resistente, podendo permanecer infeccioso em carne congelada, carcaças e produtos suínos por longos períodos. A principal via de transmissão é o contato direto entre suínos infectados e suscetíveis ou a ingestão de produtos contaminados. Não existe vacina ou tratamento disponível. O controle depende do diagnóstico rápido, abate sanitário, desinfecção rigorosa e medidas de biosseguridade.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Pecuária
1
Parente das renas? Conheça os veados nativos do Brasil
2
Qual o melhor corte suíno para ceia de réveillon?
3
Por que parasita carnívoro voltou a aterrorizar América Central e preocupa até os EUA
4
Conheça a raça ancestral gaúcha com os maiores chifres do Brasil
5
Entenda como funcionará a cota da China para a carne bovina e o que muda para o Brasil
6
Frigorífico de carne ovina de SP conquista certificação para o mercado halal
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Pecuária
Brasil amplia exportação de genética animal para o Peru
Novas habilitações contemplam 36 estabelecimentos de bovinos e aves
Pecuária
Brasil esgota em tempo recorde cota de exportação de carne bovina para os EUA
Pelo restante de 2026 a carne bovina brasileira passará a pagar a tarifa fora da cota, de 26,4%, para entrar no mercado norte-americano
Pecuária
Ovelhas contra maria-mole: a técnica natural que salva o rebanho
A intoxicação por maria-mole causa lesões incuráveis no fígado e mata até 42 mil cabeças de gado por ano apenas no Rio Grande do Sul
Pecuária
Morte de 48 vacas em propriedade do RS causa prejuízo de R$ 600 mil
Caso levantou suspeita de intoxicação alimentar; Secretaria de Agricultura de Novo Xingu (RS) diz que não há prazo para conclusão dos exames
Pecuária
Mato Grosso bate recorde histórico e abate 7,46 milhões de bovinos em 2025
Volume de bovinos até 24 meses cresceu 17,5% e alcança participação recorde nos abates do Estado
Pecuária
Exportações de ovos mais que dobram em 2025 e marcam ano histórico para setor
Apesar de tarifas impostadas, Estados Unidos aumentaram compras de ovos do Brasil mais de 8 vezes
Pecuária
Peste Suína: Piauí declara estado de emergência após caso clássico da doença
O decreto vale por 180 dias; Ministério da Agricultura diz que contaminação não afeta exportações do setor
Pecuária
Brasil tem recorde na exportação de carne suína em 2025
País deve passar Canadá e se tornar 3º maior exportador da proteína no mundo