PUBLICIDADE

Economia

GO: vacinação contra raiva de herbívoros começa em 1º de maio

Campanha será a última com obrigatoriedade em 119 municípios goianos; declaração de rebanho também é exigida, até 30 de junho

Nome Colunistas

Redação Agro Estadão

25/04/2025 - 15:15

Ovinos estão entre os animais que devem ser vacinados - Foto: Adobe Stock
Ovinos estão entre os animais que devem ser vacinados - Foto: Adobe Stock

A campanha de vacinação contra a raiva de herbívoros no estado de Goiás terá início em 1º de maio. Até o dia 15 de junho, produtores rurais dos 119 municípios classificados como de alto risco para a doença deverão vacinar animais de todas as idades das espécies bovina, bubalina, equídea (equinos, muares e asininos), caprina e ovina.

A ação atende às diretrizes da Portaria nº 246/2025, da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), e será a última etapa da campanha com caráter obrigatório. A partir de julho, a imunização passa a ser estratégica, conforme definido pela Instrução Normativa nº 01/2025. Nessa nova fase, a vacinação será exigida apenas em propriedades com foco confirmado da doença e recomendada em áreas perifocais, num raio de até 12 quilômetros a partir do foco.

O não cumprimento das determinações pode resultar em sanções e restrições na emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), documento essencial para o transporte de animais dentro e fora do estado.

Em nota, o presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta, reforça que a vacinação continua sendo a principal forma de evitar surtos da doença, além do controle da população de morcegos hematófagos, principais transmissores do vírus. “A raiva é uma zoonose grave, com alta letalidade. A imunização dos rebanhos pode ser realizada, independentemente da obrigatoriedade, e evita prejuízos sanitários, econômicos e protege também a saúde humana”, destaca.

Atenção à aquisição das vacinas

A Agrodefesa ressalta que as vacinas contra a raiva dos herbívoros devem ser adquiridas entre os dias 29 de abril e 15 de junho, exclusivamente em revendas cadastradas junto à agência. Esses estabelecimentos são responsáveis por registrar, no Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás (Sidago), o controle informatizado de entrada e saída dos imunizantes, além de assegurar o armazenamento adequado e a manutenção da cadeia de refrigeração dos produtos.

PUBLICIDADE

A fiscalização será realizada semanalmente pelo Serviço Veterinário Oficial. O descumprimento das normas pode acarretar penalidades previstas em lei. Nos casos de vacinas adquiridas fora do estado, o produtor deverá apresentar a nota fiscal eletrônica como comprovante.

Declaração do rebanho é obrigatória

Além da vacinação, os produtores também devem realizar a declaração do rebanho de suas propriedades. O prazo para envio das informações vai até 30 de junho e se aplica a todos os 246 municípios goianos, também de acordo com a Portaria nº 246/2025.

A declaração deve ser feita pelo Sidago, utilizando o login e a senha do responsável legal pela propriedade. Devem ser informados o número de animais, nascimentos, mortes e quaisquer outras alterações no rebanho ocorridas durante o período.

Em caso de dúvidas sobre vacinação ou declaração de rebanho, os pecuaristas podem procurar as unidades locais da Agrodefesa ou entrar em contato pelo 0800 646 1122.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Metanol: como falhas na produção podem causar contaminação

Economia

Metanol: como falhas na produção podem causar contaminação

Presente em pequenas quantidades, o metanol se torna perigoso quando há falhas na destilação ou adulteração de bebidas

Brasil e Singapura fecham acordo para ampliar comércio de proteína animal

Economia

Brasil e Singapura fecham acordo para ampliar comércio de proteína animal

Acordo prevê a cooperação em temas técnicos e regulatórios, e apoio a ações envolvendo carnes de frango, suína e produtos processados

Exportações de amendoim até agosto registram recorde de 180 mil toneladas

Economia

Exportações de amendoim até agosto registram recorde de 180 mil toneladas

Com 86% da produção nacional, Estado de São Paulo consolida liderança e amplia presença no mercado internacional

Exportações agropecuárias fecham setembro com incremento de 18%

Economia

Exportações agropecuárias fecham setembro com incremento de 18%

Mesmo sem os Estados Unidos, carne e café cresceram em receita; animais vivos e tabaco também se destacaram nas remessas de setembro

PUBLICIDADE

Cotações

Exportação de algodão na safra 2024/2025 vai depender do apetite chinês

Chineses colheram supersafra de algodão, o que, segundo o IBA, afeta os embarques brasileiros; para a Índia, expectativa é de crescimento

Economia

Maior área de plantio de grãos pode impulsionar venda de máquina agrícola

Projeção é da Abimaq e se baseia em números da Conab, que estima plantio de 84,24 milhões de hectares contra 81,74 milhões na safra anterior

Economia

Exportações de frutas cítricas da Argentina somam US$ 408 milhões até agosto

Destaque é para o limão; as exportações da fruta fresca cresceu 43% e o suco teve alta de 14%

Economia

Lula e Trump se falam e designam emissários para negociar tarifaço

As tratativas para a conversa começaram durante a Assembleia Geral da ONU, em setembro, e foram mantidas em sigilo até esta manhã

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.