Agropolítica
Tratoraço reúne cerca de 3 mil agricultores no RS para cobrar medidas do governo federal
Segundo o governador do RS, Eduardo Leite, a mobilização é um movimento de defesa do agronegócio do gaúcho

Fernanda Farias | Porto Alegre | fernanda.farias@estadao.com | Atualizada às 12h30
08/08/2024 - 05:00

Desde o início da manhã desta quinta, 8, milhares de produtores rurais de diversas regiões do Rio Grande do Sul participam do Tratoraço na capital Porto Alegre. Além de 60 ônibus, mais de 320 tratores foram usados pelos agricultores para a mobilização, que conta com a presença do governador gaúcho Eduardo Leite. O ato organizado pelo Movimento SOS Agro RS é realizado no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, na região central da capital.

De acordo com a coordenadora do Movimento SOS Agro RS, além da Medida Provisória prometida pelo governo federal para o perdão das dívidas, serão feitas mais cobranças. “A MP não foi atendida aos produtores, estamos aqui com uma cobrança maior, vamos cobrar agora os nossos deputados e senadores para que façam as emendas necessárias para melhorar esta MP e ainda estamos no aguardo do decreto que o ministro da Agricultura prometeu”, explica Graziele de Camargo.

Durante discurso para uma plateia lotada de parlamentares estaduais e federais ligados ao agronegócio e representantes de entidades do setor produtivo, o governador do RS afirmou que não faltará quem diga que esse movimento tem conotação partidária e de oposição. “Não se trata de um movimento de oposição para fustigar, para desgastar. Essa Medida Provisória não é nem de perto suficiente para atender às demandas do Rio Grande. E a regulamentação nem veio. Brasília tem optado pelo caminho mais difícil”, afirmou.

De acordo com representantes dos movimentos, a mobilização deve se estender durante toda a tarde. “Logo depois do meio-dia, devemos fazer uma caminhada, com agricultores a cavalo e em alguns tratores, até a sede do Ministério da Agricultura no RS, para entregar uma carta com as demandas”, conta ao Agro Estadão uma das organizadoras do movimento, a presidente do Sindicato Rural de Barra do Ribeiro, Marilia Lazzarotto Terra Lopes.

Mobilização cobra ações práticas de ajuda ao agronegócio gaúcho
Organizado após as enchentes do final de abril e início de maio no Rio Grande do Sul, o Movimento SOS Agro RS já realizou outros dois atos – em Rio Pardo e em Cachoeira do Sul. A mobilização tem como objetivo sensibilizar o governo federal sobre as necessidades dos produtores do estado que perderam a produção, propriedades e máquinas.
Em carta aos produtores rurais, o movimento manifestou frustração com a Medida Provisória 1247, publicada na última semana, que trouxe medidas de apoio ao setor produtivo. No entanto, reconheceu “algumas vitórias importantes, como a alteração da data dos decretos de emergência e calamidade como pré-requisitos para acessar as linhas de renegociação”.
A MP ainda depende de um decreto para regulamentação. A publicação no Diário Oficial da União foi prometida para esta semana.
Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Agropolítica
1
Renegociação de dívidas rurais não está esgotada, diz Haddad
2
Novo imposto de renda: o que muda para o produtor rural?
3
Acordo Mercosul-EFTA zera tarifas de 99% das vendas brasileiras ao bloco europeu
4
Alesp vota PL que corta benefícios de pesquisadores e ameaça autonomia científica
5
Abiarroz pede adiamento de fiscalização eletrônica da tabela de frete
6
RS: aula inaugural contra o agronegócio em Pelotas gera reação do setor

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Agropolítica
Crédito rural de R$ 12 bilhões ainda não está disponível aos produtores
União transferiu recursos ao BNDES, mas operações ainda não constam no Sistema de Operações do Crédito Rural e do Proagro (Sicor)

Agropolítica
De ora-pro-nóbis a carnes: Brasil abre 8 novos mercados
Ministério atribui desempenho positivo das exportações em setembro a aberturas de mercado, mesmo com tarifaço dos EUA

Agropolítica
Recuperações judiciais preocupam bancos e limitam crédito rural
Febraban comenta inadimplência do produtor rural; Mapa diz que orçamento do seguro rural pode ser desbloqueado no fim do mês

Agropolítica
Falta de recursos ameaça fiscalização sobre combustíveis
No centro de investigações como a Operação Carbono Oculto e casos de adulteração de bebidas com metanol, agência enfrenta grave limitação orçamentária
Agropolítica
Parlamentares sinalizam derrubada de vetos do licenciamento ambiental
Acordo com governo vai indicar proporção da revogação; associações, federações e entidades pedem derrubada integral
Agropolítica
Aprosoja MT pede revisão de regras de crédito para dívidas rurais
Segundo a associação, cerca de 15% da carteira de crédito rural de Mato Grosso, equivalente a R$ 14 bilhões, está em atraso ou em renegociação
Agropolítica
Ministério da Pesca altera regras para uso de águas da União
Entre as principais mudanças, estão a definição de um novo modelo contratual e a possibilidade de parcelar débitos
Agropolítica
Abiarroz pede adiamento de fiscalização eletrônica da tabela de frete
Entidade quer revisão da metodologia e mais diálogo com o setor antes de aplicação do sistema pela ANTT