Agropolítica
FPA retorna às atividades de olho em vetos ao Fiagro e no decreto de poder de polícia da Funai
Lideranças de comissões também estão no radar; Agricultura deve ficar com Progressistas, indica presidente da bancada

Daumildo Júnior | Brasília | daumildo.junior@estadao.com
12/02/2025 - 08:00

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) fez, nesta terça-feira, 11, a primeira reunião-almoço do ano. Na pauta de discussão, a bancada deu prioridade a dois assuntos. Um deles tem relação com os vetos na lei complementar da Reforma Tributária. Trechos que isentam a tributação dos Fundos de Investimento nas Cadeias Produtivas do Agronegócio (Fiagro) foram vetados e geraram reação da ala política e do mercado financeiro.
Na semana passada, o vice-presidente da FPA, deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), disse que havia uma articulação com o governo federal para tratar do assunto, já que a intenção exposta pelo Executivo era de que os vetos fossem mantidos, mas o Fiagro continuasse isento. Para isso, o Ministério da Fazenda e a Advocacia-Geral da União (AGU) estariam avaliando a possibilidade de encaminhar um novo projeto de lei complementar.
Após a reunião desta terça, porém, o presidente da bancada, deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), disse que a ideia do ministério de Fernando Haddad “não tem sentido nenhum”. O deputado não fechou as portas para uma possível negociação de pautas, mas disse priorizar a alternativa mais ágil.
“A Fazenda está querendo mandar um projeto de lei complementar para a gente resolver algo que já estava resolvido por outra lei complementar, que disseram que não poderia ser por lei complementar. Não tem sentido nenhum. O que acontecer antes vamos resolver. Aconteceu a sessão do Congresso antes, nós vamos derrubar os vetos”, reforçou Lupion.
Quanto à previsão de uma sessão do Congresso que tenha esses vetos na ordem do dia, o presidente da frente não cravou uma data. Apenas informou que pretende “ter nas próximas semanas” ao menos uma sessão. Isso ainda depende de um entendimento com o presidente do Senado Federal e também do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União Brasil – AM). “Temos que ter uma conversa com o presidente Davi Alcolumbre para que defina uma agenda de sessões congressuais. […] Tem bastante pauta trancada que precisamos resolver”, comentou.
Projeto que suspende poder de polícia da Funai já tem solicitação de urgência
Outra temática em discussão na FPA é o projeto de decreto legislativo (PDL) que susta os efeitos de um decreto presidencial no qual é regulamentado o poder de polícia da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). Lupion voltou a criticar o decreto e disse que há pelo menos mais 14 propostas em tramitação nas casas legislativas com a finalidade de barrar o ato do Executivo.
Ainda não há um indicativo de qual dos projetos deve andar mais rápido. O presidente da bancada, no entanto, espera que a votação aconteça logo. “Já pedimos ao presidente [da Câmara dos Deputados] Hugo Motta o regime de urgência para que a gente aprecie isso o mais rápido possível, porque não pode simplesmente o Executivo achar que faz um decreto que não é da sua atribuição, que invade a competência do Legislativo – que não pode ser feito, que é inconstitucional – e que a gente vai ficar quieto. Não vamos ficar e vamos derrubar o mais rápido possível”.
Comissão da Agricultura deve ter deputado do Progressistas na presidência
Apesar de algumas pautas estarem em votação no plenário da Câmara dos Deputados, as comissões ainda não retornaram às atividades. Isso porque serão necessárias eleições para escolher as mesas diretoras de cada comissão, além da decisão das composições dos membros. No caso da Comissão de Agricultura da Câmara, Lupion indicou que a presidência deve ficar com algum deputado do partido Progressistas (PP).
“Não vejo surpresa com relação à Comissão de Agricultura. Vamos participar dessa indicação como sempre fizemos, além de outras comissões importantes”. Questionado se seria o indicado ao cargo, ele negou e citou outros nomes, como do deputado Vicentinho Júnior (PP-TO).
“Seria um excelente nome. Vicentinho, inclusive, é o nosso vice-presidente aqui. Nome dele, nome do Evair de Melo (PP-ES), nome do próprio Tião Medeiros (PP-PR), que já foi, nome do doutor Luiz Ovando (PP-MS), tanto outros que estão aqui no dia a dia nosso, Ana Paula Leão (PP-MG), tanta gente que é o do PP também e que participa ativamente da comissão”, afirmou Lupion.
Siga o Agro Estadão no Google News, WhatsApp, Instagram, Facebook ou assine nossa Newsletter

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Agropolítica
1
TJ do Maranhão atende Aprosoja do estado e suspende cobrança de taxa sobre exportação de grãos
2
Agro avalia como positivas propostas anunciadas pelo governo, mas estima pouco impacto
3
Governo libera crédito extraordinário de R$ 4,18 bilhões para Plano Safra
4
China X EUA: Agro vê tarifas com cautela, mas indica que Brasil tem oportunidades
5
Lula deve anunciar medidas para conter alta dos alimentos nesta quinta-feira
6
Aço: Com tarifas, Abimaq prevê alta nas exportações de máquinas agrícolas do Brasil

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Agropolítica
Conab inicia antecipação de contratos de opção para compra de arroz
Preços de mercado mais baixos e avanço na colheita motivaram estatal a adotar medida

Agropolítica
Plano Safra 25/26 e Seguro Rural preocupam setor após aprovação do Orçamento 2025
Conjuntura econômica e falta de ajuste fiscal são apontados como entraves

Agropolítica
Orçamento da União 2025: veja como ficaram os principais recursos direcionados ao Agro
No seguro rural, não houve modificações; FPA tenta incluir R$ 1 bi

Agropolítica
Governo cria Programa Nacional para combate à vassoura de bruxa da mandioca
Este é o segundo ato normativo em relação à praga publicado nesta semana
Agropolítica
Ministério da Agricultura prevê mudanças no CAR
Fávaro promete empenho para orçamento maior do Seguro Rural e não garante retorno do calendário de misturas do biodiesel no diesel
Agropolítica
Rodolfo Nogueira é eleito presidente da Comissão de Agricultura na Câmara
A defesa do direito de propriedade será um dos focos da gestão do parlamentar
Agropolítica
País deverá ter “dezenas” de frigoríficos habilitados pela China neste ano, afirma Fávaro
Ministro da Agricultura anunciou agenda do reconhecimento do Brasil como livre de febre aftosa sem vacinação pela OMSA
Agropolítica
Seguro Rural e Conectividade são prioridades na agenda das cooperativas em 2025
Cerimônia na capital federal marcou entrega de documento a autoridades políticas