Sustentabilidade
Com práticas regenerativas, experimento aumenta produtividade de café em 14% e reduz pegada de carbono em 22%
Parceria da Yara com a italiana illycaffè testou solução tecnológica em nove fazendas de Minas Gerais
Fernanda Farias | Porto Alegre | fernanda.farias@estadao.com
30/11/2024 - 08:00

A solução testada em nove fazendas de café de Minas Gerais foi uma parceria da Yara com a empresa italiana illycaffè. Para isso, foram usadas técnicas de agricultura regenerativa – como plantas de coberturas – aliadas ao programa nutricional com fertilizantes de pegada de carbono reduzida.
“A illycaffè queria melhorar o indicadores de sustentabilidade na cafeicultura sem que isso gerasse um impacto negativo na qualidade e sem que isso gerasse um papel negativo em rentabilidade para o produtor”, explica ao Agro Estadão o gerente de Food Chain da Yara Brasil, Marcelo Gobitta.
Para o experimento, foram selecionadas sete fazendas no Cerrado e duas no sul de Minas Gerais, em que foram avaliadas as safras de 2022/2023 e 2023/2024. Cada propriedade destinou cerca de 1 hectare para a lavoura demonstrativa.
“Nós comparamos o programa nutricional que o produtor já usava com o nosso programa em duas safras, porque a cafeicultura no Brasil tem a questão da bienalidade. A gente queria mostrar que, de fato, não era um impacto de um ano só, porque pode ser o ano de alta. A gente queria mostrar que o impacto era realmente no total”, conta o executivo.
Gobitta destaca quatro resultados importantes do estudo: aumento em produtividade, qualidade, rentabilidade e redução na pegada de carbono dos cafés produzidos.
Redução da pegada de carbono – As lavouras que usaram a solução reduziram a pegada de carbono em 22%, além de apresentarem melhoria importante na qualidade do solo. O cálculo da pegada de carbono foi feito com a ferramenta Cool Farm Tool, e compara os insumos utilizados entre os tratamentos e os resultados de produtividade.
Aumento da produtividade em 14% – Segundo Gobitta, o aumento de produtividade aconteceu em lavouras que apresentam excelentes resultados. “A média dos produtores nesses 2 anos foi de 48 sacas (no manejo deles), o que já é bem acima da média nacional, que hoje varia entre 30 e 35 sacas por hectare. Nós entregamos 55 sacas”, conta o executivo.
Qualidade dos cafés e rentabilidade – O diretor da Yara afirma que os cafés produzidos com a solução nutricional aumentaram três pontos na avaliação de qualidade. As notas partiram de 84 pontos para 87 pontos. “Então com aumento de produtividade e de qualidade, a gente conseguiu entregar também um aumento de rentabilidade para o produtor de mais de R$ 6 mil por hectare”, conta Gobitta.
O diretor da Yara lembra que a agricultura responde por aproximadamente 20% das emissões globais de gases de efeito estufa e, dessa parcela, a produção e o uso de fertilizantes correspondem a 11%.
“As análises produzidas junto a illycaffè revelam o potencial significativo do fertilizante para colaborar com a descarbonização, não apenas ao reduzir as emissões, mas ao trabalhar todo o potencial do solo, que é a grande base para uma agricultura regenerativa. Em outras palavras, o insumo é determinante para o futuro de uma agricultura mais limpa”, completa.
Agora, a ideia é ampliar o número de produtores de café atendidos pela solução. Por isso, o modelo de aplicação está sendo discutido com a marca italiana.
Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Sustentabilidade
1
Em 5 anos, mais de 90% da soja no Centro-Oeste avançou sem desmatamento
2
Dona do café Pilão firma parceria para descarbonizar conilon no Brasil
3
STF dá 30 dias para SP apresentar plano de contratação de pesquisadores ambientais
4
STF suspende processos sobre a Moratória da Soja em todo o País
5
“Agro tropical brasileiro será patrocinador da paz mundial”, diz Roberto Rodrigues
6
STF forma maioria para manter lei de MT contra a Moratória da Soja
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Sustentabilidade
Abrafrutas lança selo para certificar produtores e empresas por boas práticas
Entidade também elegeu nova diretoria que estará à frente da associação entre 2026 e 2029
Sustentabilidade
Exigência de rastreabilidade ganha força com lei antidematamento da UE
No Estadão Summit Agro 2025, especialistas apontaram movimento semelhante de outros países, como a China
Sustentabilidade
“Agro tropical brasileiro será patrocinador da paz mundial”, diz Roberto Rodrigues
Ex-ministro da agricultura destacou o legado do agro pós-COP 30 durante palestra magna no Estadão Summit Agro 2025
Sustentabilidade
MT regulamenta regularização ambiental e compensação de reserva
Normas automatizam o CAR nos projetos de reforma agrária e padronizam a compensação ambiental
Sustentabilidade
STF dá 30 dias para SP apresentar plano de contratação de pesquisadores ambientais
Suprema Corte também pede projeções para implantação do CAR e do PRA; Estado diz que cumpre metas e que moderniza carreira científica
Sustentabilidade
Após recuo do governo na COP 30, Plano Clima deve ser revisado
Grupo de trabalho terá participação do agro e discutirá ajustes em desmatamento, emissões e créditos de carbono
Sustentabilidade
Lodo de esgoto aumenta em até 25% matéria orgânica do solo, aponta estudo
Experimento da Unesp mostra que o fertilizante orgânico feito de lodo de esgoto reduz ainda em até 50% o uso de adubos minerais nas lavouras de cana-de-açúcar
Sustentabilidade
Em 5 anos, mais de 90% da soja no Centro-Oeste avançou sem desmatamento
Estudo da Serasa Experian, com base nas regras ambientais do crédito rural, mapeou 74 milhões de hectares em dois biomas do Centro-Oeste