Economia
Oferta de etanol cresce mais rápido que consumo e acende alerta no setor
Com avanço das usinas de milho e previsão de 49 bilhões de litros até 2035, indústria busca estratégias para evitar excesso de oferta
                        Redação Agro Estadão*
03/11/2025 - 15:48

O Brasil vive um ciclo de expansão da produção de etanol, impulsionado, principalmente, pela crescente produção de milho. Conforme noticiado pelo Agro Estadão, estima-se que, até 2035 a produção do combustível feita a partir do grão aproxime-se da produção atual de etanol de cana.
Como potencial receptor dessa produção, está o mercado doméstico, no qual, atualmente, o consumo patina. Dados apresentados nesta segunda-feira, 3, pelo CEO da SCA Brasil, Martinho Seiiti Ono, durante live, mostram que, embora 80% da frota de veículos nacional seja flex, apenas cerca de 22% do ciclo Otto é abastecido com etanol hidratado — combustível com aproximadamente 95% de etanol e 5% de água.
Segundo Ono, apesar de o mercado interno ser a principal oportunidade para o etanol, Estados fora do eixo Centro-Sul, no entanto, ainda apresentam baixo consumo, criando um desequilíbrio entre oferta e demanda. “O mercado interno é a principal oportunidade para o etanol […]. Temos estados com boa densidade de automóveis e participação de apenas 1% ou 2% de etanol. Isso mostra que há um mercado reprimido”, explica.
Conforme o levantamento da SCA Brasil, enquanto São Paulo, Minas Gerais e Goiás lideram o consumo, outros 21 Estados — que reúnem 41% da frota nacional — respondem por apenas 19% do volume de etanol hidratado vendido. Essa diferença tem relação direta com infraestrutura.
Em algumas regiões, postos de combustível sequer possuem tanques ou bombas para o produto. Guilherme Nolasco, presidente-executivo da União Nacional do Etanol de Milho (UNEM), que também participou da live, relata a dimensão do problema: “Viajei recentemente de Imperatriz a Balsas, no Maranhão, e em 400 quilômetros não encontrei um único posto com bico de etanol hidratado. Tive que abastecer com gasolina”, contou.
De acordo com ele, essa ausência física do etanol nas bombas impede a consolidação de novos mercados consumidores nacionalmente. “Precisamos incorporar a cultura do etanol em novas regiões, integrando toda a cadeia — produção, distribuição e varejo — para chegar onde o produto simplesmente não existe”, defende Nolasco.
Tributação
Um dos entraves da expansão do consumo é a desigualdade tributária. Hoje, a tributação sobre o etanol hidratado varia de 11% a 22% entre os Estados, o que reduz a competitividade frente à gasolina.
Há expectativa de que, com o avanço da regulamentação da reforma tributária, em discussão no Congresso, e possível implementação em 2027, ocorra um divisor de águas no setor. Na visão do especialista, com a padronização das alíquotas e redução das distorções regionais, há uma ampliação da competitividade do biocombustível. “Na medida em que tivermos uma tributação nacional unificada, o etanol se tornará mais competitivo e atrativo ao consumidor”, acredita o executivo da SCA Brasil.
Além disso, outra proposta debatida pelo setor é a criação de políticas de preço regionais. Em vez de reduzir drasticamente o valor em São Paulo — onde o mercado já é consolidado —, a ideia seria oferecer preços mais competitivos em Estados com menor consumo e maior potencial de crescimento. “Se a Bahia, o Rio de Janeiro ou o Rio Grande do Sul tivessem uma paridade de 65%, poderíamos dobrar o consumo de etanol nesses mercados”, explica Ono.
Etanol de milho
Para Nolasco, o etanol de milho tem papel decisivo nessa reconfiguração, uma vez que, a produção, que antes se restringia à BR-163, em Mato Grosso, agora se espalha pelo País. Essa expansão, segundo ele, leva tecnologia, emprego e desenvolvimento regional.
O presidente da UNEM lembra ainda que o Brasil já exporta 20% da produção de DDG — coproduto do milho usado na alimentação animal —, e que o etanol brasileiro tem pegada de carbono menor que o americano, tornando-o mais competitivo no mercado internacional de SAF (combustível sustentável de aviação). Porém, ele alerta: “Se não ampliarmos o consumo, corremos o risco de sermos grandes demais para o presente e pequenos demais para o futuro.”
Até 2035, o setor projeta que a oferta nacional de etanol atinja entre 48 a 49 bilhões de litros — salto de mais de 10 bilhões sobre o volume atual.
8 bilhões de litros
Ainda durante a live, Ono apresentou um plano que propõe direcionar até 8 bilhões de litros de etanol a Estados onde o combustível ainda é pouco competitivo, sem reduzir a rentabilidade das principais regiões produtoras. A estratégia, segundo ele, poderia preservar até R$ 15 bilhões em receita anual ao evitar uma queda generalizada de preços no mercado nacional.
Ele explicou que o plano busca abrir espaço para o novo ciclo de crescimento impulsionado pelas usinas de etanol de milho. “Se trabalharmos 8 bilhões de litros com uma política de preço direcionada para ganhar mercado, preservamos 30 bilhões de litros com melhor remuneração – o que deixaria R$ 15 bilhões de receita incremental para o setor”, afirmou.
A conta, segundo Ono, parte da premissa de que, sem uma estratégia regionalizada, o setor precisaria reduzir o preço médio em cerca de R$ 0,50 por litro sobre todo o volume nacional de 30 bilhões de litros para escoar a produção crescente. Ao concentrar a política de preços apenas nos Estados menos competitivos, o setor ampliaria o consumo em novos mercados e, ao mesmo tempo, evitaria erosão de margens nas regiões consolidadas.
*Com informações do Broadcast Agro
    Newsletter
            Acorde
            
                bem informado 
            
            com as
            
                notícias do campo
            
        
Mais lidas de Economia
1
China acelera compras de carne bovina à espera de decisão sobre salvaguardas
2
Brasil deve registrar recorde histórico na exportação de gado vivo em 2025
3
Metanol: como falhas na produção podem causar contaminação
4
Banco do Brasil dá início à renegociação de dívidas rurais com recursos livres
5
Onde nascem os grãos da xícara de café mais cara do mundo?
6
Setor de café pede urgência em negociação das tarifas com os EUA
  
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
        Economia
JBS exporta 550 t mensais de resíduo de couro para virar fertilizante na Itália
Ação faz parte de estratégia de aproveitamento total da matéria-prima, que inclui a tecnologia Kind Leather
        Economia
Cade aprova compra da Levitare e da Búfalo Brasil pela Tirolez
Fábricas em quatro estados e nova linha com produtos de leite de búfala impulsionam meta de R$ 2,5 bilhões até 2027
        Economia
Nova rota aérea amplia escoamento de frutas do Brasil para a Europa
Operação terá três frequências semanais, conectando aeroportos internacionais brasileiros ao mercado europeu
        Economia
Agro gaúcho discute criação de fundo para garantir crédito e seguro rural
Inspirado no Fundesa, modelo prevê gestão privada com produtores, indústria e governo, financiado por recursos do setor rural e indústria
Economia
Governo lança edital para retomar obras da ferrovia Transnordestina
Ferrovia vai facilitar o escoamento de grãos do interior do Nordeste; obras devem durar cinco anos e custar R$ 415 milhões
Economia
Lácteos: indústria do PR atravessa momento mais crítico da década, diz sindicato
Setor tem sido pressionado pelo aumento das importações, crescimento da produção e retração no consumo interno
Economia
Tilápia do Vietnã pressiona mercado interno e amplia impacto do tarifaço
Setor registra queda de 28% nas exportações no terceiro trimestre de 2025 e teme novos recuos até o fim do ano
Economia
Plano Safra atrasado: Kepler Weber usa recursos próprios para financiar vendas
Companhia aumenta em R$ 30 milhões o financiamento direto a clientes e busca reduzir dependência do Plano Safra