PUBLICIDADE

Sustentabilidade

Bahia inicia produção de biocombustíveis a partir da macaúba

Com condições agronômicas favoráveis, Recôncavo Baiano pretende ser um dos principais polos de transição energética do Brasil

Nome Colunistas

Redação Agro Estadão

22/05/2025 - 12:51

Foto: Seagri/Divulgação
Foto: Seagri/Divulgação

A Bahia inaugurou sua primeira fazenda-modelo para o plantio da macaúba como matéria-prima destinada à produção de biocombustíveis. A unidade agrícola está localizada no município de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, e iniciou os trabalhos nessa quarta-feira (21).

Inicialmente, a unidade contará com uma área de 200 hectares, de um total de 1.500 a serem cultivados na região e que receberão mais de 800 mil mudas. O projeto é resultado de um memorando de investimentos no valor de R$ 12 bilhões assinado, em abril, pelo governo do estado e a empresa Acelen Renováveis. 

CONTEÚDO PATROCINADO

A expectativa é que a produção comercial de biocombustíveis a partir do óleo da macaúba comece em 2030, consolidando a integração entre cultivo, processamento e distribuição de combustíveis renováveis na Bahia.

Estudos indicam que os combustíveis produzidos, a partir dessa espécie de palmeira, têm potencial para reduzir em até 80% as emissões de gases de efeito estufa quando comparados aos combustíveis fósseis tradicionais.

Polo energético

De acordo com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), a proposta busca consolidar o estado como um dos principais polos de transição energética do Brasil.

PUBLICIDADE

“Esse é um projeto que vai transformar áreas degradadas em territórios produtivos, posicionando o nosso estado no pioneirismo da transição energética, além de gerar emprego, renda e a inclusão socioprodutiva das comunidades que vivem no entorno”, afirmou, em nota, o secretário da Agricultura, Pablo Barrozo. 

A Acelen Renováveis apresentou um cronograma para implementar a primeira unidade industrial totalmente integrada, do cultivo da planta à entrega anual de 1 bilhão de litros do diesel verde (Hydrotreated Vegetable Oil) e de combustível sustentável de aviação (SAF). 

Marcelo Cordaro, COO da Acelen Renováveis, explicou que o investimento é um marco para o futuro da energia verde e atende a uma demanda internacional por padrões de descarbonização no setor de mobilidade. 

“Iniciamos oficialmente, hoje, o cultivo da primeira área em regime comercial, utilizando as melhores práticas agrícolas e ambientais, acreditamos no potencial do Estado com perspectivas de atender uma demanda crescente do mercado nacional e internacional por combustíveis renováveis de baixa emissão de carbono”, afirma em nota Cordaro sobre os motivos da escolha de Cachoeira para a implantação da fazenda-modelo.

A macaúba

É uma palmeira nativa do Brasil, conhecida por seu alto potencial de produção de óleo, com potencial de alta energia e absorção de gás carbônico da atmosfera, podendo ser utilizado na fabricação de biodiesel.

A plantação também favorece a cobertura vegetal, conservando o solo e sua biota, contribuindo para a recuperação de mananciais de água e servindo de fonte de alimento para aves e outros animais nativos. 

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

'Na Mesa da COP 30' lança playbook para inspirar eventos globais sustentáveis

Sustentabilidade

'Na Mesa da COP 30' lança playbook para inspirar eventos globais sustentáveis

Iniciativa brasileira reúne diretrizes e aprendizados sobre agroecologia e agricultura familiar em grandes conferências

Biodiesel: Brasil tem maior produção da história em 2025 e projeta novo salto

Sustentabilidade

Biodiesel: Brasil tem maior produção da história em 2025 e projeta novo salto

Levantamento da StoneX aponta que avanço das misturas obrigatórias e expansão industrial sustentaram o recorde

Por que esta 'coroa' vermelha do sertão está sob grave ameaça?

Sustentabilidade

Por que esta 'coroa' vermelha do sertão está sob grave ameaça?

O cacto cabeça-de-frade pode demorar até dez anos para desenvolver sua característica "coroa" vermelha, essencial para sua reprodução

Elas chegam quando o calor aperta — e não é por acaso

Sustentabilidade

Elas chegam quando o calor aperta — e não é por acaso

Protegidas pela Lei nº 9.605/98, as andorinhas migram para o Brasil fugindo do frio e atuam no controle natural de mosquitos e pragas

PUBLICIDADE

Sustentabilidade

Microsoft fecha megacontrato de carbono com Indigo: veja impacto no Brasil

Acordo firmado nos EUA reforça mercado de créditos de carbono e impulsiona um programa já aplicado na produção agrícola brasileira

Sustentabilidade

Mercosul fornecerá dados de desmatamento no acordo com a União Europeia

Produtos da bioeconomia também terão vantagens adicionais no mercado europeu, afirma Ministério do Meio Ambiente

Sustentabilidade

Exportações brasileiras de etanol têm o menor desempenho desde 2017

Por outro lado, as importações do combustível foram as maiores registradas desde 2021

Sustentabilidade

ANP autoriza início de operação da primeira usina de etanol de trigo do Brasil

CB Bioenergia terá capacidade de processar 100 toneladas do cereal por dia e gerar até 12 milhões de litros de etanol hidratado por ano

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.