PUBLICIDADE

Sustentabilidade

Sustentabilidade e conectividade são destaques na abertura do Estadão Summit Agro

Evento discute os avanços e desafios do agronegócio brasileiro; Green Deal, mudanças climáticas e acordos internacionais são temas

Nome Colunistas

Fernanda Farias | São Paulo | fernanda.farias@estadao.com

13/11/2024 - 10:18

Foto: Fernanda Farias/Agro Estadão
Foto: Fernanda Farias/Agro Estadão

“O Agro é gigante, assim como são os desafios”, disse o CEO do Estadão, Erick Bretas, na abertura do Estadão Summit Agro, nesta quarta-feira, 13, em São Paulo. “O agro é pop, a gente concorda. Mas o slogan não traduz com precisão o tamanho da importância do setor para o Brasil”, ressaltou.

Entre os desafios, está a conectividade. Bretas destacou que 20 milhões de hectares de lavouras estão cobertos com sinal de internet, porém “enquanto o mundo discute o que vem depois do 5G e da Internet das Coisas, as propriedades rurais sofrem com sinal intermitente e lento”. Por isso, “os desafios ainda estão longe de serem superados”.

CONTEÚDO PATROCINADO

Bretas salientou a posição de liderança que o Brasil tem no mundo com o fornecimento de alimentos e, por isso, afirmou que a diplomacia brasileira tem como “prioridade negociar e rediscutir  os termos que regem os acordos agrícolas entre a União Europeia (UE) com o Mercosul”, pontuou. 

O executivo também destacou outras pautas que serão discutidas durante o evento, como o tema mudanças climáticas e disse que “é do campo que vêm surgindo soluções”. Bretas lembrou que o setor agropecuário brasileiro é referência em boas práticas e que o país deve ter a ambição de “liderar o mundo em agricultura sustentável”, defendeu. 

“A emissão de créditos de carbono, a ampliação da agricultura regenerativa, o uso racional dos recursos naturais e dos insumos e tantas outras iniciativas nos colocam em posição privilegiada e de superioridade competitiva em relação aos grandes produtores mundiais”, disse. E complementou: “Isso sem falar na capacidade única do Brasil em produzir energia renovável na forma de biodiesel e etanol e do imenso parque hidrelétrico já instalado”.

PUBLICIDADE

Fávaro: o Brasil é um grande player de produção de alimentos e energia

Em vídeo, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, lembrou da abertura de mercados recorde para a agropecuária e do papel que o Brasil desempenha na sustentabilidade. “Temos praticamente 1,5 milhão de hectares já recuperados de pastagens degradadas recuperadas e 274 novos mercados abertos para os produtos agropecuários brasileiros”, disse Fávaro.

Conforme o ministro, o Brasil se consolida como um “grande player de produção de alimentos e energia com garantia de entrega e qualidade, além de rastreabilidade e certificações”, disse ressaltando que a agropecuária brasileira está “demonstrando claramente” que não é antagônico produzir e preservar.

Disse, ainda, que o País “mostra o direcionamento para o futuro, com combate ao desmatamento, aliado à intensificação da agropecuária para recuperar pastagens degradadas”. Segundo Fávaro, trata-se de investimentos que “geram oportunidades e ganham mercados mais exigentes”.  E completou: “Somos (o setor agropecuário) gerador de empregos e de oportunidades para a economia brasileira, graças ao tripé de produzir com sustentabilidade e respeito social”.

O pré-sal caipira

O secretário de Agricultura e Pecuária de São Paulo, Guilherme Piai, destacou a importância do estado no agronegócio brasileiro, especialmente o que chamou de “o pré-sal caipira”, referindo-se à cana-de-açúcar que ocupa cerca de 5 milhões de hectares de lavouras.

Piai reforçou que já são 80 mil CARs validados. “São Paulo vai ser o primeiro estado do país a validar 100% dos CARs (Cadastro Ambiental Rural). Até o fim do ano a gente passa dos 100 mil e até o final de 2026, em parceria com a iniciativa privada, nós queremos validar 100%. O estado está pronto para implementar o Código Florestal Brasileiro, que é o mais rígido do mundo”, disse Piai, durante a abertura do evento.

O secretário também comemorou o crescimento das exportações paulistas, que avançou 11,2% de janeiro a outubro desse ano. “Pela primeira vez, São Paulo está exportando mais que Mato Grosso”, salientou.

Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Biodiesel: Brasil tem maior produção da história em 2025 e projeta novo salto

Sustentabilidade

Biodiesel: Brasil tem maior produção da história em 2025 e projeta novo salto

Levantamento da StoneX aponta que avanço das misturas obrigatórias e expansão industrial sustentaram o recorde

Microsoft fecha megacontrato de carbono com Indigo: veja impacto no Brasil

Sustentabilidade

Microsoft fecha megacontrato de carbono com Indigo: veja impacto no Brasil

Acordo firmado nos EUA reforça mercado de créditos de carbono e impulsiona um programa já aplicado na produção agrícola brasileira

Mercosul fornecerá dados de desmatamento no acordo com a União Europeia

Sustentabilidade

Mercosul fornecerá dados de desmatamento no acordo com a União Europeia

Produtos da bioeconomia também terão vantagens adicionais no mercado europeu, afirma Ministério do Meio Ambiente

Exportações brasileiras de etanol têm o menor desempenho desde 2017

Sustentabilidade

Exportações brasileiras de etanol têm o menor desempenho desde 2017

Por outro lado, as importações do combustível foram as maiores registradas desde 2021

PUBLICIDADE

Sustentabilidade

ANP autoriza início de operação da primeira usina de etanol de trigo do Brasil

CB Bioenergia terá capacidade de processar 100 toneladas do cereal por dia e gerar até 12 milhões de litros de etanol hidratado por ano

Sustentabilidade

Corteva e BP criam empresa para produção de óleo para biocombustíveis

Expectativa é de que a operação comece em 2027, com uso em coprocessamento em refinarias e plantas dedicadas à produção de biocombustíveis

Sustentabilidade

Bunge e Mantiqueira firmam acordo por soja de baixo carbono

Parceria envolve fornecimento de 12 mil toneladas de farelo rastreável e incentiva práticas de agricultura regenerativa

Sustentabilidade

Saída de tradings da moratória da soja preocupa Imaflora

Instituto diz que enfraquecimento do pacto pode comprometer metas ambientais e climáticas e prejudicar imagem do agronegócio brasileiro

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.