Erva-de-santa-maria: para que serve e como utilizar? | Agro Estadão Erva-de-santa-maria: para que serve e como utilizar? | Agro Estadão
apresenta
oferece
PUBLICIDADE

Summit Agro

Erva-de-santa-maria: para que serve e como utilizar?

Conheça os cuidados necessários na hora de utilizar o mastruz

Nome Colunistas

21/02/2023 - 10:00

word-image-22060-1
word-image-22060-1

A erva-de-santa-maria é comum no Brasil, podendo ser encontrada em diversas feiras e lojas de produtos naturais. O uso fornece uma série de benefícios para a saúde, mas é preciso ter cuidado e experiência na hora de preparar os medicamentos naturais derivados dela, já que, em excesso, a planta pode ter efeitos nocivos.

A seguir, saiba um pouco mais da erva-de-santa-maria.

Erva-de-santa-maria

A erva-de-santa-maria é nativa da América do Sul e da América Central e apresenta uma série de propriedades curativas, sendo utilizada também na alimentação. A planta herbácea se apresenta em forma de pequenos arbustos que nascem nos mais diversos terrenos.

É uma planta perene que pode atingir até 1 metro de altura, tendo folhas simples e de coloração verde-escura ou verde-clara, com flores pequenas e também esverdeadas. Os frutos são pequenos, esféricos e pretos, e o cheiro da planta é bastante forte e característico.

O nome científico é Chenopodium ambrosioides L., mas é popularmente conhecida como epazote, mastruço, mentruz, mastruz, lombrigueira, chá-do-méxico ou ambrósia-do-méxico. No sul do Brasil, o nome “mastruço” se refere a outra planta, a Coronopus didymus L.

PUBLICIDADE
Infusão, chá, cataplasma, óleo essencial: há vários usos para o mastruz. (Fonte: Pixabay/Reprodução)

Usos do mastruz para a saúde

Uma das ações mais estudadas da planta é como vermífugo, tendo ação antiparasitária comprovada graças ao ascaridol, substância ativa presente na erva. Além disso, o epazote tem comprovadas propriedades antissépticas, podendo, portanto, ser utilizado no combate à proliferação de vírus e bactérias. Ainda em relação a doenças, a erva-de-santa-maria tem ação antiulcerosa, antimalárica, hipotensora e relaxante muscular.

Popularmente, o mastruz é triturado e utilizado como anti-inflamatório e cicatrizante em casos de fraturas e pancadas. O chá ou a infusão das folhas ajudam a aliviar sintomas e combater doenças como reumatismo, sinusite, rinite, gripe e resfriado, catarro e tosse crônica, inflamação da garganta, dor ciática e até asma.

O epazote também auxilia no tratamento de gastrite e alivia dores estomacais. Além de todas essas funções, a erva-de-santa-maria é usada para aliviar o incômodo causado por picadas de insetos porque impede a proliferação de bactérias e, como é rica em antioxidantes, ajuda na cicatrização; para isso, ela é aplicada como cataplasma.

Outros usos e cuidados

A planta é comumente utilizada para temperar feijão, carnes e outros recheios na culinária mexicana. Outra aplicação comum do mastruz é na forma de óleo essencial, porém, como é bastante forte, deve ser usado com acompanhamento profissional. Em excesso, pode ser tóxico para os seres humanos, gerando efeitos como náusea, vômito, lesões hepáticas e renais, surdez, transtornos visuais e auditivos, e insuficiência cardiorrespiratória.

Além disso, em demasia, o óleo essencial pode ter propriedades abortivas. Assim, o uso da planta é contraindicado para crianças de até 3 anos, gestantes, lactantes, pessoas com doenças hepáticas, renais e auditivas.

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.