PUBLICIDADE

Agropolítica

RS: aula inaugural contra o agronegócio em Pelotas gera reação do setor

Federações e sindicatos divulgaram notas de repúdio; universidade reforçou compromisso com pluralidade

Nome Colunistas

Redação Agro Estadão

24/09/2025 - 11:05

Foto: UFPel/Divulgação
Foto: UFPel/Divulgação

A aula inaugural da 6ª Turma Especial de Medicina Veterinária do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), realizada na última segunda-feira, 22, na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no Rio Grande do Sul, repercutiu negativamente entre entidades do setor agropecuário. O evento, promovido em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), adotou o tema “Defender a Vida, Combater o Agronegócio”.

A Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac) afirmou ver com “inquietação” a escolha do lema. “O agronegócio brasileiro não é inimigo: é parte essencial da vida de cada brasileiro, da alimentação diária às divisas que sustentam a economia. Demonizar esse setor é desconsiderar milhões de trabalhadores e famílias”, destacou a nota assinada pelo presidente Marcos Tang.

A Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) também manifestou repúdio. “Ao estimular o ataque a um setor que é responsável por alimentar milhões de brasileiros, além de mais duas centenas de outros países, faz apenas aumentar a cizânia em um país acossado pelo ranço ideológico”, afirmou o presidente da entidade, Gedeão Pereira.

Na mesma linha, a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Rio Grande do Sul (Aprosoja RS) declarou: “percebemos que o MST e demais entidades estão tentando, com esse discurso, deslegitimar ou criminalizar o agronegócio. Isso deve ser visto como um ataque ao desenvolvimento nacional e ao futuro do país”.

O Sindicato Rural de Júlio de Castilhos classificou o evento como “inadmissível”. “Atacar o agronegócio é atacar a produção de alimento, a renda de milhares de famílias do campo e o desenvolvimento econômico do Brasil”, afirmou a nota publicada pela instituição.

PUBLICIDADE

Posição da universidade

Em resposta, a UFPel divulgou nota oficial ressaltando o caráter plural da instituição. “Atividades recentes, como a Aula Inaugural da VI Turma Especial de Medicina Veterinária do Pronera, refletem o espírito de debate e pluralidade que caracteriza a vida universitária”, afirmou.

A universidade lembrou que mantém, há mais de 20 anos, parceria com o Pronera e destacou a diversidade de sua atuação nas Ciências Agrárias. “Cursos como Agronomia, Zootecnia, Engenharia Agrícola e Medicina Veterinária desenvolvem pesquisas e parcerias que contribuem tanto com a agricultura familiar quanto com o agronegócio, reconhecendo a importância de todos os segmentos para o desenvolvimento do Brasil”, destacou a instituição.

O comunicado acrescenta ainda: “Cumprimos, assim, nossa função social: formar profissionais críticos, capazes de analisar e debater temas relevantes e complexos para a sociedade brasileira, entre eles os modelos de produção no campo, sempre orientados pelo interesse público e pelo respeito à diversidade de perspectivas.”

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Governo diz estar aberto a negociação sobre taxação das LCAs

Agropolítica

Governo diz estar aberto a negociação sobre taxação das LCAs

Impostos sobre aplicações financeiras são “muito importantes” para cumprir orçamento de 2026, diz o ministro da Fazenda, Fernando Haddad

Renegociação de dívidas rurais não está esgotada, diz Haddad

Agropolítica

Renegociação de dívidas rurais não está esgotada, diz Haddad

Governo pode rever prazo de avaliação da efetividade da MP e apura reclamações sobre acesso ao Plano Safra

FPA rebate e diz que não há acordo com relação a taxação de LCAs

Agropolítica

FPA rebate e diz que não há acordo com relação a taxação de LCAs

Relator deve propor subida na alíquota de 5% para 7,5%; atualmente, investimento é isento

Ministério da Agricultura cria Plano Nacional de Prevenção para traça-da-maçã

Agropolítica

Ministério da Agricultura cria Plano Nacional de Prevenção para traça-da-maçã

Plano prevê medidas preventivas e de contenção da doença, como educação fitossanitária, capacitação técnica e cadastro das áreas de produção

PUBLICIDADE

Agropolítica

Veja como acessar os R$ 12 bilhões para renegociação de dívidas rurais

Produtores terão até 10 de fevereiro de 2026 para contratar crédito rural com prazo de 9 anos e 1 ano de carência

Agropolítica

Projeto de uso de imóveis rurais para quitar dívidas públicas avança na Câmara

Proposta prevê a destinação dos imóveis à reforma agrária e precisa ser aprovada na Câmara e no Senado

Agropolítica

Plano Safra 2025/2026: liberações caem 8%, mas contratos sobem

Apesar da queda no volume liberado em julho, Ministério da Agricultura informa que total contratado chega a R$ 49,58 bilhões, alta de 15,76%

Agropolítica

Entidades lançam Manifesto pelo Agro e defendem investimentos em logística

Assinado por três associações de produtores, documento é fruto de discussões promovidas em evento de logística em Brasília

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.