Sustentabilidade
Bahia inicia produção de biocombustíveis a partir da macaúba
Com condições agronômicas favoráveis, Recôncavo Baiano pretende ser um dos principais polos de transição energética do Brasil
Redação Agro Estadão
22/05/2025 - 12:51

A Bahia inaugurou sua primeira fazenda-modelo para o plantio da macaúba como matéria-prima destinada à produção de biocombustíveis. A unidade agrícola está localizada no município de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, e iniciou os trabalhos nessa quarta-feira (21).
Inicialmente, a unidade contará com uma área de 200 hectares, de um total de 1.500 a serem cultivados na região e que receberão mais de 800 mil mudas. O projeto é resultado de um memorando de investimentos no valor de R$ 12 bilhões assinado, em abril, pelo governo do estado e a empresa Acelen Renováveis.
A expectativa é que a produção comercial de biocombustíveis a partir do óleo da macaúba comece em 2030, consolidando a integração entre cultivo, processamento e distribuição de combustíveis renováveis na Bahia.
Estudos indicam que os combustíveis produzidos, a partir dessa espécie de palmeira, têm potencial para reduzir em até 80% as emissões de gases de efeito estufa quando comparados aos combustíveis fósseis tradicionais.
Polo energético
De acordo com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), a proposta busca consolidar o estado como um dos principais polos de transição energética do Brasil.
“Esse é um projeto que vai transformar áreas degradadas em territórios produtivos, posicionando o nosso estado no pioneirismo da transição energética, além de gerar emprego, renda e a inclusão socioprodutiva das comunidades que vivem no entorno”, afirmou, em nota, o secretário da Agricultura, Pablo Barrozo.
A Acelen Renováveis apresentou um cronograma para implementar a primeira unidade industrial totalmente integrada, do cultivo da planta à entrega anual de 1 bilhão de litros do diesel verde (Hydrotreated Vegetable Oil) e de combustível sustentável de aviação (SAF).
Marcelo Cordaro, COO da Acelen Renováveis, explicou que o investimento é um marco para o futuro da energia verde e atende a uma demanda internacional por padrões de descarbonização no setor de mobilidade.
“Iniciamos oficialmente, hoje, o cultivo da primeira área em regime comercial, utilizando as melhores práticas agrícolas e ambientais, acreditamos no potencial do Estado com perspectivas de atender uma demanda crescente do mercado nacional e internacional por combustíveis renováveis de baixa emissão de carbono”, afirma em nota Cordaro sobre os motivos da escolha de Cachoeira para a implantação da fazenda-modelo.
A macaúba
É uma palmeira nativa do Brasil, conhecida por seu alto potencial de produção de óleo, com potencial de alta energia e absorção de gás carbônico da atmosfera, podendo ser utilizado na fabricação de biodiesel.
A plantação também favorece a cobertura vegetal, conservando o solo e sua biota, contribuindo para a recuperação de mananciais de água e servindo de fonte de alimento para aves e outros animais nativos.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Sustentabilidade
1
Em 5 anos, mais de 90% da soja no Centro-Oeste avançou sem desmatamento
2
Dona do café Pilão firma parceria para descarbonizar conilon no Brasil
3
STF dá 30 dias para SP apresentar plano de contratação de pesquisadores ambientais
4
STF suspende processos sobre a Moratória da Soja em todo o País
5
“Agro tropical brasileiro será patrocinador da paz mundial”, diz Roberto Rodrigues
6
STF forma maioria para manter lei de MT contra a Moratória da Soja
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Sustentabilidade
Abrafrutas lança selo para certificar produtores e empresas por boas práticas
Entidade também elegeu nova diretoria que estará à frente da associação entre 2026 e 2029
Sustentabilidade
Exigência de rastreabilidade ganha força com lei antidematamento da UE
No Estadão Summit Agro 2025, especialistas apontaram movimento semelhante de outros países, como a China
Sustentabilidade
“Agro tropical brasileiro será patrocinador da paz mundial”, diz Roberto Rodrigues
Ex-ministro da agricultura destacou o legado do agro pós-COP 30 durante palestra magna no Estadão Summit Agro 2025
Sustentabilidade
MT regulamenta regularização ambiental e compensação de reserva
Normas automatizam o CAR nos projetos de reforma agrária e padronizam a compensação ambiental
Sustentabilidade
STF dá 30 dias para SP apresentar plano de contratação de pesquisadores ambientais
Suprema Corte também pede projeções para implantação do CAR e do PRA; Estado diz que cumpre metas e que moderniza carreira científica
Sustentabilidade
Após recuo do governo na COP 30, Plano Clima deve ser revisado
Grupo de trabalho terá participação do agro e discutirá ajustes em desmatamento, emissões e créditos de carbono
Sustentabilidade
Lodo de esgoto aumenta em até 25% matéria orgânica do solo, aponta estudo
Experimento da Unesp mostra que o fertilizante orgânico feito de lodo de esgoto reduz ainda em até 50% o uso de adubos minerais nas lavouras de cana-de-açúcar
Sustentabilidade
Em 5 anos, mais de 90% da soja no Centro-Oeste avançou sem desmatamento
Estudo da Serasa Experian, com base nas regras ambientais do crédito rural, mapeou 74 milhões de hectares em dois biomas do Centro-Oeste