PUBLICIDADE

Agropolítica

Fávaro pede apoio à FPA para aprovação de fundo nacional para indenizar produtor

Proposta está parada desde 2021 e garante indenização para produtores que tiveram criações sacrificadas devido a ações sanitárias

Nome Colunistas

Daumildo Júnior | Brasília | daumildo.junior@estadao.com - Atualizada às 17h03

20/05/2025 - 15:59

Ministro Carlos Fávaro com deputados Pedro Lupion e Arnaldo Jardim, durante reunião da FPA - Foto: FPA/Divulgação
Ministro Carlos Fávaro com deputados Pedro Lupion e Arnaldo Jardim, durante reunião da FPA - Foto: FPA/Divulgação

A emergência zoosanitária devido ao caso de gripe aviária em granja comercial no Rio Grande do Sul, foi discutida na reunião da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). O ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro, foi convidado para participar do encontro desta terça-feira, 20, para explicar sobre os impactos e as medidas que a pasta tem tomado para responder à situação. 

Na ocasião, Fávaro pediu apoio aos parlamentares ruralistas para o andamento do projeto de lei 4.583 de 2020. Esta proposta institui um fundo para pagamento de indenização para os produtores que tiverem suas criações sacrificadas devido a questões sanitárias. O texto, de autoria do ex-deputado Federal Jerônimo Goergen, está parado na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados desde 2021, onde aguarda a designação de um relator. 

“Eu queria pedir a vocês que falassem com o presidente Hugo Motta para a gente pautar o projeto 4583 que trata do fundo sanitário, para que a gente possa criar um fundo”, disse Fávaro aos parlamentares. 

O ministro lembrou que o país vive não só a emergência zoosanitária da gripe aviária, mas outras três que são de origem vegetal. Trata-se da emergência fitossanitária da mosca das frutas, da monilíase do cacau e da vassoura de bruxa da mandioca. Ele ressaltou a importância de um amparo aos produtores neste momento, já que a medida de combate quando se encontra um foco, é a destruição dos animais ou plantas. 

“As crises sanitárias, como diz o próprio vice-presidente da República [Geraldo Alckmin], que é médico, serão mais intensas e mais recorrentes. […] A forma de combater uma crise sanitária é a destruição da lavoura ou da criação, e quem paga essa conta é o produtor rural .[…] É muito importante a aprovação desse projeto de lei”, comentou o ministro.  

PUBLICIDADE

Ministro mantém otimismo para retirada de restrições chinesas

O chefe da Agricultura também disse que a China deve atender a dois pedidos feitos pelo Brasil na última visita do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a Pequim. A missão diplomática aconteceu na semana passada. 

“Primeiro pedido foi levantar a suspensão sobre Newcastle no Rio Grande do Sul. Está completamente resolvido o caso. Infelizmente, voltou agora a questão da gripe aviária. E o segundo pedido é o reconhecimento do status de livre de febre aftosa sem vacinação para os estados do Rio Grande do Sul e do Paraná, equivalente a Santa Catarina e, com isso, ampliando o nosso mercado de carne suína. Os dois pedidos foram feitos e nós temos a convicção disso. Isso vai acontecer nos próximos dias”, afirmou aos deputados e senadores presentes na reunião. 

Os chineses não compram carne de frango do Rio Grande do Sul desde o ano passado, quando foi notificado um caso de doença de Newcastle em uma granja comercial em Anta Gorda (RS). O foco já está resolvido, mas a China ainda restringe as carnes de frango gaúchas devido ao caso. Com o foco de gripe aviária em Montenegro (RS), esse retorno das exportações de frango do Rio Grande do Sul para o país asiático pode demorar ainda mais. 

Mapa convoca 250 auditores fiscais

O ministro da Agricultura também afirmou que está fazendo a convocação de 250 novos auditores fiscais federais agropecuários (AFFAs) que foram selecionados no último Concurso Público Nacional Unificado (CNU). Ao todo, o Mapa tinha 200 vagas para esses cargos com a possibilidade de chamar 25% a mais. 

“Hoje nós estamos autorizando o chamamento para os novos agentes do Ministérios da Agricultura, os AFFAs, que têm tanta precariedade, o concurso está pronto, então a gente vai chamar imediatamente, aproveitar esse momento”, indicou Fávaro. 

Ele também sinalizou que, caso seja necessário, poderá fazer um pleito ao presidente Lula para que haja a convocação de mais 100 novos auditores. Segundo o ministro, isso ainda dependerá de ajuste no orçamento e de um decreto presidencial. 

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Goiás confirma primeiro caso de gripe aviária em aves de subsistência

Agropolítica

Goiás confirma primeiro caso de gripe aviária em aves de subsistência

Laudo técnico divulgado pela Agrodefesa nesta sexta-feira, 13, deu positivo para as mortes registradas em Santo Antônio da Barra

FPA critica MP das LCAs e diz que cidadão ‘vai pagar a conta’

Agropolítica

FPA critica MP das LCAs e diz que cidadão ‘vai pagar a conta’

Bancada lança carta à sociedade brasileira em que rebate falas do ministro da Fazenda e aponta impactos sobre o preço dos alimentos

Mapa publica ZARC para a cultura da mamona

Agropolítica

Mapa publica ZARC para a cultura da mamona

Resistente à seca, planta é uma alternativa para diferentes regiões é valorizada, principalmente, por conter alto teor de óleo

Autocontrole: decreto regulamenta processos administrativos em casos de infrações de empresas

Agropolítica

Autocontrole: decreto regulamenta processos administrativos em casos de infrações de empresas

Regramento traz a possibilidade de recorrer a mais de uma instância ou converter a penalidade em um Temo de Ajustamento de Conduta

PUBLICIDADE

Agropolítica

Taxação das LCAs: entidades do agro repudiam MP do governo federal  

Federações da Agricultura e Pecuária afirmam que irão trabalhar para que deputados e senadores barrem a medida

Agropolítica

Há maneiras de compensar o fim da isenção para títulos, afirma Haddad

Ministro disse ainda que agro mudará de opinião sobre medidas se aceitar reunião com Fazenda

Agropolítica

Setor de arroz acredita em redução de área no próximo ano

Governo se comprometeu a encontrar alternativa para ajudar produtores, que veem preços estarem próximos do mínimo

Agropolítica

Haddad diz que agro está sendo patrocinado pelo governo e cita orgulho do setor

Declaração foi feita durante audiência pública das comissões de Finanças e Tributação e de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.