PUBLICIDADE

Pecuária

IBGE: cresce o abate de bovino, suíno e frango no 2º tri

Apesar dos sinais de virada de ciclo, abate de bovinos foi 3,3% superior ao ano passado; crescimento também na aquisição de leite e couro

Nome Colunistas

Broadcast Agro

13/08/2025 - 12:05

Foto: Adobe Stock
Foto: Adobe Stock

Os pecuaristas brasileiros abateram 10,4 milhões de cabeças de bovinos sob algum tipo de serviço de inspeção sanitária no segundo trimestre de 2025. Isso representa alta de 3,3% em relação ao segundo trimestre de 2024, segundo os resultados preliminares das Pesquisas Trimestrais do Abate de Animais, do Leite, do Couro e da Produção de Ovos de Galinha, divulgados nesta quarta-feira, 13, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação ao primeiro trimestre de 2025, houve aumento de 5,4%.

A produção de carcaças bovinas somou 2,63 milhões de toneladas no segundo trimestre de 2025. O resultado significa um acréscimo de 1,0% em relação ao mesmo trimestre de 2024, e aumento de 6,0% em relação ao apurado no primeiro trimestre de 2025.

CONTEÚDO PATROCINADO

Suínos

Os produtores brasileiros abateram 14,87 milhões de cabeças de suínos sob algum tipo de serviço de inspeção sanitária no segundo trimestre de 2025, uma alta de 1,6% em relação ao segundo trimestre de 2024, segundo os resultados preliminares das Pesquisas Trimestrais do Abate de Animais, do Leite, do Couro e da Produção de Ovos de Galinha, do IBGE. Em relação ao primeiro trimestre de 2025, houve um avanço de 3,8%.

O peso acumulado das carcaças somou 1,40 milhão de toneladas no primeiro trimestre de 2025, um aumento de 4,7% em relação ao segundo trimestre de 2024. Em relação ao primeiro trimestre de 2025, houve uma elevação de 6,1%.

Frango

Os criadores brasileiros abateram 1,64 bilhão de frangos sob algum tipo de serviço de inspeção sanitária no segundo trimestre de 2025, uma alta de 1,1% em relação ao segundo trimestre de 2024, segundo os resultados preliminares das Pesquisas Trimestrais do Abate de Animais, do Leite, do Couro e da Produção de Ovos de Galinha, do IBGE. Em relação ao primeiro trimestre de 2025, houve estabilidade (0,0%).

PUBLICIDADE

O peso acumulado das carcaças somou 3,56 milhões de toneladas no segundo trimestre de 2025, um acréscimo de 2,7% em relação ao segundo trimestre de 2024. Na comparação com o primeiro trimestre de 2025, houve elevação de 2,4%.

Ovos

A produção de ovos de galinha no País somou 1,22 bilhão de dúzias no segundo trimestre de 2025, segundo os resultados preliminares das Pesquisas Trimestrais do Abate de Animais, do Leite, do Couro e da Produção de Ovos de Galinha, do IBGE.

O montante representa uma alta de 4,0% em relação ao segundo trimestre de 2024. Na comparação com o primeiro trimestre de 2025, houve elevação de 1,6%.

Leite

A aquisição de leite cru feita pelos estabelecimentos que atuam sob algum tipo de inspeção sanitária (federal, estadual ou municipal) no País somou 6,50 bilhões de litros no segundo trimestre de 2025, segundo os resultados preliminares das Pesquisas Trimestrais do Abate de Animais, do Leite, do Couro e da Produção de Ovos de Galinha, do IBGE.

O montante representa uma elevação de 9,3% em relação ao segundo trimestre de 2024. Na comparação com o primeiro trimestre de 2025, houve alta de 0,1%.

PUBLICIDADE

Couro

A aquisição de couro cru no País somou 10,55 milhões de peças inteiras de couro cru bovino no segundo trimestre de 2025, segundo os resultados preliminares das Pesquisas Trimestrais do Abate de Animais, do Leite, do Couro e da Produção de Ovos de Galinha, do IBGE.

O resultado representa uma alta de 2,6% em relação ao segundo trimestre de 2024. Na comparação com o primeiro trimestre de 2025, houve redução de 1,9%.

A pesquisa do IBGE investiga apenas os curtumes que efetuam curtimento de pelo menos 5 mil unidades inteiras de couro cru bovino por ano.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Navio com 3 mil vacas volta ao Uruguai após ser recusado na Turquia

Pecuária

Navio com 3 mil vacas volta ao Uruguai após ser recusado na Turquia

Governo uruguaio atribui impasse a um conflito comercial entre exportador e importador, e afirma que relação comercial e sanitária com a Turquia está mantida

Novo recorde: vaca brasileira é a mais cara do mundo

Pecuária

Novo recorde: vaca brasileira é a mais cara do mundo

Filha supera mãe ao ser avaliada em R$ 54 milhões, valor inédito foi resultado do Leilão Cataratas Collection

Descubra a marcha batida, o movimento mais famoso do Mangalarga Marchador

Pecuária

Descubra a marcha batida, o movimento mais famoso do Mangalarga Marchador

BH recebe até sábado o campeonato de marcha batida, reunindo mais de 700 exemplares de cavalos da raça Mangalarga Marchador

Raiva em rebanhos acende alerta no Paraná

Pecuária

Raiva em rebanhos acende alerta no Paraná

Vacinação obrigatória em 30 municípios e ações educativas buscam conter avanço da zoonose no Oeste do Estado

PUBLICIDADE

Pecuária

Brasil conquista 50 medalhas no maior concurso de queijos do mundo

Mais de 5,2 mil produtores de 46 países disputaram o World Cheese Awards 2025, na Suíça

Pecuária

Identificação do rebanho: por que é fundamental para a pecuária

O sistema individual permite registrar histórico sanitário, reprodutivo e otimiza a seleção genética dos bovinos

Pecuária

Leite A2: entenda os benefícios e como incluir em sua produção

Produto obtido de vacas A2A2 promete reduzir desconfortos digestivos e valorizar a produção rural

Pecuária

Corte tarifário dos EUA reacende expectativa de alta na arroba, diz Cepea

Mesmo com tarifa ainda em 40%, especialistas projetam aumento da demanda norte-americana

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.