Sustentabilidade
“Temos o CAR, mas ele não funciona”, diz assessor especial do Mapa
Carlos Augustin diz que é necessária uma plataforma segura e confiável para armazenar os dados do Cadastro Ambiental Rural; Abiove defende “limpeza” no CAR
Fernanda Farias | São Paulo | fernanda.farias@estadao.com | Atualizada em 14/11/2024 às 8h55
13/11/2024 - 15:00

Criado pelo Código Florestal Brasileiro em 2012, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) surgiu para auxiliar no processo de regularização ambiental dos imóveis rurais brasileiros. Mas para o assessor especial do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Augustin, não é suficiente. “Temos o CAR, mas ele não funciona”, declarou durante a participação “As oportunidades para o produtor rural na nova ótica global da agricultura”, durante o Estadão Summit Agro.
A dificuldade em funcionar plenamente, para Augustin, está no armazenamento dos dados dos mais de 5 milhões de imóveis rurais do país. Por isso, é necessário desenvolver uma plataforma “segura e confiável”, segundo Augustin.
Mais cedo, no mesmo evento, o secretário de Agricultura e Abastecimento São Paulo, Guilherme Piai destacou que o estado será o primeiro a ter 100% dos CARs validados no país.
Abiove diz que governo precisa “limpar” o CAR
Para a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), a solução é simples e já existe no governo. Seria cruzar as informações do CAR com a base de dados do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e eliminar os cadastros que apresentassem divergências.
“A primeira coisa era o governo fazer uma limpeza do CAR e aí você tira tudo que é CAR que foi criado para grilagem e invasão de terras”, afirma o presidente da Abiove, André Nassar. Ao Agro Estadão, ele comenta que, por ser autodeclaratório, o CAR tem sido usado “oportunisticamente”. Como exemplos, ele cita aqueles que querem regularizar terra invadida e produtores que “transformam” o cadastro ao longo do tempo.
“Se uma empresa não compra porque [o proprietário] tem sobreposição com unidade de conservação, ele vai lá e corta o CAR. Você vai usando ‘oportunisticamente’”, avalia. Nassar diz ainda que coisas básicas não são atualizadas no CAR, como informar uma autorização de supressão na propriedade rural. “Isso é emitido pelos estados, que não fazem no CAR, então fala para o produtor inserir. Não é possível que o produtor teve autorização para desmatar, desmatou direito e não vai querer mostrar”, pondera.
Outra mudança que o presidente da Abiove considera necessária, é a validação automática do CAR nos casos em que o produtor não tem pendências ambientais. “Ele não tem crime [ambiental] nenhum, não desmatou depois de julho de 2008, só tem um passivo de reserva legal. Por mim tinha que validar automaticamente”, pontua Nassar, destacando que cerca de 90% a 95% dos produtores rurais brasileiros devem se encaixar nessa situação.
Linha de financiamento para os produtores rurais
Durante o evento Estadão Summit Agro, o assessor especial do Ministério da Agricultura e Pecuária reforçou que o governo federal deve disponibilizar R$ 7 bilhões com juros de 6,5% em uma linha de financiamento para estimular a conversão de pastos degradados, dentro do Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas (PNCPD).
“O que nós estamos querendo fazer é premiar positivamente com taxa de juros aqueles agricultores que realmente fazem bem”, destacou Carlos Augustin. Segundo ele, um leilão para selecionar as instituições financeiras que vão operacionalizar o recurso deve acontecer em dezembro. A linha deverá estar disponível em março de 2025, e para acessá-la, o produtor rural deverá cumprir alguns requisitos em relação a práticas sustentáveis, como uso de bioinsumos, plantio direto e balanço de carbono.
Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Sustentabilidade
1
Conheça o programa que inspirou o Brasil a recuperar 40 milhões de hectares degradados
2
Brasil está pronto para liderar biocombustíveis em aviões e navios
3
Drones potencializam agricultura regenerativa na produção de cana
4
Tereza Cristina e Roberto Rodrigues criticam Plano Clima: ‘é um desastre’
5
Moratória da soja causa tumulto e interrompe sessão do Cade
6
Parceria aposta em sementes nativas para restaurar biomas ameaçados
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Sustentabilidade
STF reabre julgamento crucial para a Moratória da Soja
Ministros analisam, virtualmente, liminar do ministro Dino que suspendeu todos os processos judiciais e administrativos da Moratória
Sustentabilidade
Moratória da Soja: CNA pede ao STF reversão de decisão que suspendeu investigações
Na semana passada, o ministro Flávio Dino atendeu pedido da Abiove e determinou a suspensão nacional de todos os processos
Sustentabilidade
SP lança carta de compromissos e investimentos para transição verde
Documento define metas para neutralidade de carbono até 2050 e amplia integração entre agro, indústria e meio ambiente
Sustentabilidade
Fórum internacional da USP debaterá o futuro sustentável do agro
Finovagro 2025 vai reunir especialistas para discutir os desafios e oportunidades dos sistemas agroalimentares ibero-americano
Sustentabilidade
MG lança certificação para produtores que adotam agricultura regenerativa
Reconhecimento integra o programa Certifica Minas e estará disponível a partir de 2026
Sustentabilidade
Dona do café Pilão firma parceria para descarbonizar conilon no Brasil
Iniciativa desenvolvida com a Yara Fertilizantes e a ofi será implantada em mais de 20 fazendas de café conilon da Bahia e do Espírito Santo
Sustentabilidade
Embrapa e instituto britânico firmam parceria para impulsionar a sustentabilidade no agro
Com apoio do laboratório de inovação da Embrapa na Europa, parceria busca fortalecer políticas públicas voltadas à descarbonização e à segurança alimentar
Sustentabilidade
Após 15 anos, Agropalma retoma produção de biodiesel com nova usina em Belém
Unidade tem produção inicial estimada em 19 mil m³, voltada, principalmente, ao abastecimento do mercado paraense