Agropolítica
Bancada do Agro espera avanço de pautas do setor com novos presidentes da Câmara e do Senado
Hugo Motta e Davi Alcolumbre assumem a liderança das casas legislativas no biênio 2025/2026
Redação Agro Estadão*
02/02/2025 - 14:18

O ano legislativo começou no último sábado, 1º, com a eleição das mesas diretoras das casas que compõem o Congresso Nacional. O deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) e o senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) foram eleitos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, respectivamente.
A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) comemorou e parabenizou os novos presidentes das casas. No ano passado, a bancada formalizou o apoio aos, agora, recém-eleitos presidentes e o deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), presidente da FPA, disse à época que ambos “convergem nas discussões sobre o agro”.
Motta é integrante da FPA e está no seu quarto mandato como deputado. O paraibano tem 35 anos e é o presidente da Câmara mais novo desde a pós-redemocratização. Foi eleito com 444 votos. A expectativa da bancada é que temas como segurança fundiária e jurídica, além de pautas relacionadas à política agrícola, continuem avançando dentro da Câmara dos Deputados.
Amapaense, Alcolumbre assume pela segunda vez a presidência do Senado Federal, agora com 47 anos. Nos últimos dois anos esteve à frente da Comissão de Constituição de Justiça do Senado, uma das mais importantes da Casa. Recebeu 73 votos dos colegas senadores. A senadora e ex-ministra da Agricultura, Tereza Cristina (PP-MS), demonstrou otimismo a partir de agora no andamento da pauta que trata do licenciamento ambiental.
“Conheço muito o senador Davi e sei que seu estilo é completamente diferente do seu antecessor. Tenho certeza de que ele facilitará o andamento dos trabalhos nesta Casa, promovendo um relacionamento produtivo entre governo e oposição. Precisamos de agilidade na votação de projetos fundamentais para o desenvolvimento do Brasil”, enfatizou Tereza Cristina.
Além de Motta, outros deputados membros da FPA também estão compondo a mesa diretora da Câmara. Um deles é o ex-presidente da frente, deputado Sérgio Souza (MDB-PR), que é o 4º secretário. Elmar Nascimento (União Brasil – BA), 2º vice-presidente, e Lula da Fonte (PP-PE), 2º secretário, também são membros.
A direção do Senado também conta com alguns senadores membros da bancada ruralista. É o caso de Eduardo Gomes (PL-TO), 1º vice-presidente, e Laércio Oliveira (PP-SE), 4º secretário.
*Com informações da Agência Câmara e Agência Senado
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Agropolítica
1
Banco do Brasil diz que produtores em recuperação judicial não terão mais crédito; FPA reage
2
Estados, municípios ou Ibama: quem deve fazer o controle dos javalis no Brasil?
3
Lista de espécies invasoras do MMA pode incluir eucalipto, pínus, jaca e manga
4
Abiarroz pede adiamento de fiscalização eletrônica da tabela de frete
5
Crédito rural de R$ 12 bi segue indisponível nas instituições financeiras
6
Entidades reagem à inclusão da tilápia como espécie invasora pelo MMA
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Agropolítica
Mapa confirma que 'não há perspectiva' de liberação de orçamento do Seguro Rural
FPA diz que vem alertando governo sobre atual situação do seguro e fala em “falta de vontade política” para resolver o problema
Agropolítica
Governo regulamenta fiscalização de produtos de origem vegetal
Ministério da Agricultura e Pecuária será o responsável por gerir a defesa agropecuária, coordenar e exercer as ações de fiscalização
Agropolítica
O que querem – e temem – os chefes da Agricultura nas Américas?
Evento reúne ministros em Brasília e promete discutir futuro da agropecuária no continente
Agropolítica
Colômbia abre mercado para subproduto bovino
Colômbia importou US$ 863 milhões em produtos agropecuários do Brasil em 2024, com destaque para papel, açúcar, café e rações animais.
Agropolítica
Senado quer ouvir Marina Silva sobre inclusão de tilápia como espécie invasora
Comissão de Agricultura aprova pedido de esclarecimentos após listagem ganhar repercussão nas últimas semanas
Agropolítica
Produtores pedem manutenção da redução da tarifa de energia para irrigação
Aprosoja-MT alerta que mudanças na MP 1.304/2025 podem onerar produtores e comprometer a sustentabilidade das lavouras irrigadas
Agropolítica
Operação apreende 75 mil litros de cachaça clandestina em SC
Fiscalização do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) interditou três estabelecimentos irregulares na região de Criciúma
Agropolítica
Banco do Brasil diz que produtores em recuperação judicial não terão mais crédito; FPA reage
Presidente da Frente disse que se trata de “mais uma surpresa negativa de um banco estatal”; SRB diz que privação extrapola os limites do mercado financeiro com subsídios públicos