Inovação
Biológico com concentração multiplicada por 10 promete facilidades aos produtores
Produto será lançado em 2026 pela Corteva com a expectativa de otimizar logística, transporte e reduzir o número de embalagens na lavoura

Daumildo Júnior* | Cosmópolis (SP) | daumildo.junior@estadao.com
21/09/2025 - 08:00

A Stoller, marca da Corteva, pretende lançar, no próximo ano, o Stimulate 10X. Segundo a multinacional, o produto é uma versão concentrada do tradicional Stimulate, presente no mercado há pelo menos 25 anos. A ideia é trazer mais facilidade ao dia a dia do agricultor, como adiantou com exclusividade ao Agro Estadão o líder Comercial da Corteva Biologicals para o Brasil e Paraguai, Sebastião Ribeiro.
“O Stimulate é um biorregulador com três hormônios que aumenta a expressão do potencial produtivo das plantas. A partir de 2026, a gente vai começar esse trabalho de divulgação. Estaremos lançando o Stimulate 10X, um produto dez vezes concentrado. Então, eu uso menos embalagem, menos transporte, menos logística, menos estrutura dentro da indústria e isso vai trazer benefícios para o agricultor, que vai ter dez vez menos embalagens”, diz Ribeiro.
Segundo ele, os registros e a bula de aplicação já estão feitos. A ideia é que o produto possa ser usado para as culturas em que o regulador hormonal já é aplicado. Além disso, a Corteva está analisando se o produto com a formulação concentrada fornece mais resultados de produção em relação ao tradicional.
Corteva prepara expansão de bioinsumo
Outra novidade que a empresa pretende apresentar é a ampliação das culturas que podem utilizar o UtrishaN (nome comercial na Corteva) ou o BlueN (nome comercial na Stoller). Atualmente, o registro de uso é para os cultivos de milho, soja e batata. A ideia é expandir esse leque.
“Estamos trabalhando a extensão de uso para outros cultivos. Por exemplo, escutamos de um consultor da área de algodão que a performance do UtrishaN/BlueN no algodão é impressionante. Café e cana são as outras culturas”, afirmou à reportagem o diretor Global da Corteva Biologicals, Raphael Godinho.
O UtrishaN/BlueN é um biofertilizante foliar que ajuda a planta na absorção de nitrogênio. Em julho, a empresa lançou um projeto para formar fazendas-modelo de produção de milho no Mato Grosso do Sul. A intenção é incluir também o produto no manejo das lavouras, já que há um aumento de produtividade com a aplicação.
“No milho, pra você ter uma ideia, ele custa em torno de duas sacas e retorna de seis a sete sacas”, acrescenta Ribeiro. Ainda segundo o executivo, o processo de ampliação dos registros já foi iniciado junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), mas ainda sem uma previsão de término. Somente em soja, milho e batata, a empresa espera alcançar, até o final deste ano, oito milhões de hectares de área tratada com o biofertilizante.
*Jornalista viajou a convite da Corteva

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Inovação
1
Qual a estratégia brasileira para evitar extinção da banana?
2
Pesquisadores usam IA para avaliar maciez e gordura da carne
3
Concurso vai premiar melhor molho de pimenta artesanal
4
Embrapa quer usar planta da tequila para produzir etanol
5
Biometria de focinho: inovação para a rastreabilidade bovina
6
Imagens de satélite ajudam a prever produtividade de cana e soja

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Inovação
Estudo usa inteligência artificial para mapear 50 anos de agricultura
Levantamento identificou seis áreas de pesquisa, lacunas em culturas básicas e crescimento previsto em práticas sustentáveis até 2030

CONTEÚDO PATROCINADO
Picape GWM Poer P30: a inovação que o produtor rural precisa para vencer os desafios do campo
A evolução tecnológica transformou as picapes de simples meios de transporte em ferramentas de trabalho multifuncionais no agronegócio.

Inovação
NetZero investe R$ 15 mi em 1ª fábrica de biochar a partir da cana no Brasil
Com inauguração prevista para fevereiro de 2026, a fábrica., localizada em Campina Verde (MG), terá capacidade de 4 mil toneladas anuais

Inovação
Startup brasileira é finalista em desafio global de uso da água
Agtech apresenta tecnologia que promove mais produtividade e qualidade nutricional nas lavouras
Inovação
Expedição vai mapear produtividade das florestas brasileiras
De setembro a novembro, equipes vão percorrer 14 estados em busca de dados inéditos sobre o setor
Inovação
Imagens de satélite ajudam a prever produtividade de cana e soja
Expectativa é que produtores e indústrias utilizem o modelo da Embrapa para planejar colheitas, antecipar negociações e organizar logística
Inovação
Pesquisadores criam bandejas de amido e cúrcuma como alternativa ao isopor
Enquanto o isopor pode se fragmentar em microplásticos e ficar por séculos na natureza, material obtido na USP se degrada em até 31 dias
Inovação
Biometria de focinho: inovação para a rastreabilidade bovina
Tecnologia QR Cattle usa focinho como impressão digital para garantir rastreabilidade bovina e segurança na pecuária