Tudo sobre AgroSP
Semeadoras do Agro lançam campanha de prevenção ao câncer do colo do útero
Comissão da FAESP, voltada para mulheres do campo, amplia iniciativas de saúde e inclusão no setor

Sabrina Nascimento | São Paulo | sabrina.nascimento@estadao.com
31/03/2025 - 17:39

Por meio da Comissão Semeadoras do Agro, a Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (FAESP), lançou nesta segunda-feira, 31, a campanha de prevenção ao câncer do colo do útero. A iniciativa intitulada “Semear é Cuidar” amplia as ações da entidade em prol da saúde das mulheres no campo.
No Brasil, o câncer do colo do útero é o quarto tipo com maior incidência entre as mulheres. Segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA), para 2025 estima-se o surgimento de 17 mil novos casos, representando uma taxa incidência de mais de 15 casos a cada 100 mil mulheres. Apesar dos números, esse tipo de câncer que afeta a parte inferior do útero feminino, pode ser evitado e curável quando detectado precocemente.
Com esse intuito, de prevenção, a comissão Semeadoras do Agro vai percorrer o interior de São Paulo proporcionando exames médicos às produtoras rurais. “A partir da semana que vem a gente começa a levar essa ação para o interior, fazendo todos os exames de prevenção do câncer do colo do útero nos nossos sindicatos rurais. Nós temos uma meta de, neste ano, atender 60 municípios, o que corresponde a cerca de 3 mil mulheres atendidas”, explica Juliana Farah, produtora rural e presidente da Comissão Semeadoras do Agro da FAESP.
Para além da campanha de prevenção ao câncer do colo do útero, o Projeto Semear é Cuidar também inclui exames gratuitos e de conscientização sobre prevenção de diversas doenças. No caso de haver alguma suspeita de existência de tumor, ultrassonografias mamárias, biópsias e exames laboratoriais são realizados em laboratórios privados, sem nenhum custo às pacientes.
Presente no lançamento da campanha, o presidente do Sistema Faesp/Senar-SP, Tirso Meirelles, destacou a importância das mulheres no desenvolvimento rural. Lembrando do exemplo de sua avó, professora de alfabetização, ressaltou como a educação e a saúde sempre foram preocupações essenciais no campo. “Isso [educação] culminou na construção da saúde do campo. Promover a saúde no campo foi conduzido pelas mulheres e hoje está sendo capitaneado pelas semeadoras, que trabalham efetivamente com mulheres, crianças e a família”, afirmou Meirelles.
Homenagens e comemoração
Além do lançamento da campanha de prevenção ao câncer do colo do útero, em um evento com a presença de inúmeras produtoras rurais, a Comissão Semeadoras do Agro da FAESP comemorou três anos de trabalho.
Para marcar a data, algumas mulheres, que desenvolveram trabalhos ligados ao setor, foram homenageadas. Uma delas foi a presidente da Comissão. Ao Agro Estadão, Juliana enfatizou a resiliência feminina no campo. “Eu digo que as mulheres do campo têm que ser homenageadas todos os dias, porque todos nós precisamos de alimento e ele está na mão do produtor e da produtora rural. E nós temos muitas mulheres do campo, mas na invisibilidade. Então, essa é a grande missão das semeadoras, trazer essas mulheres para a visibilidade”, salientou.

A senadora e ex-ministra da Agricultura, Tereza Cristina (PP-MS), também foi homenageada. Ela se disse honrada pelo reconhecimento e ressaltou a importância de iniciativas como as conduzidas pelas Semeadoras do Agro, que buscam levar ao campo acesso à saúde. “Eu acho que essa homenagem é para todas as mulheres agricultoras, e principalmente aquelas pequenas, que vêm cada vez mais querendo ter conhecimento em programas como esse. As Semeadoras fazem a diferença para todas as produtoras, mas principalmente para aquelas que, às vezes, não têm condições de chegar à cidade e de ter esse acompanhamento técnico”, observou Tereza.
Silvia Massruhá, presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), foi igualmente agraciada. Massruhá acredita que a mulher tem uma visão sistêmica, com capacidade de olhar não somente para o aspecto econômico, como também para o social e sustentável. “Como primeira presidente da Embrapa, hoje é uma honra, mas uma responsabilidade muito grande como representatividade das mulheres, mas mais do que isso, é servir de estímulo para que novas mulheres também assumam cargos de liderança, seja na pesquisa, na gestão, na produção ou no empreendedorismo rural”, comentou.
Outras mulheres, com ações notáveis no setor, receberam a distinção na sede da FAESP em São Paulo. São elas:
- Ivelle Lacerda Meirelles, professora e esposa de Fábio Meirelles
- Damares Regina Alves, senadora e ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos
- Cristiane Britto, advogada e ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos
- Edna Macedo, deputada estadual (Republicanos-SP)
- Sonaira Fernandes, vereadora presidente da Câmara de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de SP
- Gracinha Carvalho Caiado, primeira-dama de Goiás
- Regina Nunes, primeira-dama da cidade de São Paulo

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Tudo sobre AgroSP
1
São Paulo reduz focos de incêndio em 51% em julho
2
Polinização pode gerar R$ 4,2 bilhões ao agro paulista
3
Agfintechs crescem e viram alternativa para suprir demanda por crédito rural
4
Barretos 70 anos: veja 10 curiosidades sobre a maior festa de peão da América Latina
5
Drones que batem asas? Pássaros inspiram pesquisa em SP
6
Cientistas criam bioplástico mais resistente com resíduos de laranja

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Tudo sobre AgroSP
SP: 3 mil mulheres são esperadas em evento sobre liderança no agro
3º Encontro Estadual de Mulheres do Agro será realizado em Ribeirão Preto (SP), com promoção da Faesp e do Sebrae

Tudo sobre AgroSP
SP e Banco Mundial anunciam R$ 1,1 bilhão para o agro sustentável
Com duração de seis anos, programa visa aumentar renda de produtores familiares e melhorar infraestrutura de cooperativas e agroindústrias

Tudo sobre AgroSP
Barretos 70 anos: veja 10 curiosidades sobre a maior festa de peão da América Latina
Com mais de 130 shows musicais e 150 apresentações culturais, a festa ocorre entre 21 e 31 de agosto

Tudo sobre AgroSP
Laser mede com precisão níveis de carbono em solos agrícolas
Pesquisa da Embrapa revela que, no Cerrado, práticas de manejo sustentáveis aumentam em até 50% a matéria orgânica disponível
Tudo sobre AgroSP
Estudo inédito liderado por SP mostra que 64% dos solos do mundo são frágeis
Mapeamento revelou que existe uma relação entre o desenvolvimento econômico dos países e o estoque de carbono nos solos
Tudo sobre AgroSP
São Paulo reduz focos de incêndio em 51% em julho
Segundo dados do Inpe, resultado também ficou abaixo da média histórica para o mês
Tudo sobre AgroSP
Entrave no Consecana-SP permanece e nova precificação é adiada
Enquanto aguarda nova reunião, setor de cana enfrenta cenário de incertezas e impactos no planejamento da safra
Tudo sobre AgroSP
Impasse entre indústria e produtores trava revisão do Consecana-SP
Unica e Orplana trocaram acusações públicas às vésperas da assembleia sobre a nova metodologia de precificação da cana-de-açúcar