PUBLICIDADE

Agropolítica

Enchentes no RS: 280 búfalos podem ter se perdido, estima Ascribu

Total de búfalos se refere às perdas de dois criadores da região metropolitana de Porto Alegre

1 minuto de leitura 31/05/2024 - 12:28

Por: Sabrina Nascimento

Fonte: Ascribu/Divulgação
Fonte: Ascribu/Divulgação

Com a tragédia das chuvas e enxurradas completando um mês no Rio Grande do Sul, a Associação Gaúcha de Criadores de Búfalos (Ascribu) acredita que resgatou 15% de um rebanho que se perdeu nas águas. Os animais são do criador Oswaldo Linck, da Ilha de Lages, em Porto Alegre. No entanto, a associação estima que cerca de 280 búfalos tenham sido levados pelas águas. As perdas de animais se referem a dois criadores.

A presidente da Ascribu, Desireé Möller, esteve à frente dos resgates de quase 40 búfalos. Segundo a dirigente, havia cerca de 400 cabeças na ilha, no entanto, o produtor conseguiu, com barco boiadeiro, retirar apenas metade. Os demais animais foram levados na enxurrada. 

“A gente foi encontrando búfalos por toda parte e aos pouquinhos estamos reunindo os animais de volta a sua casa, ao seu campo”, relata Desireé em nota. 

Também sofreu perdas de animais o criador Bernhard Schoroers, de Venâncio Aires. Em 2023, ele teve uma búfala resgatada na região das ilhas, na capital gaúcha, após percorrer 140 quilômetros nas águas. Sua propriedade foi afetada três vezes em um intervalo de seis meses aproximadamente. 

Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.

PUBLICIDADE
Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.