PUBLICIDADE

Economia

Cafeicultores da Colômbia cobram governo para impedir triangulação

Hipótese de triangulação foi levantada após a Colômbia elevar em 578% as importações de café do Brasil em agosto

Nome Colunistas

Redação Agro Estadão

26/09/2025 - 16:48

Foto: Adobe Stock
Foto: Adobe Stock

As tarifas impostas pelo governo dos Estados Unidos sobre o café de diferentes países despertaram a atenção de entidades na Colômbia. Apesar do café do País ter sido beneficiado, visto que recebeu tarifa de 10%, o gerente da Federação Nacional dos Cafeicultores (FNC), Germán Bahamón, destacou que a nação enfrenta desafios para aproveitar totalmente essa oportunidade.

Segundo Bahamón, a Colômbia não consegue atender a demanda norte-americana, deixada por outros países, incluindo o Brasil. Ele destaca que a situação poderia levar à triangulação do café. “Outros produtores poderiam enviar seus produtos para os EUA através da Colômbia[…] a triangulação poderia se tornar algo incontrolável caso não haja fiscalização rigorosa”, disse em entrevista ao El Tiempo. 

CONTEÚDO PATROCINADO

Como medida de precaução, o gerente da FNC solicitou que o governo colombiano intensifique a fiscalização para impedir qualquer tentativa de triangulação do café que deturpe a origem do produto. “Se alguém na cadeia estiver envolvido nessas práticas, deve ser denunciado imediatamente para que as medidas cabíveis sejam tomadas no âmbito das licenças de exportação”, disse Bahamón em comunicado ao qual a Bloomberg teve acesso. O documento foi distribuído a executivos do setor e agências alfandegárias. 

A hipótese de triangulação foi levantada após a Colômbia elevar em 578% as importações de café do Brasil em agosto. Atualmente, o café brasileiro enfrenta tarifas adicionais de 50% para entrar nos Estados Unidos. Entretanto, analistas ouvidos pelo Agro Estadão explicaram que o crescimento nas compras não representa indica a ocorrência de triangulação (confira). 

Produção

A produção de café na Colômbia alcançou 1,37 milhão de sacas em julho, a maior registrada para esse mês nos últimos 10 anos, impulsionada pelo regime de chuvas que desacelera a maturação e altera o ciclo produtivo. 

Já no cenário de exportações, o café colombiano registrou US$ 5,4 bilhões nos últimos 12 meses, atingindo mais de 100 países. “Estados Unidos continuam sendo o cliente número um para o café da Colômbia. Hoje, 40% do nosso café vai para este mercado. Por isso, a disrupção que geram as tarifas nos mantém ocupados para fazer o trabalho adequado”, disse Bahamón.

Sobre a situação das importações, o gerente da FNC observou que, apesar de ainda serem baixas – menos de 650.000 sacas nos últimos 12 meses –, “é importante advertir ao governo sobre o risco que representam as diferenças tarifárias entre países”. “Medidas como a fiscalização rigorosa são essenciais. O país tem acordos que permitem importação com tarifa zero, e é nossa função garantir que isso não se transforme em um risco para o café colombiano”, reiterou. 

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Como saber se o vinho é seguro para consumo? Veja o que olhar no rótulo

Economia

Como saber se o vinho é seguro para consumo? Veja o que olhar no rótulo

Materiais gráficos reforçam a importância da leitura dos rótulos e contrarrótulos de produtos brasileiros e importados

Arábia Saudita quer aumentar em 10 vezes sua produção de café

Economia

Arábia Saudita quer aumentar em 10 vezes sua produção de café

País quer reduzir as importações e agregar valor ao café, gerando renda a pequenos produtores e empregos para jovens no campo

Shopping digital conecta consumidores a produtos da floresta

Economia

Shopping digital conecta consumidores a produtos da floresta

Espaço criado pelo Banco do Brasil e Amazon vai reunir itens produzidos por comunidades da Amazônia e Pantanal

Estoques certificados de café estão perto do menor nível em 20 anos

Economia

Estoques certificados de café estão perto do menor nível em 20 anos

Efeito combinado de tarifas dos EUA, menor oferta brasileira e consumo forte intensifica a volatilidade do mercado, aponta consultoria

PUBLICIDADE

Economia

Compras chinesas de soja nos EUA custam caro e ampliam vantagem do Brasil

Presidente da consultoria AgResource afirma que a operação de importação de soja norte-americana pelos chineses é política

Economia

Associação eleva estimativas para exportação de soja, farelo e milho em novembro

Volume embarcado de soja em grão deve bater a marca de 4,71 milhões de toneladas, crescimento de 10,6% em relação à projeção anterior

Economia

China barra importação de frutos do mar do Japão

Medida é adotada em meio a escalada da crise diplomática entre os dois governos

Economia

Exportações de sementes do Brasil alcançam recorde em receita

Países da América do Sul lideram o ranking dos principais compradores das sementes brasileiras

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.