AJUDA AO RS

Entidades do agronegócio fazem campanhas para ajudar o povo gaúcho. Saiba como participar!

Esse texto trata de uma opinião do colunista e não necessariamente reflete a posição do Agro Estadão

Opinião

Um chamado à ação contra as mudanças climáticas

Dizem que vivemos na era da inovação, com satélites, drones e inteligência artificial moldando nosso mundo. No entanto, as imagens dos últimos acontecimentos no Rio Grande do Sul me fazem questionar se não estamos regredindo.

1 minuto de leitura

12/05/2024 | 09:00

Bombeiro no helicóptero observando cidade inundada
Foto: Lauro Alves/Secom Governo RS

A tragédia que acomete os gaúchos é um retrocesso, voltando a um passado de desafios semelhantes, enfrentados em 1941, quando esse mesmo estado sofreu uma das piores enchentes de sua história. No entanto, esta recente catástrofe, ocorrida em tempos chamados de modernos, superou os registros  anteriores, com o Guaíba ultrapassando a marca dos 5 metros.

Praticamente todos os municípios foram afetados, com vítimas fatais, desaparecidos e milhares de desabrigados. A tristeza é profunda e vai se prolongar até a reconstrução do estado, que vai precisar de muita ajuda. Além do impacto humano, a economia, especialmente o agronegócio, foi severamente atingida. Segundo dados divulgados pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), os prejuízos financeiros no campo já ultrapassam os R$ 506,8 milhões.

Sempre paira a dúvida: poderia isso ter sido evitado? Desde 1941, foram implementadas diversas medidas, como barreiras físicas para conter novas cheias. No entanto, minha reflexão vai além: não serão essas medidas apenas paliativas diante dos desafios climáticos? O fato é que, nos tempos atuais, com toda a tecnologia e informação à nossa disposição, não deveríamos mais reviver sofrimentos de 83 anos atrás, precisamos ser mais efetivos.

É necessário um engajamento maior da Câmara dos Deputados, que deixou de destinar recursos para ações relacionadas à mudança do clima no Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática. É preciso também de maior envolvimento dos institutos de pesquisa, da comunidade científica, dos produtores rurais, da população e do governo. Sair do campo do debate e avançar, juntos, para um plano nacional de combate às mudanças climáticas, usando de todos os recursos que esses novos tempos nos oferecem.

Vamos encarar essa catástrofe como um chamado para priorizar o que realmente importa. Essa é uma pauta urgente, que já deveria ter sido executada. Ou agimos agora ou seremos os próximos a enfrentar a ira do clima, com devastação de nossas lavouras, destruição de nossas casas e, o que é mais trágico, perda de vidas.

Bom Dia Agro
X
Carregando...

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.

Mais lidas de Opinião

1

Marcos Fava Neves alerta quais os 5 pontos para ficar de olho no mercado agrícola em julho

Marcos Fava Neves alerta quais os 5 pontos para ficar de olho no mercado agrícola em julho
2

Reputação do agronegócio brasileiro: lições da Rússia

Reputação do agronegócio brasileiro: lições da Rússia
3

A oportunidade do hidrogênio

A oportunidade do hidrogênio
4

Taxação das emissões de carbono na pecuária: o caminho mais fácil

Taxação das emissões de carbono na pecuária: o caminho mais fácil
5

Política Agrícola: novos planos, ideias velhas

Política Agrícola: novos planos, ideias velhas
6

Política Agrícola: inovação institucional e reengenharia

Política Agrícola: inovação institucional e reengenharia

Mapeamento completo das condições do clima para a sua região

Notícias relacionadas