Economia
Conacredi Agro 2025 mira soluções para crédito e seguro rural
Evento em São Paulo discutirá os impactos dos juros altos, da inadimplência e da seletividade bancária no agronegócio
Redação Agro Estadão
11/11/2025 - 11:01

O dinheiro está mais caro para o produtor rural. Dados do Banco Central mostram que, em setembro, as taxas médias das operações com recursos livres — aquelas contratadas a juros de mercado — chegaram a 14,8% ao ano para pessoas físicas. No mesmo mês do ano passado, eram 13,1%. Entre as empresas, o avanço foi de 12,6% para 14,1%.
A alta reflete um ambiente financeiro mais restritivo, marcado por custos crescentes de captação, Selic elevada e maior seletividade dos bancos, que ampliaram as exigências para concessão de crédito. No campo, o impacto é direto: os produtores sentem no caixa a dificuldade de financiar o custeio, o investimento e até a manutenção das operações básicas.
Conforme noticiado pelo Agro Estadão, a elevação das taxas e o aumento da inadimplência — que atingiu recorde no segundo trimestre — formam um quadro de alerta para o setor.
É justamente nesse contexto que ganha relevância o Congresso Nacional de Crédito no Agronegócio (Conacredi Agro), principal fórum de debate sobre financiamento rural no País. A edição 2025 propõe uma reflexão profunda sobre o crédito agrícola diante do cenário de juros altos, risco ampliado e novas ferramentas de análise.

Pela primeira vez, a programação do evento foi desenhada com apoio de inteligência artificial (IA), a partir de entrevistas com cerca de 40 profissionais que atuam no crédito rural. O levantamento identificou três prioridades para 2025: recuperação judicial e extrajudicial, gestão de riscos e seguros no agronegócio.
Segundo Mayra Delfino, CEO da Conacredi Agro, o uso da IA permitiu transformar um grande volume de informações em uma agenda estratégica. “O Conacredi é um espaço para pensar o presente e o futuro do crédito no campo. Nossa missão é ajudar o gestor a tomar decisões mais assertivas e seguras em um mercado cada vez mais desafiador”, afirma.
Entre os painéis confirmados, estão “Riscos: tudo o que pode sair errado e como lidar — do balanço ao clima, do câmbio às garantias” e “Financiadores invisíveis do agronegócio: o papel estratégico e inovador do mundo de seguros no atual cenário de crédito”.
O evento será realizado nos dias 12 e 13 de novembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, e deve reunir executivos de cooperativas, dirigentes de instituições financeiras, analistas de crédito, e especialistas em regulação e tecnologia.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Economia
1
Em investigação, China aponta 'dano grave' à indústria de carne bovina e notifica OMC e exportadores
2
Fim do papel: produtores rurais terão de emitir nota fiscal eletrônica em 2026
3
Reforma tributária: o que o produtor rural precisa fazer antes de janeiro?
4
Começa a valer obrigatoriedade de emissão de nota fiscal eletrônica
5
Salvaguarda à carne bovina: Câmara Brasil-China vê desfecho favorável ao setor brasileiro
6
Feiras do agro 2026: calendário dos principais eventos do setor
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Economia
Fenabrave prevê crescimento de 3,4% nas vendas de máquinas agrícolas em 2026
Entidade aposta em juros mais baixos, safra robusta e expansão dos consórcios como fatores que vão estimular investimentos
Economia
Brasil importa maior volume de trigo desde 2013
Compras externas somaram 6,8 milhões de toneladas em 2025, com reflexos sobre estoques e preços internos
Economia
BASF Soluções para Agricultura assume AgBiTech, empresa de controle biológico
BASF vê complementaridade entre soluções e expertises das empresas; expectativa é de que o acordo seja concluído em 2026
Economia
Tratores em Paris: por que agricultores europeus rejeitam o acordo Mercosul-UE
Com 27 fazendas fechando por dia, agricultores franceses protestam e cobram subsídios; resistência ao acordo permanece em outros países
Economia
Milho, soja e fertilizantes: como é o comércio com o Irã e os impactos da tarifa de Trump
Conflito preocupa associação de produtores de milho, que acompanha a situação junto ao maior comprador do cereal brasileiro
Economia
Vietnã habilita quatro novos frigoríficos para exportação de carne bovina
Com novas autorizações, Brasil dobra número de plantas habilitadas a exportar ao mercado vietnamita
Economia
Mercosul-UE: carnes ganham com acordo, mas impactos são distintos entre bovinos, aves e suínos
Acordo deve impulsionar as exportações do setor entre 5,1% e 19,7%, projeta Ipea; há expectativa para geração de vagas de emprego
Economia
Recuperação extrajudicial: o que o produtor precisa avaliar antes de usar esse modelo de negociação
Alternativa ainda é pouco utilizada no setor mas pode trazer vantagens a depender do perfil do produtor