Inovação
Mel gaúcho raro obtém selo de Indicação Geográfica
Apiário de Cambará do Sul é a primeira empresa do Rio Grande do Sul a conquistar a certificação, concedida pelo INPI

Paloma Santos | Brasília | paloma.santos@estadao.com
27/07/2025 - 08:00

O Rio Grande do Sul tem o primeiro produtor de mel de melato de Bracatinga com selo de Indicação Geográfica (IG) concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industria (INPI). A certificação, na modalidade Denominação de Origem, foi obtida este mês pelo apiário Cambará, de Cambará do Sul, com o apoio do Sebrae-RS. Típico do planalto sul brasileiro, o mel de melato de Bracatinga tem características diferentes do mel a que a maioria dos consumidores brasileiros está acostumado.
Raro, de tonalidade escura, menos adocicado e com alto valor nutricional, ele é colhido a cada dois anos e por um curto período. Além disso, o mel de melato não vem das flores, mas da seiva da árvore Bracatinga, processada por pequenos insetos chamados cochonilhas e depois coletada pelas abelhas. Rico em minerais, antioxidantes e com baixo teor de açúcares simples, o mel é produzido apenas em áreas de altitude acima de 700 metros, no Sul do país.
“A história desse mel é única. Antigamente, ele era descartado. Depois, passou a ser totalmente exportado. Hoje, com muitos estudos e divulgação, ele já tem público aqui no país”, explica a apicultora Liane Castilhos. Essas características únicas — nutricionais, de tempo e regionalização — garantiram ao Apiário Cambará o selo de Indicação Geográfica.
No Rio Grande do Sul, além de Cambará do Sul, a delimitação geográfica desta IG inclui os municípios de Bom Jesus, Caraá, Itati, Jaquirana, Mampituba, Maquiné, Morrinhos do Sul, Riozinho, Rolante, São Francisco de Paula, São José dos Ausentes, Terra de Areia, Três Cachoeiras e Três Forquilhas.
Porém, apenas o Apiário Cambará conseguiu cumprir os requisitos do caderno de especificação técnica para a certificação no RS até o momento. Sete propriedades do Paraná e duas de Santa Catarina também contam com o selo. Ao todo, as 10 empresas produzem 500 toneladas por safra.

Segundo o gestor estadual de Indicação Geográfica do Sebrae RS, André Bordignon, o selo de indicação geográfica possibilita, além de um aumento médio de 20% a 50% na valorização do produto certificado, acesso a novos mercados, conexão com o turismo e a proteção da biodiversidade da região.
“A denominação de origem é um tipo de indicação geográfica que visa a assegurar que as características dos produtos se devam exclusiva ou essencialmente ao meio geográfico, incluídos dos fatores humanos e o saber fazer do território, tornando o produto único. Isso, evidentemente, agrega valor e desperta interesse dos consumidores”, explica.
Tipos de indicação geográfica
Existem duas categorias de indicação geográfica (IG): a indicação de procedência e a denominação de origem. A indicação de procedência (IP) destaca a reputação e tradição de um local. Já a denominação de origem (DO) enfatiza os fatores naturais e humanos vinculados ao produto e o meio geográfico onde ele é produzido.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Inovação
1
Estudo usa inteligência artificial para mapear 50 anos de agricultura
2
Fungicida biológico para substituir químicos no tratamento de sementes
3
Pesquisadores usam IA para avaliar maciez e gordura da carne
4
Biológico com concentração multiplicada por 10 promete facilidades aos produtores
5
Biometria de focinho: inovação para a rastreabilidade bovina
6
Embrapa quer usar planta da tequila para produzir etanol

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Inovação
Tecnologia brasileira monitora remotamente uso de água e crescimento de florestas
Solução desenvolvida pelo Instituto Senai em parceria com a startup Agroambiência usa microeletrônica e tem nível alto de precisão

CONTEÚDO PATROCINADO
Aumente a eficiência no campo com o pulverizador ideal
Equipado com motor de 190cv, tanques versáteis e tecnologias como GPS e piloto automático, o Pulverizador Baldan Avola otimiza rotas e elimina sobreposições, garantindo aplicação exata em qualquer terreno

CONTEÚDO PATROCINADO
Potencialize a produtividade no campo com o pulverizador Jatão 600L da Agro Adventure
Os pulverizadores modernos vão além da simples aplicação de defensivos.

Inovação
Estudo usa inteligência artificial para mapear 50 anos de agricultura
Levantamento identificou seis áreas de pesquisa, lacunas em culturas básicas e crescimento previsto em práticas sustentáveis até 2030
Inovação
Biológico com concentração multiplicada por 10 promete facilidades aos produtores
Produto será lançado em 2026 pela Corteva com a expectativa de otimizar logística, transporte e reduzir o número de embalagens na lavoura
Inovação
NetZero investe R$ 15 mi em 1ª fábrica de biochar a partir da cana no Brasil
Com inauguração prevista para fevereiro de 2026, a fábrica., localizada em Campina Verde (MG), terá capacidade de 4 mil toneladas anuais
Inovação
Startup brasileira é finalista em desafio global de uso da água
Agtech apresenta tecnologia que promove mais produtividade e qualidade nutricional nas lavouras
Inovação
Expedição vai mapear produtividade das florestas brasileiras
De setembro a novembro, equipes vão percorrer 14 estados em busca de dados inéditos sobre o setor