PUBLICIDADE

Agropolítica

STF suspende processos sobre recolhimento do Funrural por agroindústrias

Abrafrigo diz que medida traz segurança jurídica

Nome Colunistas

Daumildo Júnior | Brasília | daumildo.junior@estadao.com

07/01/2025 - 11:43

Foto: Fellipe Sampaio/STF
Foto: Fellipe Sampaio/STF

Estão suspensos processos judiciais que envolvem o recolhimento do Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural) por empresas compradoras de produtores rurais. A decisão que suspende essas ações foi determinada pelo ministro do Superior Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, após um pedido feito pela Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo) e pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec). 

A solicitação das associações é referente à sub-rogação prevista na Lei 9.528 de 1997. Essa legislação determina, entre outros aspectos, que empresas adquirentes, consumidoras ou consignatárias ou a cooperativa devem recolher a contribuição referente ao Funrural em nome do produtor rural pessoa física. No entanto, esse dispositivo está sendo questionado no STF há 15 anos. 

CONTEÚDO PATROCINADO

Iniciado em 2020 e concluído em 2022, em julgamento virtual, o STF decidiu pela constitucionalidade da cobrança do Funrural para pessoas físicas (produtores rurais). No entanto, a maioria dos ministros entendeu que a sub-rogação (recolhimento pelas empresas compradoras) era indevida. Apesar disso, ainda falta a proclamação do resultado para oficializar a decisão. Até lá, há uma insegurança jurídica sobre o assunto, o que motiva o andamento de outras ações em esferas diferentes do judiciário. 

Outra questão que precisa ser vista é com relação ao voto do então ministro Marco Aurélio, que se aposentou do cargo em 2021. Há uma interpretação de que ele foi contrário à sub-rogação, mas não votou pela inconstitucionalidade. 

Na decisão desta segunda-feira, 06, o ministro Gilmar Mendes pontua que “por razões de segurança jurídica e economia processual, é prudente determinar a suspensão nacional dos processos que tratem do assunto pendente de proclamação de resultado dos presentes autos, isto é, a sub-rogação”. 

PUBLICIDADE

O pedido da Abrafrigo e da Abiec era também para suspender processos com trânsito julgado — decisões definitivas, sem opção de recurso. No entanto, o ministro não acatou essa parte da solicitação. 

Na decisão, Mendes ainda observou as manifestações da Advocacia-Geral da União (AGU) e da Procuradoria-Geral da República (PGR). Enquanto a AGU se manifestou contrária ao pedido das associações, a PGR foi parcialmente favorável, discordando da inclusão dos processos com trânsito julgado. 

Em nota, o presidente executivo da Abrafrigo, Paulo Mustefaga, classificou a medida como um “alento”. “A decisão do ministro Gilmar Mendes, ainda que de caráter provisório, traz segurança jurídica e representa um alento a seus associados e demais empresas que enfrentam dificuldades em processos em fase de execução fiscal, uma vez que ainda não encontram respaldo em entendimento final da corte máxima do País”.

Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo. 

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Brasil abandona acordo por transporte pesado elétrico um dia após assinatura

Agropolítica

Brasil abandona acordo por transporte pesado elétrico um dia após assinatura

Após repercussão negativa, Ministério dos Transportes deixou coalizão global e reafirmou meta de quadruplicar biocombustíveis até 2035

Governo amplia prioridades de medidas antitarifaço do Plano Brasil Soberano

Agropolítica

Governo amplia prioridades de medidas antitarifaço do Plano Brasil Soberano

Linhas especiais de financiamento passam a contemplar empresas com 1% ou mais do faturamento afetado pelas tarifas dos EUA

Governo discute tornar Seguro Rural despesa obrigatória, mas depende de convencimento interno

Agropolítica

Governo discute tornar Seguro Rural despesa obrigatória, mas depende de convencimento interno

Expectativa do Mapa é que a medida, entregue a Fernando Haddad, ganhe apoio em outros ministérios e no Congresso Nacional

Brasil amplia exportações para Emirados Árabes e Líbano

Agropolítica

Brasil amplia exportações para Emirados Árabes e Líbano

Produtos de origem animal e vegetal ampliam presença brasileira no exterior após novos acordos

PUBLICIDADE

Agropolítica

Mapa fecha duas fábricas clandestinas de bebidas alcoólicas em TO

Operação em parceria com a Polícia Civil, a Perícia Técnica e a Vigilância Sanitária recolheu 11 mil litros de destilados impróprios para consumo

Agropolítica

Governo libera contratação de empresas para auxiliar inspeção em abates

Decreto faz parte da regulamentação da Lei do Autocontrole, que é discutida há meses; Anffa Sindical criticou a medida

Agropolítica

Conab vai destinar R$ 67 milhões para escoar trigo do RS e PR

Medida deve facilitar a retirada de 250 mil toneladas de trigo dos mercados locais desses Estados

Agropolítica

Conab vai adquirir de 137 mil t de arroz para formar estoques

O leilão atenderá Estados onde os preços do cereal estão abaixo do mínimo estabelecido com o limite de venda de 189 toneladas por produtor

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.