Inovação
Aplicativo ajuda produtores a acertar na dose de água e adubo das macieiras
Ferramenta reduz em até 30% o uso de fertilizantes e 20% o consumo de água, com aumento de produtividade e calibre das frutas
Redação Agro Estadão
07/01/2026 - 05:00

Desenvolvido pela Embrapa Uva e Vinho, em parceria com a Agrimar, o Irrifert é um aplicativo para gestão da irrigação e da fertirrigação em pomares de maçã. A ferramenta foi criada para enfrentar o déficit hídrico e otimizar o uso de água e fertilizantes. Está disponível na web e para smartphones Android.
Segundo o pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, Gilmar Nachtigall, a plataforma reúne mais de uma década de recomendações técnicas validadas em campo e transforma cálculos em orientações práticas. “A proposta do Irrifert é traduzir conhecimento técnico-científico em uma interface simples e prática, permitindo que produtores e técnicos possam tomar decisões baseadas em dados e recomendações validadas”, afirma Nachtigall.
Segundo os desenvolvedores, o aplicativo contribui para economia de insumos, regularidade da safra e melhoria de qualidade. “Conhecendo as principais dificuldades enfrentadas pelos produtores, buscamos simplificar o manejo. Após um simples preenchimento de dados de um determinado pomar, em segundos o aplicativo faz a correta recomendação, indicando a quantidade e o melhor momento para a aplicação dos insumos de forma prática e precisa”, explica Daniel Tonet, da Agrimar.
Como funciona
O aplicativo integra cadastro do pomar, monitoramento da umidade do solo e planejamento de adubação via água. O usuário informa tipo de solo, cultivar, espaçamento, sistema de irrigação (gotejamento ou microaspersão) e leituras de tensiômetros. Com base nesses dados, o sistema sugere quando irrigar e quanto aplicar, além dos fertilizantes, das doses e do cronograma. Há relatórios de recomendações diárias, volumes aplicados e histórico por quadra e safra.
Segundo a Embrapa, os resultados em campo demonstram reduções de até 20% no consumo de água e de 30% no uso de fertilizantes, além de maior uniformidade na produção e melhoria na qualidade das maçãs. O sistema também minimiza riscos ambientais, reduzindo perdas de nutrientes por lixiviação e a contaminação do solo e da água.
Quem testou a ferramenta relata ganhos produtivos e de calibre, com uso mais eficiente de água e adubo. “Não faço mais nada na propriedade sem fertirrigação”, disse o produtor Eduardo Palandi, das Frutas Bocad’oro, de Caxias do Sul (RS). Ele foi um dos validadores do Irrifert e comenta que a área escolhida foi um replantio de cinco hectares de maçãs. “Erradicamos e, no mesmo ano, já fizemos o replantio utilizando a fertirrigação. Ficamos surpreendidos com o excelente desenvolvimento das plantas e optamos por encerrar na oitava semana de adubação, sem concluir as dez previstas, pois o vigor estava muito elevado”, conta.
Os resultados foram tão impactantes que ele planeja ampliar em 100 hectares a área com fertirrigação nas próximas safras. “Não temos nenhuma perda de fertilizante. A possibilidade de adubar semanalmente, fornecendo exatamente o que a planta precisa, diluído na água, garante absorção total, o que muitas vezes não acontece na adubação convencional, feita de uma única vez e dependente da chuva para chegar às raízes”, complementa.
Acesso e assinatura
O acesso é por assinatura anual, definida pela área monitorada do pomar. Interessados podem contatar a equipe pelo e-mail informado pelos desenvolvedores (contato@irrifert.app.br) ou pelo telefone (54) 3238-8200.
O Irrifert é resultado do Projeto de Inovação Aberta “Desenvolvimento de aplicativos para gestão da irrigação e da fertirrigação na cultura da macieira”, executado por Embrapa Uva e Vinho e Agrimar. Para complementar o uso, foram desenvolvidos fertilizantes específicos para cada fase da cultura, com matérias-primas adequadas e etiquetas coloridas para facilitar a aplicação em campo..
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Inovação
1
Ciência brasileira dá destino inovador às folhas do café
2
Novo nematoide é descoberto em planta comum de Minas Gerais
3
Brasil avança na bioeconomia com pesquisas em combustíveis sustentáveis
4
Concurso nacional vai premiar invenções da agricultura familiar
5
Pesquisa identifica nova espécie de cigarrinha que afeta a cana
6
Braschips: batata brasileira garante alta qualidade industrial
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Inovação
Pesquisa identifica nova espécie de cigarrinha que afeta a cana
Descoberta do inseto explica falhas no uso de defensivos e reforça a importância do controle biológico
Inovação
Braschips: batata brasileira garante alta qualidade industrial
Desenvolvida pela Embrapa, novidade reúne alto rendimento, excelente desempenho na fritura e maior resistência a doenças
Inovação
Concurso nacional vai premiar invenções da agricultura familiar
Iniciativa buscar reconhecer máquinas e equipamentos criados para reduzir esforço no campo e ampliar renda de pequenos produtores
Inovação
Novo nematoide é descoberto em planta comum de Minas Gerais
Equipe brasileira identifica gênero inédito em folhas de corda-de-viola — trepadeiras comuns em áreas tropicais
Inovação
Embrapa terá primeira unidade internacional mista de pesquisa
Instalação terá duas sedes e previsão de funcionar pelos próximos cinco anos
Inovação
Sistema antigranizo: prefeitos do RS querem tecnologia para evitar perdas no agro
Após prejuízos milionários, cidades gaúchas se mobilizam para instalar tecnologia usada em Santa Catarina há décadas; veja como funciona
Inovação
Castanha-do-brasil vira farinha “turbinada” e rende proteína texturizada
Pesquisa revela que ingrediente amazônico pode substituir a farinha de trigo em produtos plant-based com boa aceitação do público
Inovação
Pesquisa quer transformar algas marinhas em atum vegetal; entenda
A economia ligada ao mar movimenta cerca de US$ 1,5 trilhão ao ano, com expectativa de dobrar até 2030, aponta a Embrapa