Economia
Brasil deixa de comprar camarões do Equador
Medida começa a valer a partir de 09 de dezembro e ocorre após auditoria da SDA do Mapa que apontou irregularidades
Redação Agro Estadão
04/12/2024 - 18:32

O Brasil encerrou a importação de camarões do Equador. A medida foi anunciada nesta quarta-feira, 04, pelo ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, e o secretário de defesa agropecuária (SDA) do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Goulart. A decisão terá validade a partir de 09 de dezembro e foi tomada após auditoria realizada pela secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa apontar irregularidades nos produtos equatorianos.
No início do ano, os ministros Carlos Fávaro e André de Paula se reuniram com representantes do setor de pescados para discutir preocupações sobre a importação de camarões do Equador. Na ocasião, comprometeram-se a adotar medidas estratégicas para proteger a cadeia produtiva aquícola brasileira.
Como resultado do diálogo, foi realizada, em novembro, uma auditoria internacional no Equador. A missão avaliou a conformidade do serviço veterinário equatoriano com os requisitos zoossanitários exigidos pelo Brasil, especialmente para exportação de camarões. De acordo com o secretário Carlos Goulart, foram encontradas evidências técnicas que justificam o encerramento das importações. “A missão foi um sucesso e a partir de 9 de dezembro não será mais permitida a entrada de camarões do Equador no Brasil”, afirmou em nota.
Goulart destacou que o Brasil mantém padrões rigorosos de defesa agropecuária para garantir alimentos seguros. “Se somos submetidos a exigências altíssimas para exportar, devemos adotar o mesmo rigor nas importações. Um setor organizado fortalece a defesa agropecuária”, reiterou.
Para o ministro André de Paula, o trabalho conjunto entre os ministérios e o setor privado foi essencial para atender às demandas dos produtores brasileiros. “O ministro Fávaro, sempre solidário e correto, apoiou o envio da missão ao Equador, que trouxe os resultados aqui apresentados. Quanto às exportações de pescados, seguiremos ampliando nossa participação nos mercados internacionais, mantendo os altos padrões de sanidade exigidos pelos nossos parceiros comerciais”, afirmou.
Com a proibição da importação de camarão do Equador, o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Camarão, Itamar Rocha, avalia que a medida mitiga os riscos sanitários e mantém o elevado nível de qualidade da produção brasileira. Além de ampliar as oportunidades para o setor brasileiro.
Atualmente, o Equador é o principal exportador de camarão do mundo. No acumulado deste ano, o país respondeu por mais de 40% das importações do camarão congelado feitas pelo Brasil.
Conforme os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a produção brasileira em 2023 foi de 127,4 mil toneladas, com constante crescimento do valor da produção desde o início da série histórica, em 2019. A carcinicultura é praticada em estados de todas as regiões do país, tendo a maior concentração na região Nordeste, sendo o Ceará, o principal produtor do Brasil.
Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Economia
1
China acelera compras de carne bovina à espera de decisão sobre salvaguardas
2
Brasil deve registrar recorde histórico na exportação de gado vivo em 2025
3
Banco do Brasil dá início à renegociação de dívidas rurais com recursos livres
4
Oferta de etanol cresce mais rápido que consumo e acende alerta no setor
5
Onde nascem os grãos da xícara de café mais cara do mundo?
6
Adoçado com engano: apicultores denunciam uso de ‘falso mel’ na indústria alimentícia
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Economia
China habilita empresas para compra de DDGs e sorgo do Brasil
Habilitação de cinco exportadoras de etanol de milho e dez unidades de sorgo fortalece relações com o principal parceiro do agro brasileiro
Economia
Rumores sobre salvaguarda da China para carne bovina travam mercado
Expectativa por decisão de Pequim retira frigoríficos das compras e adia reajustes nos preços da arroba do boi gordo
Economia
Fávaro: Brasil e Argentina acertam regionalização para exportação de aves
O acordo prevê que, se surgirem casos de gripe aviária ou Doença de Newcastle, zona de restrição para exportação será de 10 km ao redor da área afetada
Economia
Exportações de carne suína crescem 10,1% em volume em outubro
Vendas externas somaram 144 mil toneladas no mês, enquanto, em outubro do ano passado, foram embarcadas 130,9 mil toneladas
Economia
Fiscalização apreende 5,3 mil litros de vinho irregular em Porto Alegre
Polícia investiga produtos vendidos como coloniais que estavam em nove estabelecimentos
Economia
Líbano abre mercado para bovinos e bubalinos vivos do Brasil
Ministérios anunciaram que negociações foram concluídas nesta sexta-feira, 7; agora, o Brasil soma 486 mercados abertos desde o início do atual governo
Economia
Importação chinesa de soja em outubro aumenta 17,2%, para 9,48 milhões de t
Em valores, as compras da oleaginosa somaram US$ 4,36 bilhões em outubro, 11,2% mais; no acumulado do ano, crescimento foi de 6,4%
Economia
Mato Grosso inaugura escritório na China e mira expansão internacional
Unidade ficará em Xangai, onde está o maior porto do mundo em movimentação de contêineres