PUBLICIDADE

Summit Agro

Wagyu: saiba a origem do boi mais caro do mundo e como criá-lo

Com textura e sabor únicos, a carne do gado wagyu tem método de produção rigoroso e certificado

3 minutos de leitura 30/03/2023 - 10:00

Por:

word-image-22838-1
word-image-22838-1

A carne de wagyu é cara devido à textura e ao sabor únicos, resultantes de uma combinação de fatores genéticos, alimentação, métodos de criação e processamento. A raça teve origem no Japão, onde foi desenvolvida há centenas de anos para trabalho no campo. A gordura é uma fonte importante de sabor e contribui para a textura suave da carne.

Os métodos de criação e alimentação do gado garantem a qualidade da proteína. A pecuária japonesa tem regras rigorosas para o registro, a produção e a certificação do gado wagyu, o que contribui para o alto preço do quilo do kobe beef, um corte de lombo que chega a custar R$ 2 mil. A raça também é criada na Austrália, nos Estados Unidos, na Europa e no Brasil.

Qual é a história do boi wagyu?

Com alto teor de gordura, kobe beef é uma das carnes mais cobiçadas do mundo. (Fonte: Victoria Shes/Unsplash/Reprodução)

A raça de boi wagyu foi introduzida no Japão para fornecer tração para o cultivo de arroz, saída da península coreana por volta do século 2. O gado evoluiu lentamente devido ao isolamento da região montanhosa de Shikoku, uma das menores entre as principais ilhas do arquipélago japonês. Por mais de 200 anos, o rebanho ficou oficialmente fechado.

Com a Restauração Meiji, em 1868, que abriu o Japão ao mundo, o governo incentivou a importação de raças europeias para cruzamento. Cada região escolheu uma raça, o que levou a uma grande diversidade genética; contudo, no início do século 20, a cruza não se mostrou benéfica, então o rebanho japonês foi fechado novamente.

Nos últimos 50 anos, a raça começou a ser criada em outros países além do Japão. O rebanho brasileiro tem cerca de 7 mil cabeças pertencentes a 44 criadores, segundo a Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Wagyu. O gado está presente em pequenos rebanhos na Bahia, em Mato Grosso, em Mato Grosso do Sul, no Tocantins, em Santa Catarina, no Rio Grande do Sul e em Pernambuco.

PUBLICIDADE

Linhagens da raça wagyu

Gado wagyu puro-sangue com escala máxima de marmoreio só é criado no Japão. (Fonte: Etienne Girardet/Unsplash/Reprodução)

Devido ao melhoramento genético, a raça wagyu tem quatro linhagens principais. A black wagyu, mais conhecida de todas, tem origem nas regiões de Tottori, Shimane e Tajima, com a influência de raças como brown swiss, shorthorn devon, simmental, ayrshire e holstein. O resultado é uma carcaça menor, com carne mais marmoreada.

O gado shorthorn japonês, que tem origem em Aomori, Iwate e Akita, deriva do cruzamento da raça extinta nambu com shorthorn, devon e ayrshire. A carne magra se assemelha à proteína de outras raças de gado, tendo linhagem mais precoce e menos marmoreio que a black wagyu.

A red wagyu, criada em Kumamoto e Kochi, foi melhorada a partir do cruzamento de simental com akaushi, com influência de hanwoo e devon. Com carcaças maiores, a carne tem textura firme devido ao baixo teor de gordura. Menos comum, a japanese polled é resultado da cruza com aberdeen angus e apresenta animais mochos com pouco marmoreio.

Como criar o gado wagyu?

A criação de gado wagyu não é fácil. Pecuaristas devem investir para comprar sêmen e embriões com registro genealógico. O preço da proteína é definido pelo grau de marmoreio, que vai de 1 a 12; a escala máxima obtida no Brasil é 10, devido às limitações genéticas.

Desde o segundo mês de gestação, a raça exige cuidados especiais com suplementação alimentar da vaca para explorar todo o potencial de musculatura e marmoreio. Quando nascem, os bezerros são alimentados com um concentrado especial, em um cocho separado da mãe e com mamadas controladas.

O abate do animal acontece com 30 meses de idade. Nos últimos 12 meses de vida, o gado precisa ser confinado para receber uma dieta altamente energética, e a criação deve ser registrada e certificada. Tudo isso eleva o custo de criação do boi japonês, mas também garante os preços mais altos do mundo.

Fonte: Japan Travel, Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Wagyu, Fellers Ranch

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.