Estadão Summit Agro debate o futuro e desafios do setor | Agro Estadão
PUBLICIDADE

Economia

Estadão Summit Agro debate o futuro e desafios do setor

Green Deal, ESG no campo, mudanças climáticas e mercados são destaques na programação do evento em São Paulo

Nome Colunistas

Fernanda Farias | Porto Alegre | fernanda.farias@estadao.com

08/11/2024 - 18:30

Foto: Adobe Stock
Foto: Adobe Stock

Os desafios do agronegócio brasileiro e as soluções que podem ajudar a consolidar o setor como o “celeiro do mundo” serão destaques no Estadão Summit Agro 2024. O evento reunirá especialistas, acadêmicos, empresários e formadores de opinião em uma conferência na próxima quarta-feira, 13, no Hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo. A expectativa é de um público de cerca de 500 pessoas.

A edição deste ano será diferenciada, com apresentação de cases e talks, além de painéis abordando temas cruciais do agronegócio. Entre eles, estão a aprovação do Green Deal pela União Europeia e os seus impactos à produção e exportações do Brasil; as mudanças climáticas; práticas de ESG; conectividade no campo e a relação entre produtores rurais e consumidores. 

“O Summit Agro é uma oportunidade de discutir em alto nível as grandes questões que mobilizam e preocupam o agronegócio brasileiro. O Estadão reforça seu compromisso com o setor e coloca-se ao lado do produtor rural na busca de caminhos para a prosperidade e o crescimento sustentável do campo”, afirma Rodrigo Flores, diretor da Publishing House do Estadão.

A palestra de abertura será com Jurgen Tack, Secretário-Geral da European Landwners’ Organizations – ELO, e é intitulada “O Acordo UE-Mercosul e outras políticas relevantes da UE: Perspectivas para produtores rurais na União Europeia e no Brasil.

A apresentação de cases e talks servirão para aprofundar ainda mais as discussões sobre o agronegócio. Eles trazem temas como ‘Café Orgânico’, ‘Sojicultura Sustentável’ e ‘Agricultura de Baixo Carbono e Regenerativa’.

PUBLICIDADE

Saiba mais sobre os painéis do Estadão Summit Agro 2024

O primeiro dos cinco painéis será ‘Mercados atuais: como mantê-los e agregar valor’. A ideia é discutir como mudar a visão do mundo sobre o Brasil, que apesar de ser o terceiro maior exportador de alimentos, ainda é visto como um fornecedor de commodities, e não de produtos de alto valor agregado. Os participantes são Alberto Martinhago Vieira, Diretor de Agronegócios e Agricultura Familiar do Banco do Brasil; Eduardo Pedroso, Diretor Executivo de Originação da Friboi; e Ruy Cunha, CEO da Lavoro.

‘Mudanças climáticas e o agronegócio’ é o tema do segundo painel do dia, que terá a participação de Eduardo Bastos, Presidente do Comitê de Sustentabilidade da Abag, e Paulo Hora, Superintendente executivo de Negócios e Soluções Rurais da Brasilseg.

Com o tema ‘ESG no campo’, a discussão será sobre a agropecuária regenerativa, bem estar animal, leis ambientais e práticas conservativas. Participam Felipe Albuquerque, Diretor de Sustentabilidade da Divisão Agrícola da Bayer para a América Latina; e Franciele Caixeta, Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento Agro da General Mills.

O Painel ‘Fazendas Conectadas e Inteligentes’ vai abordar o avanço trazido pela conectividade no campo e a necessidade de ampliar a cobertura de internet. Artur Yabe Milanez, Gerente no Departamento do Complexo Agroalimentar e de Biocombustíveis do BNDES; e Eduardo Penha, Diretor de Marketing e Comunicação da Case IH para América Latina, são os palestrantes.

O vice-presidente de Agro e Qualidade da BRF, Fabio Duarte Stumpf, será o penúltimo painelista. ‘Do campo à mesa’ tratará da relação entre produtores rurais e consumidores, com destaque para a rastreabilidade. 

PUBLICIDADE

O último painel do dia será ‘O Green Deal bate à porta’, com André M. Nassar, Presidente Executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove); e Sueme Mori, Diretora de Relações Internacionais da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Eles vão abordar se a agropecuária brasileira já está pronta para seguir as regras da nova lei europeia, as conquistas e o que falta avançar.

Serviço

O Estadão Summit Agro acontecerá das 8h às 18h, no Tivoli Mofarrej (Alameda Santos, 1437), em São Paulo (SP). As inscrições podem ser feitas no site do evento. O evento é apresentado pelo BNDES e conta com o patrocínio do Banco do Brasil, BHP, CropCare, Lavoro, Marfrig, TIM e Tivoli Mofarrej. 

Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Tarifas dos EUA impulsionam fortalecimento do BRICS, diz Fávaro

Economia

Tarifas dos EUA impulsionam fortalecimento do BRICS, diz Fávaro

Titular do Ministério da Agricultura e Pecuária destaca potencial do Brasil para suprir demanda chinesa por carne bovina

Aprosoja-MS: colheita da soja em MS atinge 98,3%; plantio do milho chega a 99%

Economia

Aprosoja-MS: colheita da soja em MS atinge 98,3%; plantio do milho chega a 99%

A região sul do estado lidera os trabalhos, com 99,2% da área colhida, seguida pelas regiões centro e norte, ambas com média de 97%

Soja: Abiove corta projeção de safra 24/25 para 169 mi de toneladas

Economia

Soja: Abiove corta projeção de safra 24/25 para 169 mi de toneladas

A produção foi ajustada de 170,9 milhões para 169,6 milhões de toneladas, uma queda de 0,8% em relação à previsão de março

Nova rota marítima Brasil-China vai reduzir tempo e valor do frete

Economia

Nova rota marítima Brasil-China vai reduzir tempo e valor do frete

Segundo embaixador chinês no Brasil, transporte de produtos será bem mais ágil e custos logísticos vão cair em mais de 30% 

PUBLICIDADE

Economia

IGC reduz projeção da safra global de grãos 2024/25 para 2,303 bi de t

Consumo em 2024/25 foi projetado em 2,328 bilhões de toneladas, recuo de 8 milhões de t ante o projetado em março.

Economia

Paraná espera recorde na área plantada de cevada em 2025

Com 94,6 mil hectares previstos, Deral projeta aumento de 40% na produção, após perdas causadas pela seca em 2024.

Economia

Safra de cana cai 5% e fecha com 677 milhões de toneladas

Produção de açúcar e etanol também reduzem com impacto do clima adverso e queimadas, aponta Conab

Economia

EUA preparam auditoria do sistema de inspeção de carnes do Brasil 

Visita acontece em maio e comitiva deve auditar frigoríficos em diferentes regiões do país

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.