PUBLICIDADE

Clima

Frente fria avança no Brasil e ameaça lavouras com geadas na próxima terça-feira

No RS, chuvas extremas se afastam, mas solo encharcado mantém alerta

Nome Colunistas

Paloma Santos | Brasília - Atualizada em 22/06/25, às 12h25

21/06/2025 - 08:00

Foto: Adobe Stock
Foto: Adobe Stock

O tempo volta a mudar no Brasil a partir deste fim de semana, com impactos diretos sobre áreas agrícolas. A meteorologista Desirée Brandt, sócia-executiva da Nottus, alerta para uma sequência de eventos climáticos que começou com tempo firme no sábado, 21, e prevê queda acentuada de temperatura no início da próxima semana.

A situação se altera rapidamente: “a partir de domingo [22] já começa a chover, especialmente no interior do Paraná, sul de Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul.”

CONTEÚDO PATROCINADO

Segundo a meteorologista, essa chuva pode interromper temporariamente atividades no campo, como a semeadura do trigo, sobretudo no Rio Grande do Sul. “Embora menos duradoura do que as chuvas recentes, ainda pode paralisar trabalhos em campo”, afirmou.

A instabilidade climática se intensifica na segunda-feira, 23, quando a frente fria avança em direção a outras regiões. “Depois dessa chuva, o sistema avança para áreas entre São Paulo e Mato Grosso do Sul”, diz Brandt.

A chegada de uma massa de ar frio de origem continental trará temperaturas muito baixas a partir de terça-feira, 24. “Essa alta pressão continental tem um potencial grande para derrubar a temperatura”, afirma. Os produtores no Sul do país devem ficar atentos para o risco de geada.

PUBLICIDADE

As mínimas previstas incluem temperaturas negativas em diversas localidades. “Na região de Guarapuava (PR), por exemplo, a mínima deve chegar a -2°C. General Carneiro (PR) pode registrar valores ainda mais baixos, e o Planalto de Santa Catarina pode ter -1°C”, alerta. A Serra Gaúcha, incluindo Vacaria, também será atingida.

O frio pode causar prejuízos em lavouras sensíveis, especialmente de milho. “O risco maior para danos fica na metade sul e sudoeste do Paraná, com destaque para a região de Cascavel, onde a previsão é de 1°C na terça-feira”, pontua Brandt.

A previsão indica que terça será o dia mais frio da semana, com melhora já na quarta-feira, 24. “Daí, já não tem mais esse risco de geada, diminui bastante”, afirma a meteorologista.

Para o restante da semana, a expectativa é de estabilidade climática na maior parte do país, com o retorno das chuvas a partir de quinta-feira, 25, devido à formação de novas áreas de instabilidade. No Centro do Brasil, o tempo seco predomina, o que é considerado normal para este período do ano.

No Nordeste, há previsão de chuva restrita à faixa leste, o que, por ora, favorece o cultivo da cana-de-açúcar.

PUBLICIDADE

Solo encharcado mantém alerta no RS

Apesar da melhora nas condições climáticas neste sábado, o cenário no Rio Grande do Sul ainda inspira cuidados. Segundo Desirée Brandt, meteorologista e sócia-executiva da Nottus, o sistema que provocou volumes extremos de chuva nos últimos dias já se afastou, mas os efeitos permanecem.

“O sistema que provocou essa grande quantidade de chuva nos últimos dias já se afastou”, afirma Brandt. “Muitas áreas tiveram em torno de 250 milímetros em menos de 72 horas”, acrescenta. Esse volume expressivo causou saturação do solo e elevação dos níveis de rios e córregos, especialmente na região serrana.

A partir de domingo, 22, novas instabilidades voltam a se formar. “A chuva retorna no Sul do Brasil no domingo, começando pelo oeste do Paraná e Santa Catarina, e na segunda-feira alcança o norte do Rio Grande do Sul, inclusive a região serrana”, explica.

Embora os volumes previstos não se comparem aos registrados recentemente, a situação ainda é preocupante. “Qualquer chuva que venha a cair neste momento, sendo mais forte, especialmente em região serrana, é um risco”, alerta a meteorologista. O solo encharcado aumenta a vulnerabilidade para deslizamentos e alagamentos, mesmo com acumulados menores.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Tornado devasta Rio Bonito do Iguaçu e deixa ao menos cinco mortos no Paraná

Clima

Tornado devasta Rio Bonito do Iguaçu e deixa ao menos cinco mortos no Paraná

Análise dos danos e imagens de radar indicaram ventos entre 180 km/h e 250 km/h, mas há indícios de picos acima de 250 km

Defesa Civil do RS amplia alerta de risco severo para ventos, chuva e granizo; veja o deslocamento do ciclone

Clima

Defesa Civil do RS amplia alerta de risco severo para ventos, chuva e granizo; veja o deslocamento do ciclone

Ilópolis (RS) atingiu o maior índice de chuva, 84 milímetros nas últimas seis horas; Paraná registrou rajadas de vento acima dos 70km/h

Ciclone extratropical pode causar tornados no RS e ventos de até 115 km/h em SP

Clima

Ciclone extratropical pode causar tornados no RS e ventos de até 115 km/h em SP

Sistema se forma no Sul nesta sexta, 7, e avança para o Sudeste; Defesas Civis das duas regiões emitem alerta e anunciam ação integrada

Ciclone extratropical deixa Sul, Sudeste e Centro-Oeste em alerta

Clima

Ciclone extratropical deixa Sul, Sudeste e Centro-Oeste em alerta

Há risco de tempestades e raios; rajadas de vento em torno de 100 km/h poderão ocorrer em áreas litorâneas e serranas do Sul e do Sudeste

PUBLICIDADE

Clima

Temporais com granizo atingem áreas agrícolas do RS e SC

Em Sarandi (RS), pedras de gelo chegaram a 120g. Em Santa Catarina, temporais avançaram principalmente sobre áreas do Meio-Oeste e da Serra

Clima

Ciclone deve causar tempestades e ventos acima de 80 km/h nesta semana

Fenômeno começa na sexta-feira, 7, dando origem ao ciclone, trazendo temporal e risco de granizo; veja quais regiões serão atingidas

Clima

Vendaval e granizo atingem o Paraná e comprometem lavouras

Rajadas de até 95 km/h e pedras de granizo de 100 gramas afetaram produtores em várias regiões do Estado; Faep cobra ações emergenciais de crédito e seguro rural

Clima

Chuvas irregulares atrasam plantio da safra de verão

Conab aponta precipitações desiguais em várias regiões, com destaque para restrições hídricas no Centro-Oeste e Nordeste

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.