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Sustentabilidade

“Temos o desafio de comunicar melhor”, diz executivo da ADM

Painel do Estadão Summit Agro destacou os desafios em produzir com sustentabilidade e comunicar de forma eficaz

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Fernanda Farias

13/11/2024 - 18:41

Foto: Fernanda Farias/Agro Estadão
Foto: Fernanda Farias/Agro Estadão

A rastreabilidade da produção será o grande diferencial do agronegócio e fator excludente para ficar ou não no mercado. Essa é a avaliação do diretor vice-presidente de Agro e Qualidade da BRF, Fabio Stumpf. A empresa fornece alimentos para 140 países e tem cerca de 10 mil produtores integrados. Segundo o executivo, atualmente, a produção de frango da empresa está totalmente tecnificada.

“Todos os nossos produtores têm selo de certificação que a gente faz anualmente”, afirmou Stumpf durante o painel ‘Do campo à mesa’, realizado no Estadão Summit Agro, evento que aconteceu nesta quarta-feira, 13, em São Paulo. “Tem controle de ventilação, volume de vento que vai por metro quadrado de cada aviário. Tudo isso para ter a melhor produtividade e isso nos dá segurança de que o produto vai para o consumidor com essa rastreabilidade”, destacou. 

Stumpf, porém, avalia que falta comunicar. “A gente produz um frango altamente competitivo. A gente faz muita coisa e, às vezes, vai escutar do outro lado do mundo que a gente não fez. Temos que comunicar”, pontuou. 

O posicionamento é o mesmo do diretor de Originação e Insumos da ADM no Brasil, Raphael Costa. “O mundo cobra muito o Brasil e temos o desafio de comunicar melhor”, afirmou. Ele disse acreditar muito no modelo de agricultura regenerativa e que “sustentabilidade tem que ser para todos e para sempre”. “O conceito já vem sendo praticado pelos agricultores brasileiros. Outras práticas que são fomentadas no mundo vêm sendo usadas no Brasil há muito tempo”, destacou Costa, lembrando que a ADM tem 100% de rastreabilidade dos produtores.

Para o sócio-diretor da Raiar Orgânicos, Luis Barbieri, o setor precisa “colocar na mesa quais são os desafios”, não deixando de pontuar as coisas boas que se faz, porém assumindo que há muitas coisas para avançar.  “Se a gente não coloca os desafios, conhecendo o setor, a gente deixa quem não tem ideia de como funciona o setor vir criticar o nosso trabalho”, enfatizou. 

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Rastreabilidade é a base da agricultura orgânica

As 500 mil galinhas que garantem a produção de ovos da Raiar Orgânicos se alimentam de ração orgânica, segundo Barbieri. Ele destacou que a rastreabilidade permite identificar a origem de produção dos ovos e grãos, garantindo uma transparência sobre de onde vem o alimento.

Barbieri também avaliou o crescimento do setor de orgânicos. “O processo de transição passando pelo regenerativo é fundamental. A gente está enxergando os produtores que avançaram no modelo de agricultura regenerativa nos últimos 7 anos, reduzindo custos de 30% a 40% e aumentando a eficiência do sistema”, declarou.

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