PUBLICIDADE

Agropolítica

Ministro da Agricultura anuncia criação de duas novas secretarias

Reestruturação da pasta deve ser validada na próxima semana, segundo Fávaro

Nome Colunistas

Daumildo Júnior | Brasília | daumildo.junior@estadao.com

12/11/2024 - 15:25

Foto: Guilherme Martimon/MAPA
Foto: Guilherme Martimon/MAPA

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) deve ter mais duas secretarias, segundo o ministro Carlos Fávaro. Uma seria o próprio Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que ganharia o status de secretaria. A outra trataria de promoção comercial. 

“Provavelmente [serão duas novas secretarias]. Mas sem o inchamento da máquina. Nós estamos fazendo o remanejamento interno, com peças, dando um foco específico”, disse Fávaro aos jornalistas após participar de um encontro com representantes do setor produtivo na sede do ministério, nesta terça-feira, 12.

O chefe da pasta afirmou que são pequenos ajustes e que a validação das manobras deve ser feita no dia 22 de novembro, quando haverá uma reunião com os atuais secretários e diretores das áreas do Mapa. 

No caso do Inmet, Fávaro pontuou que a “reestruturação já está acontecendo”, o que vai englobar, além do novo status, um orçamento de R$ 200 milhões para modernização tecnológica do órgão meteorológico. “Nós teremos seguramente o melhor instituto meteorológico da América Latina. […]  Estamos modernizando toda a plataforma tecnológica, a estrutura desse órgão que vai ser fundamental, tanto para prever melhor as mudanças [climáticas] durante as safras para que os produtores minimizem os impactos como também para Seguro Rural”. 

Quanto à nova secretaria de promoção comercial, o ministro destacou que seria montada uma estrutura para abrigar partes de ao menos três diferentes pastas: Gabinete ministerial, Secretaria de Comércio e  Relações Internacionais (SCRI) e Secretaria da Defesa Agropecuária (SDA). Com isso, não haveria ampliação do orçamento geral da pasta. 

PUBLICIDADE

“Vai ficar muito claro o papel de quem faz a promoção comercial, quem faz a relações diplomáticas e quem faz a relação sanitárias com o ministério da agricultura. Com isso, eu acho que a gente vai ter mais efetividade. […]  Se a gente mexer uma peça ou outra e montar uma estruturinha, aí vai ter aquele cara que vai cuidar exatamente de aproximar o comprador e o vendedor”, explicou Fávaro. 

Atualmente, o ministério já conta com cinco secretarias. Além da SDA e SCRI, há também a Secretaria Executiva, Secretaria de Política Agrícola e a Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo. 

Outra mudança em discussão é com relação a transferência de mais autonomia para as Superintendências Federais de Agricultura e Pecuária (SFA) do Mapa. A proposta dá às superintendências mais poderes sobre o sistema de inspeção federal. Fávaro disse que o assunto “está caminhando bem” e será abordado também na reunião do dia 22 junto ao secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart, e os diretores da área. 

“Validando isso a gente já implementa imediatamente. É também um empoderamento gradual, relativo, responsável, mas para que a gente possa ser mais efetivo na prestação de serviço à população”, comentou o ministro.

Em setembro, o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) tomou conhecimento sobre a proposta e emitiu uma nota em que criticava a medida. O sindicato vê brechas para “ingerências políticas” caso a mudança avance. A entidade também ressaltou que a preocupação é devido a casos de corrupção anteriores, como a Operação Carne Fraca de 2017. Atualmente, as inspeções, como em Portos e Aeroportos, se reportam diretamente à SDA, sem uma subordinação às superintendências.

Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Leilão da Conab vai adquirir 445,5 t de alimentos para indígenas

Agropolítica

Leilão da Conab vai adquirir 445,5 t de alimentos para indígenas

Produtos vão permitir destinar 28.619 cestas a famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional em quatro Estados

Incra cria primeiro assentamento em terras de devedores da União

Agropolítica

Incra cria primeiro assentamento em terras de devedores da União

Assentamento integra o programa Terra da Gente, criado em 2024 e que possibilita a quitação de dívidas por meio do repasse de terras

Governo inicia estudo para reativar hidrovia do rio São Francisco

Agropolítica

Governo inicia estudo para reativar hidrovia do rio São Francisco

Expectativa é de que via possa transportar até 5 milhões de toneladas no primeiro ano

Tereza Cristina: 'falta vontade política' para votar vetos do licenciamento ambiental

Agropolítica

Tereza Cristina: 'falta vontade política' para votar vetos do licenciamento ambiental

A senadora destacou, ainda, que taxação de LCAs pode ser negociada, mas que Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) vê riscos

PUBLICIDADE

Agropolítica

Mercosul e Canadá retomam negociações de livre comércio

Brasil e Canadá planejam missão comercial em Toronto em setembro e reunião de chefes do Mercosul em outubro

Agropolítica

MST invade área do Banco do Brasil no Rio Grande do Sul

Movimento reivindica avanço nas negociações sobre área indicada ao Incra em 2024; BB diz que não detém a posse e nem a disponibilidade do imóvel

Agropolítica

Governo federal destina R$ 21,7 milhões para equalizar preços de feijão

Medida assinada por quatro ministérios é voltada, exclusivamente, à produção de estados da região Sul destinada ao consumo interno

Agropolítica

Governo descarta preços de exportação em compras de socorro ao tarifaço 

Simplificação das aquisições públicas é uma das medidas emergenciais para aliviar situação de produtores rurais

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.