Sustentabilidade
Parceria vai capacitar produtores sobre uso de agrotóxicos
Registro para exercer atividade será exigido a partir de 2027
Daumildo Júnior | Brasília | daumildo.junior@estadao.com
07/08/2025 - 10:58

A CropLife Brasil (CLB), a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e a Já Entendi Agro firmam um acordo de cooperação nesta quinta-feira, 07, para levar o curso “Aplicador Legal” a agricultores de diferentes partes do país. A ideia é que o treinamento sobre manuseio de agrotóxicos seja integrado às visitas de campo e formações oferecidas pela Abiove e suas empresas associadas.
Segundo a gerente de Sustentabilidade, Biodiversidade e Boas Práticas na CLB, Claudia Quaglierini, a formação habilita produtores e trabalhadores rurais para executarem atividades relacionadas ao uso de agrotóxicos no campo. A qualificação é necessária para cumprir o que estipula o Decreto n.º 10.833, de 2021. A normativa determina a criação de registros de aplicadores de agrotóxicos junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) com a obrigatoriedade de treinamento para os profissionais em campo.
O curso Aplicador Legal é um dessas alternativas de formação. “O certificado é emitido por nós e nós temos o compromisso de mandar isso para o governo federal. No momento, o Mapa ainda não tem a plataforma pronta para finalizar o processo de validação, que seria receber uma carteirinha. Mas o certificado traz essa validade”, esclareceu Quaglierini à reportagem do Agro Estadão.
No âmbito da parceria, cada parte terá uma responsabilidade. Enquanto a CropLife entra com os professores e a plataforma, a Já Entendi Agro faz a parte de transformação desse conteúdo em videoaulas. A Abiove será responsável por fazer o diagnóstico nas propriedades e levar a iniciativa aos produtores com a CLB. A ideia é ter mais “capilaridade” a partir do acordo.
Entenda o Aplicador Legal
Ao todo, o curso tem 12 módulos. O acesso é gratuito e pode ser feito por esse link. Há possibilidade de baixar um aplicativo no celular ou fazer o download das videoaulas. Com a conclusão dos módulos, o aplicador recebe o certificado.
“É um treinamento que ele vai ter disponível sempre. Então, imagine que ele está com uma dúvida sobre a colocação do EPI, ele vai lá no módulo 3 e consulta. Não precisa de conectividade, porque você baixa e faz a consulta quantas vezes quiser”, comentou a gerente.
Desde o lançamento, em março, mais de 500 pessoas já fizeram o curso conforme informa a CropLife. O decreto estipula como prazo final para a qualificação a data de 31 de dezembro de 2026.
Novo módulo
A assinatura do acordo também servirá para o lançamento de um módulo extra: Pulverizadores Costal. “O aplicador vai poder ver como é todo o procedimento correto de carregar um pulverizador, de regular e de fazer a aplicação”, explicou Quaglierini.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Sustentabilidade
1
CMN adia exigência ambiental, mas endurece outra regra do crédito rural
2
Código Florestal avança no CAR, mas emperra no PRA, aponta estudo
3
Agro em 2026: crédito verde e regras ambientais mais rígidas
4
Moratória da Soja: AGU pede mais prazo ao STF para manter suspensão de lei de MT
5
Moratória da Soja: produtores comemoram a saída de grandes empresas do acordo
6
BNDES lança edital para destravar certificação de carbono no Brasil
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Sustentabilidade
Biodiesel: Brasil tem maior produção da história em 2025 e projeta novo salto
Levantamento da StoneX aponta que avanço das misturas obrigatórias e expansão industrial sustentaram o recorde
Sustentabilidade
Microsoft fecha megacontrato de carbono com Indigo: veja impacto no Brasil
Acordo firmado nos EUA reforça mercado de créditos de carbono e impulsiona um programa já aplicado na produção agrícola brasileira
Sustentabilidade
Mercosul fornecerá dados de desmatamento no acordo com a União Europeia
Produtos da bioeconomia também terão vantagens adicionais no mercado europeu, afirma Ministério do Meio Ambiente
Sustentabilidade
Exportações brasileiras de etanol têm o menor desempenho desde 2017
Por outro lado, as importações do combustível foram as maiores registradas desde 2021
Sustentabilidade
ANP autoriza início de operação da primeira usina de etanol de trigo do Brasil
CB Bioenergia terá capacidade de processar 100 toneladas do cereal por dia e gerar até 12 milhões de litros de etanol hidratado por ano
Sustentabilidade
Corteva e BP criam empresa para produção de óleo para biocombustíveis
Expectativa é de que a operação comece em 2027, com uso em coprocessamento em refinarias e plantas dedicadas à produção de biocombustíveis
Sustentabilidade
Bunge e Mantiqueira firmam acordo por soja de baixo carbono
Parceria envolve fornecimento de 12 mil toneladas de farelo rastreável e incentiva práticas de agricultura regenerativa
Sustentabilidade
Saída de tradings da moratória da soja preocupa Imaflora
Instituto diz que enfraquecimento do pacto pode comprometer metas ambientais e climáticas e prejudicar imagem do agronegócio brasileiro