Agropolítica
Congresso Nacional derruba decretos de aumento do IOF
Em votação rápida, Casas Legislativas aprovaram proposta que trata sobre o tema
Redação Agro Estadão
25/06/2025 - 22:11

A Câmara dos Deputados e o Senado Federal aprovaram nesta quarta-feira, 25, um projeto de decreto legislativo (PDL) que derruba três decretos do governo que tratam do aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
Na Câmara, o resultado foi de 383 votos favoráveis. Já no Senado, o PDL foi incluído logo após passar pelos deputados como um item extrapauta. Os senadores aprovaram em votação simbólica a matéria, que agora segue para promulgação.
Em maio, o governo editou as normativas elevando o imposto para diferentes tipos de operações, incluindo trocas cambiais e tomada de crédito por pessoas jurídicas. Desde então, uma série de críticas de diferentes setores foram feitas, além da promessa de diferentes frentes parlamentares de derrubar a medida.
A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) foi uma das que apoiou a derrubada. “Já havíamos deixado claro que não iríamos admitir medidas na calada da noite, muito menos sem qualquer diálogo com a Casa do Povo. O aumento de impostos afeta toda a economia, desestabiliza o mercado e coloca a conta no bolso do cidadão. É uma conquista da sensatez de um Parlamento que conhece as necessidades do brasileiro”, destacou em nota o presidente da FPA, deputado federal Pedro Lupion (PP-PR).
Após a aprovação do PDL, o autor da iniciativa e líder da oposição, deputado federal Zucco (PL-RS), reforçou o placar, e o que qualificou como uma derrota histórica. “Essa não é apenas uma vitória da oposição — é um recado claro de que o Brasil não aceitará mais ser saqueado para bancar os abusos de um governo que só sabe aumentar impostos e inflar a máquina pública”, comentou em nota.
Como mostrado pelo Estadão.com, o governo não esperava que o tema entrasse em votação nesta quarta. Isso pegou de surpresa os articuladores do Executivo. “A gente fez campanha para o presidente Hugo Motta, sempre elogiamos a postura dele de não colocar nada no Plenário sem passar pelo colégio de líderes. Tomei um susto quando foi pautado o PDL. Não sei o que aconteceu ontem à noite”, disse no Plenário da Câmara o líder do Partido dos Trabalhadores, deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ), ao criticar o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) por tomar a decisão de pautar o projeto.
Crise do IOF
A medida tomada pelo governo veio na esteira do anúncio de cortes e bloqueios da ordem de R$ 31 bilhões. A justificativa da equipe econômica era de que o aumento do imposto seria necessário para cumprir com o arcabouço fiscal e para que os cortes não fossem mais severos.
Porém, diferentes setores da economia não receberam bem a elevação das taxas e uma reação, inclusive de representantes do Agro brasileiro, provocou alguns recuos. Em meio a isso, a ideia era que o governo apresentasse uma alternativa para retroceder com o aumento do IOF. A resposta foi o encaminhamento de uma Medida Provisória que amplia as taxações sobre aplicações financeiras.
No setor agropecuário, a insatisfação aumentou, já que nesta MP o governo passa a tributar os rendimentos das Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) e dos Fundo de Investimento em Cadeias Agroindustriais (Fiagro).
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Agropolítica
1
Banco do Brasil diz que produtores em recuperação judicial não terão mais crédito; FPA reage
2
Senado quer ouvir Marina Silva sobre inclusão de tilápia como espécie invasora
3
Mapa confirma que 'não há perspectiva' de liberação de orçamento do Seguro Rural
4
Governo discute tornar Seguro Rural despesa obrigatória, mas depende de convencimento interno
5
Brasil abandona acordo por transporte pesado elétrico um dia após assinatura
6
Agronegócio é afetado pelo shutdown mais longo da história dos EUA
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Agropolítica
Setor produtivo cobra reformulação urgente do crédito rural e alerta para colapso no RS
Lideranças do agro denunciam endividamento histórico, falhas no seguro rural e impactos nas famílias rurais
Agropolítica
STF avança em julgamento sobre incentivos tributários a defensivos agrícolas
Resultado está em aberto à espera dos votos de Nunes Marques, Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes; sessão continua semana que vem
Agropolítica
Decisão do STF sobre o Renovabio garante segurança jurídica, diz CNA
Para o setor, julgamento elimina riscos e reforça a previsibilidade para a transição energética
Agropolítica
Conferência expõe divergências entre setor do tabaco e órgãos do governo
Setor produtivo teme mudanças regulatórias, crescimento do mercado ilegal e impacto na cadeia que gera US$ 2,89 bilhões em exportações
Agropolítica
Governo anuncia 10 novas demarcações de terras indígenas
A meta do Brasil é regularizar e proteger 63 milhões de hectares de terras indígenas e quilombolas até 2030
Agropolítica
Para Alckmin, acordo Mercosul-UE será o maior do mundo e fortalecerá multilateralismo
Vice-presidente, que cumpre agenda na COP 30, voltou a mostrar confiança na assinatura do texto final do acordo entre os dois blocos
Agropolítica
Manutenção de tarifa dos EUA para a uva deixa produtores apreensivos
Confira a lista de frutas mencionadas no documento publicado pelo governo dos EUA que retirou as tarifas recíprocas de 10%
Agropolítica
UE oficializa volta do pré-listing para a compra de aves e ovos do Brasil
Decisão oficial do bloco europeu restabelece mecanismo suspenso desde 2018 e fortalece previsibilidade para novas habilitações de plantas brasileiras