PUBLICIDADE

Agropolítica

Deputados pressionam CCJC para votar projetos que combatem invasões de terras

Ao menos dois projetos de lei podem ir à votação na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, em sessão extraordinária, ainda nesta terça-feira

2 minutos de leitura 16/04/2024 - 15:31

Por: Fernanda Farias | fernanda.farias@estadao.com

Foto: Adobe Stock
Foto: Adobe Stock

A CCJC da Câmara dos Deputados discute projetos de lei para combater as invasões de terras no país. A Frente Parlamentar Invasão Zero pediu agilidade na pauta, diante das ocupações que estão acontecendo, desde domingo (14), em diversos estados no chamado Abril Vermelho, do MST.

O PL 8.262/2017, do deputado federal André Amaral (PROS-PB), permite que o dono de uma propriedade invadida possa pedir auxílio às forças policiais sem necessidade de uma ordem judicial. Para isso, bastaria a apresentação da escritura das terras.  

Já o PL 4.183/2023, do deputado federal Coronel Assis (União-MT), exige que os movimentos sociais tenham personalidade jurídica para regular e se responsabilizar pelo funcionamento dos movimentos.

O presidente da Frente Parlamentar Invasão Zero, deputado federal Luciano Zucco (PL-RS) disse ao Agro Estadão que é urgente votar os projetos que punem com mais rigor os crimes cometidos no campo. Até o momento, o MST invadiu 24 áreas em onze estados brasileiros mais o Distrito Federal. De acordo com o movimento, mais de 20 mil famílias do Movimento Sem Terra estão mobilizadas.

“Me surpreende ainda mais que o governo federal é omisso e até conivente, pois não luta contra esses abusos, esses crimes que são cometidos dentro do campo”, afirma Zucco. O parlamentar também tenta levar à votação em regime de urgência um projeto de lei (PL 895/2003) que exclui do programa Bolsa Família quem invadir terras. 

PUBLICIDADE

Presidente da FPA diz que membros do MST ocupam cargos em ministérios

O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), reagiu às invasões e ao anúncio do Programa Terra da Gente, com a criação de “prateleiras de terras” para a reforma agrária, realizado nesta segunda-feira, 11. “A representante do MST falou, dentro do Palácio do Planalto, que podiam continuar fazendo o que quisesse, que eles iam continuar invadindo. Isso é um movimento criminoso”, afirma.

Lupion criticou a presença de integrantes do MST no alto escalão do governo federal. “Encontrei pelo menos cinco nomes da alta direção do MST que ocupam cargos importantes, seja no Ministério do Desenvolvimento Agrário, seja no Incra. Há conivência. Sempre digo e repito, cabe a cada um administrar e conversar com os seus aliados”, afirmou Lupion em entrevista coletiva após a reunião da FPA nesta terça-feira, 12. 

O Presidente da FPA disse que no próximo dia 24, na sessão solene da Câmara dos Deputados em homenagem ao agronegócio, será criado o “Abril Verde”, em enfrentamento ao Abril Vermelho do MST.

“Mostrar que a produção é muito mais importante do que esse bando de criminosos que quer invasão de propriedades privadas”, pontuou Lupion. Segundo ele, os temas continuarão sendo debatidos nesta quarta, na reunião da comissão de Agricultura na Câmara. 

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Agropolítica

Governo prevê retorno das exportações de frango do RS para China em outubro

Governo prevê retorno das exportações de frango do RS para China em outubro

Novo acordo de exportação de café para chineses também está em negociação

Agropolítica

Após 140 dias das enchentes, lavouras seguem cobertas de água no RS

Após 140 dias das enchentes, lavouras seguem cobertas de água no RS

Produtores rurais afirmam que bancos não têm os recursos anunciados pelo governo federal

Agropolítica

CMN autoriza renegociação de operações de crédito rural em municípios do RS

CMN autoriza renegociação de operações de crédito rural em municípios do RS

Com a decisão, bancos podem prorrogar vencimento de parcelas até 15 de outubro deste ano

Agropolítica

Fim da desoneração da folha não agrada, mas estabilidade é bem vista, afirma setor de proteína animal

Fim da desoneração da folha não agrada, mas estabilidade é bem vista, afirma setor de proteína animal

Avaliação é de que Brasil pode perder competitividade com a volta dessa arrecadação tributária

PUBLICIDADE

Produtores afetados por queimadas poderão recorrer à linha do Plano Safra

Juros da linha anunciada variam entre 7% e 8,5% ao ano

G20: Brasil quer aproveitar áreas degradadas para ampliar a produção de alimentos, afirma Fávaro

Brasil lidera negociações do GT de Agricultura neste ano e espera consenso em uma declaração sobre diretrizes da agricultura mundial

Combustíveis do Futuro: setor comemora aprovação do projeto 

Câmara dos Deputados aprovou 16 emendas do Senado ao projeto de lei que aumenta a mistura de etanol e de biodiesel à gasolina e ao diesel

Governador de MT defende penalizações duras para evitar repetição das queimadas

Além de Mauro Mendes, o presidente da FPA também avalia necessidade de mais penalizações para combater avaço das queimadas

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.