PUBLICIDADE

Agropolítica

Congresso Nacional derruba decretos de aumento do IOF

Em votação rápida, Casas Legislativas aprovaram proposta que trata sobre o tema

Nome Colunistas

Redação Agro Estadão

25/06/2025 - 22:11

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados e o Senado Federal aprovaram nesta quarta-feira, 25, um projeto de decreto legislativo (PDL) que derruba três decretos do governo que tratam do aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). 

Na Câmara, o resultado foi de 383 votos favoráveis. Já no Senado, o PDL foi incluído logo após passar pelos deputados como um item extrapauta. Os senadores aprovaram em votação simbólica a matéria, que agora segue para promulgação.

Em maio, o governo editou as normativas elevando o imposto para diferentes tipos de operações, incluindo trocas cambiais e tomada de crédito por pessoas jurídicas. Desde então, uma série de críticas de diferentes setores foram feitas, além da promessa de diferentes frentes parlamentares de derrubar a medida. 

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) foi uma das que apoiou a derrubada. “Já havíamos deixado claro que não iríamos admitir medidas na calada da noite, muito menos sem qualquer diálogo com a Casa do Povo. O aumento de impostos afeta toda a economia, desestabiliza o mercado e coloca a conta no bolso do cidadão. É uma conquista da sensatez de um Parlamento que conhece as necessidades do brasileiro”, destacou em nota o presidente da FPA, deputado federal Pedro Lupion (PP-PR). 

Após a aprovação do PDL, o autor da iniciativa e líder da oposição, deputado federal Zucco (PL-RS), reforçou o placar, e o que qualificou como uma derrota histórica. “Essa não é apenas uma vitória da oposição — é um recado claro de que o Brasil não aceitará mais ser saqueado para bancar os abusos de um governo que só sabe aumentar impostos e inflar a máquina pública”, comentou em nota. 

PUBLICIDADE

Como mostrado pelo Estadão.com, o governo não esperava que o tema entrasse em votação nesta quarta. Isso pegou de surpresa os articuladores do Executivo. “A gente fez campanha para o presidente Hugo Motta, sempre elogiamos a postura dele de não colocar nada no Plenário sem passar pelo colégio de líderes. Tomei um susto quando foi pautado o PDL. Não sei o que aconteceu ontem à noite”, disse no Plenário da Câmara o líder do Partido dos Trabalhadores, deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ), ao criticar o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) por tomar a decisão de pautar o projeto.

Crise do IOF

A medida tomada pelo governo veio na esteira do anúncio de cortes e bloqueios da ordem de R$ 31 bilhões. A justificativa da equipe econômica era de que o aumento do imposto seria necessário para cumprir com o arcabouço fiscal e para que os cortes não fossem mais severos.

Porém, diferentes setores da economia não receberam bem a elevação das taxas e uma reação, inclusive de representantes do Agro brasileiro, provocou alguns recuos. Em meio a isso, a ideia era que o governo apresentasse uma alternativa para retroceder com o aumento do IOF. A resposta foi o encaminhamento de uma Medida Provisória que amplia as taxações sobre aplicações financeiras. 

No setor agropecuário, a insatisfação aumentou, já que nesta MP o governo passa a tributar os rendimentos das Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) e dos Fundo de Investimento em Cadeias Agroindustriais (Fiagro). 

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Brasil envia carta aos EUA e pede revisão urgente de tarifas

Agropolítica

Brasil envia carta aos EUA e pede revisão urgente de tarifas

Governo ainda expressou “indignação” com a decisão e alertou sobre os impactos negativos para os dois países

Tarifas: CNA cobra foco econômico em negociação com os EUA

Agropolítica

Tarifas: CNA cobra foco econômico em negociação com os EUA

Confederação critica 'instabilidade política' e aponta a necessidade de maturidade institucional para destravar o crescimento do país

Governo discute com agro reação à tarifa de Trump

Agropolítica

Governo discute com agro reação à tarifa de Trump

Preocupação do setor é com prazo anunciado, 1º de agosto, já que produtos perecíveis estão prestes a ser colhidos ou já estão a caminho dos EUA

Conab vai comprar 110 mil toneladas de arroz com ágio de 15%

Agropolítica

Conab vai comprar 110 mil toneladas de arroz com ágio de 15%

Medida visa amenizar a queda de preço do cereal, que acumula esse mês recuo de 41% em comparação ao mesmo período de 2024

PUBLICIDADE

Agropolítica

Governo regulamenta Lei da Reciprocidade Econômica

Decreto institui comitê para monitorar acordos comerciais e estabelece critérios para suspensão de concessões comerciais

Agropolítica

Governo convoca setor produtivo para tratar da tarifa dos EUA

Representantes dos exportadores de suco de laranja, carnes, café, mel, couro e pescado participarão do encontro

Agropolítica

Renegociação de dívidas: produtores fazem tratoraço em Bagé (RS)

Gaúchos pedem votação de projeto que prevê alívio financeiro para dívidas rurais antes do recesso parlamentar

Agropolítica

Governo divulga bancos, taxas e limites das operações equalizadas no Plano Safra 25/26

Ao todo, 25 instituições poderão operar os valores neste ciclo

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.