Economia
Estadão Summit Agro debate o futuro e desafios do setor
Green Deal, ESG no campo, mudanças climáticas e mercados são destaques na programação do evento em São Paulo
Fernanda Farias | Porto Alegre | fernanda.farias@estadao.com
08/11/2024 - 18:30

Os desafios do agronegócio brasileiro e as soluções que podem ajudar a consolidar o setor como o “celeiro do mundo” serão destaques no Estadão Summit Agro 2024. O evento reunirá especialistas, acadêmicos, empresários e formadores de opinião em uma conferência na próxima quarta-feira, 13, no Hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo. A expectativa é de um público de cerca de 500 pessoas.
A edição deste ano será diferenciada, com apresentação de cases e talks, além de painéis abordando temas cruciais do agronegócio. Entre eles, estão a aprovação do Green Deal pela União Europeia e os seus impactos à produção e exportações do Brasil; as mudanças climáticas; práticas de ESG; conectividade no campo e a relação entre produtores rurais e consumidores.
“O Summit Agro é uma oportunidade de discutir em alto nível as grandes questões que mobilizam e preocupam o agronegócio brasileiro. O Estadão reforça seu compromisso com o setor e coloca-se ao lado do produtor rural na busca de caminhos para a prosperidade e o crescimento sustentável do campo”, afirma Rodrigo Flores, diretor da Publishing House do Estadão.
A palestra de abertura será com Jurgen Tack, Secretário-Geral da European Landwners’ Organizations – ELO, e é intitulada “O Acordo UE-Mercosul e outras políticas relevantes da UE: Perspectivas para produtores rurais na União Europeia e no Brasil.
A apresentação de cases e talks servirão para aprofundar ainda mais as discussões sobre o agronegócio. Eles trazem temas como ‘Café Orgânico’, ‘Sojicultura Sustentável’ e ‘Agricultura de Baixo Carbono e Regenerativa’.
Saiba mais sobre os painéis do Estadão Summit Agro 2024
O primeiro dos cinco painéis será ‘Mercados atuais: como mantê-los e agregar valor’. A ideia é discutir como mudar a visão do mundo sobre o Brasil, que apesar de ser o terceiro maior exportador de alimentos, ainda é visto como um fornecedor de commodities, e não de produtos de alto valor agregado. Os participantes são Alberto Martinhago Vieira, Diretor de Agronegócios e Agricultura Familiar do Banco do Brasil; Eduardo Pedroso, Diretor Executivo de Originação da Friboi; e Ruy Cunha, CEO da Lavoro.
‘Mudanças climáticas e o agronegócio’ é o tema do segundo painel do dia, que terá a participação de Eduardo Bastos, Presidente do Comitê de Sustentabilidade da Abag, e Paulo Hora, Superintendente executivo de Negócios e Soluções Rurais da Brasilseg.
Com o tema ‘ESG no campo’, a discussão será sobre a agropecuária regenerativa, bem estar animal, leis ambientais e práticas conservativas. Participam Felipe Albuquerque, Diretor de Sustentabilidade da Divisão Agrícola da Bayer para a América Latina; e Franciele Caixeta, Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento Agro da General Mills.
O Painel ‘Fazendas Conectadas e Inteligentes’ vai abordar o avanço trazido pela conectividade no campo e a necessidade de ampliar a cobertura de internet. Artur Yabe Milanez, Gerente no Departamento do Complexo Agroalimentar e de Biocombustíveis do BNDES; e Eduardo Penha, Diretor de Marketing e Comunicação da Case IH para América Latina, são os palestrantes.
O vice-presidente de Agro e Qualidade da BRF, Fabio Duarte Stumpf, será o penúltimo painelista. ‘Do campo à mesa’ tratará da relação entre produtores rurais e consumidores, com destaque para a rastreabilidade.
O último painel do dia será ‘O Green Deal bate à porta’, com André M. Nassar, Presidente Executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove); e Sueme Mori, Diretora de Relações Internacionais da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Eles vão abordar se a agropecuária brasileira já está pronta para seguir as regras da nova lei europeia, as conquistas e o que falta avançar.
Serviço
O Estadão Summit Agro acontecerá das 8h às 18h, no Tivoli Mofarrej (Alameda Santos, 1437), em São Paulo (SP). As inscrições podem ser feitas no site do evento. O evento é apresentado pelo BNDES e conta com o patrocínio do Banco do Brasil, BHP, CropCare, Lavoro, Marfrig, TIM e Tivoli Mofarrej.
Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Economia
1
Arábia Saudita quer aumentar em 10 vezes sua produção de café
2
Adoçado com engano: apicultores denunciam uso de ‘falso mel’ na indústria alimentícia
3
Oferta de etanol cresce mais rápido que consumo e acende alerta no setor
4
Decisão sobre salvaguardas da China leva tensão ao mercado da carne bovina
5
Rumores sobre salvaguarda da China para carne bovina travam mercado
6
Exportadores alertam para perda irreversível do café brasileiro nos EUA
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Economia
Alckmin diz que negociação com EUA não acabou e cita café solúvel, uva e outros
Com 22% das exportações brasileiras ainda tarifadas pelos EUA, governo promete velocidade nas negociações
Economia
Soja para a China: quem avança mais, Brasil ou EUA?
Apesar da soja brasileira ser mais competitiva, China já teria comprado 4 milhões de toneladas dos EUA; entenda esse movimento
Economia
Be8 anuncia aquisição de usina da União Agroindustrial em Alto Araguaia
A assinatura do contrato ocorreu em Mato Grosso e, agora, aguarda análise do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade)
Economia
Entrada de fertilizantes pelo Arco Norte dobra em 4 anos
Volume salta de 3,54 mi t em 2021 para 7,01 mi t em 2025; soja e milho lideram exportações
Economia
Democracia e Instituições: o que importa no acordo Mercosul-União Europeia
Entre as cifras de exportações e cotas agrícolas, a previsibilidade das regras sustenta o pilar institucional da civilização ocidental
loading="lazy"
Welber Barral
Economia
Produtor do Brasil é o Ayrton Senna da agricultura mundial, diz especialista
Debatedores esboçaram, durante o Estadão Summit Agro 2025, em São Paulo, suas visões em relação ao futuro do agronegócio
Economia
Em crise histórica, Cotribá busca proteção judicial para evitar colapso financeiro
Com dívidas que ultrapassam R$ 1 bilhão, cooperativa centenária tenta ganhar tempo para reorganizar operações e negociar com credores
Economia
Futuro do agro passa por Seguro Rural e pagamento por serviços ambientais, avalia SRB
No Estadão Summit Agro 2025, presidente da Sociedade Rural Brasileira avaliou questões geopolíticas, como as tarifas dos EUA e o acordo Mercosul-UE