Summit Agro
Qual é a diferença entre rancho, sítio, fazenda e chácara?
Você quer comprar um rancho ou um sítio? A denominação das propriedades rurais depende de tamanho e localização, mas também de questões culturais
3 minutos de leitura 03/01/2022 - 19:04
Por:
Quem busca por uma propriedade rural em imobiliárias e sites de classificados pode se deparar com diversas nomenclaturas: ranchos, chácaras, sítios e fazendas podem parecer iguais para quem é leigo no assunto. Na verdade, mesmo para os entendidos, a definição de cada tipo de imóvel pode parecer confusa — ela se relaciona com o tamanho do terreno, a localização, mas também tem muito a ver com questões culturais e pode mudar de região para região.
Por exemplo: em algumas partes da Região Norte, o tamanho é o fator mais importante para diferenciar sítios, chácaras e fazendas, enquanto no Sul as características do imóvel também são consideradas para essa categorização.
De modo geral, podemos dizer que as chácaras são propriedades menores e mais próximas da zona urbana, os sítios são um pouco maiores e mais afastados, enquanto ranchos são terrenos maiores, porém direcionados ao lazer. As grandes propriedades que não se encontram nessas outras definições podem ser chamadas de fazendas. A seguir, explicamos melhor cada um dos conceitos, para uma compreensão mais profunda.
O que é uma chácara?
Começando pelo menor tipo de propriedade rural, costuma-se denominar chácara aqueles imóveis menores e mais próximos da cidade — geralmente com apenas uma casa, algumas poucas hortas ou pomares, além de alguns animais.
Não há uma definição exata de tamanho, mas sendo esse o menor tipo, existem chácaras com alguns milhares de metros quadrados até cerca de 10 ou 12 hectares (cada hectare equivale a 10 mil m2). Em algumas regiões do País, chácaras também são propriedades usadas apenas para moradia ou lazer, sem produção agrícola.
O que é um sítio?
Quando uma propriedade rural é maior ou mais afastada da zona urbana, convencionou-se chamá-la de sítio — mesmo que usada exclusivamente para lazer. Além disso, sítios podem ter mais estrutura para produção agrícola e ser a principal fonte de renda dos moradores.
De certo modo, o sítio é uma espécie de minifazenda, com área total entre 12 ha e 100 ha. Vale lembrar que outra medida muito popular para propriedades rurais é o alqueire, cujo tamanho pode mudar pelo Brasil: um alqueire paulista, mais usado no Sul/Sudeste, vale 2,42 ha, enquanto alqueire mineiro é o dobro disso e o alqueire do Norte corresponde a 2,72 ha.
O que é um rancho?
Rancho é uma denominação mais popular no Sul e Sudeste, utilizada principalmente pelo interior de São Paulo. Corresponde a uma grande propriedade (maior que uma chácara), mas com foco no lazer ou turismo: tem uma casa confortável e, possivelmente, rios ou lagos.
Em outros estados, como Minas Gerais e algumas regiões pelo Sul do País, rancho é o nome dado à construção onde são colocados os equipamentos e suprimentos.
O que é uma fazenda?
Em resumo, as fazendas são as propriedades rurais maiores — mais de 100 ha ou 40 alqueires — e com mais estrutura para produção agrícola. Além da sede, podem existir diversas áreas de criação de animais, imensas roças com máquinas, ranchos para equipamentos e funcionários, além de outras construções. Muitos donos de fazendas não moram nessa propriedade, tendo uma casa na cidade ou uma chácara menor para uso próprio.
Para concluir, é sensato dizer que propriedades com as mesmas características podem receber o nome de rancho em uma região ou sítio em outra — de modo que a nomenclatura talvez não seja o método mais adequado para decidir qual propriedade comprar. Na dúvida, vale muito a pena conversar com um especialista para encontrar o imóvel mais adequado para os objetivos desejados.
Fonte: Tecnologia e Treinamento, Lima Negócios Imobiliários, Tropical Imobiliária.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Summit Agro
1
Greening na citricultura: entenda como controlar a peste
2
Boi gordo: tudo o que você precisa saber para iniciar uma produção
3
Fazendas verticais são a solução para um cultivo mais sustentável
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Summit Agro
Mexerica, tangerina, poncã, bergamota: entenda as diferenças
Entenda as variedades da fruta e por que os nomes geram tanta confusão
Summit Agro
O impacto da tecnologia na cadeia produtiva do agronegócio
AgTechs devem mudar a forma como a produção agrícola brasileira é operacionalizada e comercializada
Summit Agro
Desafios da automação na produção de alimentos
A automação no agronegócio será fundamental para produzir mais e abastecer o mundo de maneira sustentável
Summit Agro
Tecnologia na agricultura pode auxiliar na sustentabilidade
Aumentar a produção de alimentos sem causar danos ambientais é um desafio que o campo precisa superar, a resposta pode estar no uso inteligente da tecnologia
Peste suína: o que é e qual é o seu impacto na economia?
Conheça a doença altamente contagiosa, mortal e que ameaça o comércio de carne suína em países asiáticos
Saneamento rural: modelos de gestão e principais desafios
O saneamento rural é obrigação do poder público, mas a iniciativa privada, o terceiro setor e as próprias comunidades também podem contribuir
Interessado na produção de leite? Veja mitos e verdades sobre a atividade
O processo produtivo de leite é cheio de detalhes que podem favorecer o produtor
A importância do Manejo Integrado de Pragas para a agricultura
Técnica tem como objetivo a redução máxima de pesticidas e agrotóxicos