Economia
Três casos suspeitos de doença de Newcastle no RS são descartados
Santa Catarina emite nota técnica para produtores de aves do estado e reforça medidas de biosseguridade

Da Redação | Atualizada no dia 22/07/2024 às 12h20
21/07/2024 - 12:50

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou que três casos suspeitos de doença de Newcastle foram descartados depois de análise do Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo (LFDA-SP). As amostras são de três propriedades gaúchas localizadas dentro da zona de investigação estabelecida depois que um caso foi confirmado em Anta Gorda (RS).
De acordo com a pasta, a coleta das amostras foi feita na última sexta, 19. No sábado, o ministério recebeu os resultados dando negativo para o vírus causador da doença. As testagens e a área com barreiras sanitárias fazem parte do Plano Nacional de Contingência para doença de Newcastle. Outra medida prevista é a proibição de entradas ou saída de aves de dentro da zona de controle, que se estende por um raio de 10 quilômetros do foco encontrado.
Em nota, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, destacou a celeridade do processo de análise que caracterizou como “em tempo recorde”. Segundo Fávaro, o próprio presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, determinou que as investigações sejam feitas com transparência.
“É um pedido do presidente Lula tratar o caso com total transparência, a fim de tranquilizar a população e os países importadores quanto à segurança do nosso sistema de defesa agropecuária. Tenho certeza que com a agilidade de nossas equipes vamos voltar à normalidade das nossas exportações muito em breve”, completou o chefe da pasta.
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e a Associação Gaúcha de Avicultura (ASGAV) também se manifestaram contentes com os resultados encontrados e divulgados pelo Mapa. “É uma notícia importante, que confirma se tratar de uma situação isolada”, pontuaram as entidades em nota.
Mapa cria Centro de Operações de Emergência Zoossanitária
Uma portaria do Mapa publicada nesta segunda, 22, instituiu o Centro de Operações de Emergência Zoossanitária (COEZOO). A inciativa tem “a finalidade de colaborar nas ações para enfrentamento de emergência zoossanitária declarada no estado do Rio Grande do Sul”, segundo o texto.
O centro tem membros do ministério e da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul. Ao todo são 13 pessoas que ficaram encarregadas de colocar em prática o Plano de Contingência para Emergências Zoossanitárias, além de delimitar os limites geográficos da área de emergência zoossanitária no estado.
Santa Catarina reforça medidas de biosseguridade
A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (SAR) de Santa Catarina emitiu uma nota técnica reforçando as orientações de biosseguridade que devem ser tomadas nas granjas avícolas do estado. Entre as medidas está a restrição de visitas de pessoas que não fazem parte do manejo do sistema de produção.
O órgão também informou que tem feito análises das movimentações de animais ou de produtos de origem animais oriundos da área do foco. Além disso, os Postos de Fiscalização Agropecuária (PFFs) que estão na fronteira com o Rio Grande do Sul receberam a instrução de fazer desinfecção de veículos que venham da região de Anta Gorda (RS).
Em emergência zoossanitária, Brasil suspendeu as exportações de carne de frango após foco de Newcastle
Na sexta-feira, 19, o Ministério da Agricultura declarou estado de emergência zoossanitária por um período de 90 dias. Além disso, as exportações de carne de aves e derivados foram suspensas de forma preventiva, por 21 dias, no mínimo.
A China é o mercado que mais compra o produto do Brasil, importando cerca de 40 mil toneladas ao mês, segundo a ABPA.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Economia
1
Tarifa: enquanto Brasil espera, café do Vietnã e Indonésia pode ser isento
2
COP 30, em Belém, proíbe açaí e prevê pouca carne vermelha
3
A céu aberto: produtores de MT não têm onde guardar o milho
4
Exportações de café caem em julho, mas receita é recorde apesar de tarifaço dos EUA
5
Rios brasileiros podem ser ‘Mississipis’ do agro, dizem especialistas
6
Violência no campo: roubos e furtos de máquinas agrícolas crescem 37,5% no 1º semestre

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Economia
Fundo de R$ 21 milhões vai financiar fornecedores de cana em MG
O recurso deste primeiro aporte será para o plantio e manutenção de lavouras de fornecedores com contratos ativos

Economia
Brasil firma acordo inédito para exportação de sorgo à China
Primeiros embarques estão previstos para 2026; China pode importar até 7,9 milhões de toneladas por ano, 81% de toda a demanda mundial

Economia
Bancada do Biodiesel quer ampliar exportações das carnes brasileiras
Parlamentares preparam projeto de lei que inclui ainda retaliações em caso de sobretaxas e verba para publicidade internacional

Economia
LDC inaugura terminal que liga açúcar do Centro-Sul ao Porto de Santos
Com capacidade anual de 1 milhão de toneladas, ativo ampliará escoamento via ferrovias
Economia
Brasil abre mercado de carne bovina para São Vicente e Granadinas
No ano passado, Brasil acumulou US$ 288 milhões exportados em produtos agropecuários para países da comunidade caribenha
Economia
Clima beneficia safra de trigo no RS; plantio de milho já começou
Área cultivada com o cereal no estado é estimada em 1.198.276 hectares, com produtividade esperada de 2.997 quilos por hectare
Economia
Soja: 3 em cada 4 navios do Brasil têm a China como destino
Enquanto produtores dos EUA enfrentam quedas nas vendas à Pequim, a participação chinesa nas exportações brasileiras subiu para 75% neste ano
Economia
Plantio de milho na Argentina deve crescer 9,6% em 2025/2026
Estimativa representa aumento de 9,6% em relação à temporada 2024/25 e, caso se confirme, será a segunda maior já registrada