Sustentabilidade
Com práticas regenerativas, experimento aumenta produtividade de café em 14% e reduz pegada de carbono em 22%
Parceria da Yara com a italiana illycaffè testou solução tecnológica em nove fazendas de Minas Gerais

Fernanda Farias | Porto Alegre | fernanda.farias@estadao.com
30/11/2024 - 08:00

A solução testada em nove fazendas de café de Minas Gerais foi uma parceria da Yara com a empresa italiana illycaffè. Para isso, foram usadas técnicas de agricultura regenerativa – como plantas de coberturas – aliadas ao programa nutricional com fertilizantes de pegada de carbono reduzida.
“A illycaffè queria melhorar o indicadores de sustentabilidade na cafeicultura sem que isso gerasse um impacto negativo na qualidade e sem que isso gerasse um papel negativo em rentabilidade para o produtor”, explica ao Agro Estadão o gerente de Food Chain da Yara Brasil, Marcelo Gobitta.
Para o experimento, foram selecionadas sete fazendas no Cerrado e duas no sul de Minas Gerais, em que foram avaliadas as safras de 2022/2023 e 2023/2024. Cada propriedade destinou cerca de 1 hectare para a lavoura demonstrativa.
“Nós comparamos o programa nutricional que o produtor já usava com o nosso programa em duas safras, porque a cafeicultura no Brasil tem a questão da bienalidade. A gente queria mostrar que, de fato, não era um impacto de um ano só, porque pode ser o ano de alta. A gente queria mostrar que o impacto era realmente no total”, conta o executivo.
Gobitta destaca quatro resultados importantes do estudo: aumento em produtividade, qualidade, rentabilidade e redução na pegada de carbono dos cafés produzidos.
Redução da pegada de carbono – As lavouras que usaram a solução reduziram a pegada de carbono em 22%, além de apresentarem melhoria importante na qualidade do solo. O cálculo da pegada de carbono foi feito com a ferramenta Cool Farm Tool, e compara os insumos utilizados entre os tratamentos e os resultados de produtividade.
Aumento da produtividade em 14% – Segundo Gobitta, o aumento de produtividade aconteceu em lavouras que apresentam excelentes resultados. “A média dos produtores nesses 2 anos foi de 48 sacas (no manejo deles), o que já é bem acima da média nacional, que hoje varia entre 30 e 35 sacas por hectare. Nós entregamos 55 sacas”, conta o executivo.
Qualidade dos cafés e rentabilidade – O diretor da Yara afirma que os cafés produzidos com a solução nutricional aumentaram três pontos na avaliação de qualidade. As notas partiram de 84 pontos para 87 pontos. “Então com aumento de produtividade e de qualidade, a gente conseguiu entregar também um aumento de rentabilidade para o produtor de mais de R$ 6 mil por hectare”, conta Gobitta.
O diretor da Yara lembra que a agricultura responde por aproximadamente 20% das emissões globais de gases de efeito estufa e, dessa parcela, a produção e o uso de fertilizantes correspondem a 11%.
“As análises produzidas junto a illycaffè revelam o potencial significativo do fertilizante para colaborar com a descarbonização, não apenas ao reduzir as emissões, mas ao trabalhar todo o potencial do solo, que é a grande base para uma agricultura regenerativa. Em outras palavras, o insumo é determinante para o futuro de uma agricultura mais limpa”, completa.
Agora, a ideia é ampliar o número de produtores de café atendidos pela solução. Por isso, o modelo de aplicação está sendo discutido com a marca italiana.
Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Sustentabilidade
1
SP anuncia curso gratuito sobre resgate de animais em incêndios
2
Brasil lança calculadora de emissões de gases do efeito estufa na pecuária
3
O que é o 'terroir' e como ele influencia o sabor do café, vinho e queijo
4
Governo reconhece falhas no Plano Clima e pode mudar texto
5
Fim da Moratória da Soja opõe ministérios da Agricultura e Meio Ambiente
6
Conheça a planta que cresce até 1 metro por dia

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Sustentabilidade
Nova lei estimula produtores do semiárido mineiro a irrigar pela primeira vez
Política estabelece diretrizes para aumentar o percentual de áreas irrigadas em Minas Gerais, atualmente em torno de 15%, para 50%

Sustentabilidade
Governo reconhece falhas no Plano Clima e pode mudar texto
Consulta pública do Plano Clima de mitigação recebeu cerca de 2 mil sugestões de mudanças; agro contesta peso desproporcional ao setor

Sustentabilidade
Moratória da Soja: debate de leis no STF preocupa mais que decisão do Cade, diz especialista
Suprema Corte analisa legislações estaduais que podem impor penalidades gigantescas ou até proibitivas para empresas exportadoras

Sustentabilidade
Emissão de metano no País cresce 6% em 4 anos, puxada por pecuária, diz relatório
Brasil assumiu meta de reduzir 30% até 2030, mas níveis seguem em crescimento
Sustentabilidade
BNDES lança programa de R$ 60 milhões para bioinsumos na agricultura familiar
Programa prioriza regiões Norte e Nordeste e prevê chamada pública para estimular a instalação de unidades industriais e semi-industriais de produção
Sustentabilidade
Citrosuco anuncia primeira viagem com navio movido a biodiesel
Navio MV Carlos Fischer, com capacidade para 32 mil toneladas de suco de laranja, partiu do porto de Santos (SP) rumo aos Estados Unidos
Sustentabilidade
Primeiro animal silvestre vítima de incêndio reforça alerta em SP
Anta com queimaduras graves estava em canavial; governo lança curso online sobre resgate de animais vítimas do fogo
Sustentabilidade
Justiça suspende decisão do Cade sobre Moratória da Soja
Pedido de suspensão partiu da Abiove; Aprosoja-MT espera que o Cade mantenha a decisão