Pecuária
IBGE: cresce o abate de bovino, suíno e frango no 2º tri
Apesar dos sinais de virada de ciclo, abate de bovinos foi 3,3% superior ao ano passado; crescimento também na aquisição de leite e couro

Broadcast Agro
13/08/2025 - 12:05

Os pecuaristas brasileiros abateram 10,4 milhões de cabeças de bovinos sob algum tipo de serviço de inspeção sanitária no segundo trimestre de 2025. Isso representa alta de 3,3% em relação ao segundo trimestre de 2024, segundo os resultados preliminares das Pesquisas Trimestrais do Abate de Animais, do Leite, do Couro e da Produção de Ovos de Galinha, divulgados nesta quarta-feira, 13, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação ao primeiro trimestre de 2025, houve aumento de 5,4%.
A produção de carcaças bovinas somou 2,63 milhões de toneladas no segundo trimestre de 2025. O resultado significa um acréscimo de 1,0% em relação ao mesmo trimestre de 2024, e aumento de 6,0% em relação ao apurado no primeiro trimestre de 2025.
Suínos
Os produtores brasileiros abateram 14,87 milhões de cabeças de suínos sob algum tipo de serviço de inspeção sanitária no segundo trimestre de 2025, uma alta de 1,6% em relação ao segundo trimestre de 2024, segundo os resultados preliminares das Pesquisas Trimestrais do Abate de Animais, do Leite, do Couro e da Produção de Ovos de Galinha, do IBGE. Em relação ao primeiro trimestre de 2025, houve um avanço de 3,8%.
O peso acumulado das carcaças somou 1,40 milhão de toneladas no primeiro trimestre de 2025, um aumento de 4,7% em relação ao segundo trimestre de 2024. Em relação ao primeiro trimestre de 2025, houve uma elevação de 6,1%.
Frango
Os criadores brasileiros abateram 1,64 bilhão de frangos sob algum tipo de serviço de inspeção sanitária no segundo trimestre de 2025, uma alta de 1,1% em relação ao segundo trimestre de 2024, segundo os resultados preliminares das Pesquisas Trimestrais do Abate de Animais, do Leite, do Couro e da Produção de Ovos de Galinha, do IBGE. Em relação ao primeiro trimestre de 2025, houve estabilidade (0,0%).
O peso acumulado das carcaças somou 3,56 milhões de toneladas no segundo trimestre de 2025, um acréscimo de 2,7% em relação ao segundo trimestre de 2024. Na comparação com o primeiro trimestre de 2025, houve elevação de 2,4%.
Ovos
A produção de ovos de galinha no País somou 1,22 bilhão de dúzias no segundo trimestre de 2025, segundo os resultados preliminares das Pesquisas Trimestrais do Abate de Animais, do Leite, do Couro e da Produção de Ovos de Galinha, do IBGE.
O montante representa uma alta de 4,0% em relação ao segundo trimestre de 2024. Na comparação com o primeiro trimestre de 2025, houve elevação de 1,6%.
Leite
A aquisição de leite cru feita pelos estabelecimentos que atuam sob algum tipo de inspeção sanitária (federal, estadual ou municipal) no País somou 6,50 bilhões de litros no segundo trimestre de 2025, segundo os resultados preliminares das Pesquisas Trimestrais do Abate de Animais, do Leite, do Couro e da Produção de Ovos de Galinha, do IBGE.
O montante representa uma elevação de 9,3% em relação ao segundo trimestre de 2024. Na comparação com o primeiro trimestre de 2025, houve alta de 0,1%.
Couro
A aquisição de couro cru no País somou 10,55 milhões de peças inteiras de couro cru bovino no segundo trimestre de 2025, segundo os resultados preliminares das Pesquisas Trimestrais do Abate de Animais, do Leite, do Couro e da Produção de Ovos de Galinha, do IBGE.
O resultado representa uma alta de 2,6% em relação ao segundo trimestre de 2024. Na comparação com o primeiro trimestre de 2025, houve redução de 1,9%.
A pesquisa do IBGE investiga apenas os curtumes que efetuam curtimento de pelo menos 5 mil unidades inteiras de couro cru bovino por ano.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Pecuária
1
Cavalo andaluz: por que ele é ideal para sua fazenda
2
Efeito tarifa: frigoríficos suspendem compras e entram em férias coletivas
3
Quem perde com o tarifaço dos EUA sobre a carne brasileira?
4
Tarifas: JBS e Marfrig tentam incluir carne brasileira em isenção, diz ABIEC
5
Boi bombeiro? A curiosa estratégia que usa gado para evitar queimadas
6
Pecuaristas seguram boi e questionam queda da arroba

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Pecuária
Prova de Eficiência Alimentar para bovinos jovens tem inscrições até 22 de agosto
Iniciativa é da Associação Brasileira de Angus e Ultrablack em parceria com a Embrapa Pecuária Sul; animais serão avaliados por três meses

Pecuária
Tarifas: JBS e Marfrig tentam incluir carne brasileira em isenção, diz ABIEC
Empresas têm pressionado o governo diante da alta nos preços da carne que pode comprometer o ‘hambúrguer perfeito’ nos EUA

Pecuária
Brasil e Japão vão testar soluções para recuperar pastagens degradadas
Iniciativa busca, por meio da ciência, criar estratégias sustentáveis para transformar áreas improdutivas em solos férteis

Pecuária
Expointer terá maior número de animais de argola em 12 anos
Com retorno das aves e pássaros, inscrições cresceram 47,69% em relação a 2024; sem eles, aumento foi de 21%
Pecuária
Conheça o cavalo que mais parece uma pintura
Ao escolher um Paint Horse, é fundamental analisar pedigree, conformação, temperamento e histórico de saúde, garantindo um investimento seguro
Pecuária
Quem perde com o tarifaço dos EUA sobre a carne brasileira?
Após tarifa, custo da carne brasileira no mercado norte-americano sobe para US$ 8.400 por tonelada e perde competitividade
Pecuária
Preço do boi gordo reage e ultrapassa R$ 300,00 em SP
Baixa oferta de boi gordo e o bom escoamento da carne ajudaram a recuperação dos preços também em outras praças
Pecuária
Fiscais apreendem ovos irregulares vendidos em área nobre de Brasília
Granja operava sem registro e em condições sanitárias precárias; governo alerta sobre riscos e orienta regularização