A importância do Manejo Integrado de Pragas para a agricultura | Agro Estadão A importância do Manejo Integrado de Pragas para a agricultura | Agro Estadão
apresenta
oferece
PUBLICIDADE

Summit Agro

A importância do Manejo Integrado de Pragas para a agricultura

Técnica tem como objetivo a redução máxima de pesticidas e agrotóxicos

Nome Colunistas

Summit Agro

07/11/2019 - 15:28

Os agrotóxicos surgiram como uma arma química na Segunda Guerra Mundial. Com o pós-Guerra, seu uso passou a ser direcionado à fabricação de pesticidas para o controle de pragas em plantações. Entretanto, devido ao risco que eles acarretam para a saúde e à necessidade de alternativas menos prejudiciais, foram criadas técnicas como o Manejo Integrado de Pragas (MIP).

O MIP começa com um estudo detalhado que envolve controle cultural, biológico, comportamental, genético, varietal e químico da plantação em que será aplicado. A partir disso, é possível acompanhar o solo, monitorar e fazer uma análise completa das pragas existentes. A ideia é utilizar diferentes técnicas para manter a população de pragas abaixo dos níveis de danos econômicos.

Benefícios do Manejo Integrado de Pragas

O uso constante de inseticidas pode ser prejudicial tanto para o plantio quanto para a saúde do trabalhador rural. Caso seja constatado que o nível de pragas é danoso, de acordo com os estudos, o MIP age de forma direcionada, realizando o melhor modus operandi para que a praga não se torne resistente aos agrotóxicos.

O controle biológico é um dos métodos disponíveis no MIP e consiste no uso da própria cadeia alimentar, com aplicação de bactérias, fungos, vírus, aves e insetos que utilizam as pragas como fonte de alimento. Uma tarefa importante para o trabalhador rural é saber identificar quais organismos são pragas e quais são inimigos das pragas e, por consequência, seus aliados.

Atualmente, com o advento da tecnologia, existem softwares agrícolas que ajudam no monitoramento do MIP e tornam possíveis os acessos de qualquer parte do mundo. Tudo isso tem como foco um melhor e maior controle da propriedade, facilitando a gestão e as tomadas de decisão nas plantações.

Atualmente, o MIP configura uma importância enorme para a agricultura. Com seu objetivo primário no uso em conjunto com várias ferramentas de modo organizado, planejado e em harmonia, gera maior qualidade aos materiais que estão sendo desenvolvidos, assim como melhores opções para os trabalhadores, que não se restringem apenas ao uso de produtos químicos, e para os produtores, que têm maior redução de danos na plantação.

Fonte: Embrapa, Associação Brasileira das Empresas de Controle Biológic

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.