PUBLICIDADE

Pecuária

IBGE: cresce o abate de bovino, suíno e frango no 2º tri

Apesar dos sinais de virada de ciclo, abate de bovinos foi 3,3% superior ao ano passado; crescimento também na aquisição de leite e couro

Nome Colunistas

Broadcast Agro

13/08/2025 - 12:05

Foto: Adobe Stock
Foto: Adobe Stock

Os pecuaristas brasileiros abateram 10,4 milhões de cabeças de bovinos sob algum tipo de serviço de inspeção sanitária no segundo trimestre de 2025. Isso representa alta de 3,3% em relação ao segundo trimestre de 2024, segundo os resultados preliminares das Pesquisas Trimestrais do Abate de Animais, do Leite, do Couro e da Produção de Ovos de Galinha, divulgados nesta quarta-feira, 13, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação ao primeiro trimestre de 2025, houve aumento de 5,4%.

A produção de carcaças bovinas somou 2,63 milhões de toneladas no segundo trimestre de 2025. O resultado significa um acréscimo de 1,0% em relação ao mesmo trimestre de 2024, e aumento de 6,0% em relação ao apurado no primeiro trimestre de 2025.

Suínos

Os produtores brasileiros abateram 14,87 milhões de cabeças de suínos sob algum tipo de serviço de inspeção sanitária no segundo trimestre de 2025, uma alta de 1,6% em relação ao segundo trimestre de 2024, segundo os resultados preliminares das Pesquisas Trimestrais do Abate de Animais, do Leite, do Couro e da Produção de Ovos de Galinha, do IBGE. Em relação ao primeiro trimestre de 2025, houve um avanço de 3,8%.

O peso acumulado das carcaças somou 1,40 milhão de toneladas no primeiro trimestre de 2025, um aumento de 4,7% em relação ao segundo trimestre de 2024. Em relação ao primeiro trimestre de 2025, houve uma elevação de 6,1%.

Frango

Os criadores brasileiros abateram 1,64 bilhão de frangos sob algum tipo de serviço de inspeção sanitária no segundo trimestre de 2025, uma alta de 1,1% em relação ao segundo trimestre de 2024, segundo os resultados preliminares das Pesquisas Trimestrais do Abate de Animais, do Leite, do Couro e da Produção de Ovos de Galinha, do IBGE. Em relação ao primeiro trimestre de 2025, houve estabilidade (0,0%).

PUBLICIDADE

O peso acumulado das carcaças somou 3,56 milhões de toneladas no segundo trimestre de 2025, um acréscimo de 2,7% em relação ao segundo trimestre de 2024. Na comparação com o primeiro trimestre de 2025, houve elevação de 2,4%.

Ovos

A produção de ovos de galinha no País somou 1,22 bilhão de dúzias no segundo trimestre de 2025, segundo os resultados preliminares das Pesquisas Trimestrais do Abate de Animais, do Leite, do Couro e da Produção de Ovos de Galinha, do IBGE.

O montante representa uma alta de 4,0% em relação ao segundo trimestre de 2024. Na comparação com o primeiro trimestre de 2025, houve elevação de 1,6%.

Leite

A aquisição de leite cru feita pelos estabelecimentos que atuam sob algum tipo de inspeção sanitária (federal, estadual ou municipal) no País somou 6,50 bilhões de litros no segundo trimestre de 2025, segundo os resultados preliminares das Pesquisas Trimestrais do Abate de Animais, do Leite, do Couro e da Produção de Ovos de Galinha, do IBGE.

O montante representa uma elevação de 9,3% em relação ao segundo trimestre de 2024. Na comparação com o primeiro trimestre de 2025, houve alta de 0,1%.

PUBLICIDADE

Couro

A aquisição de couro cru no País somou 10,55 milhões de peças inteiras de couro cru bovino no segundo trimestre de 2025, segundo os resultados preliminares das Pesquisas Trimestrais do Abate de Animais, do Leite, do Couro e da Produção de Ovos de Galinha, do IBGE.

O resultado representa uma alta de 2,6% em relação ao segundo trimestre de 2024. Na comparação com o primeiro trimestre de 2025, houve redução de 1,9%.

A pesquisa do IBGE investiga apenas os curtumes que efetuam curtimento de pelo menos 5 mil unidades inteiras de couro cru bovino por ano.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Rondônia confirma foco de raiva bovina e reforça alerta para vacinação do rebanho

Pecuária

Rondônia confirma foco de raiva bovina e reforça alerta para vacinação do rebanho

Três animais morreram em Campo Novo de Rondônia; Idaron intensifica ações de controle e orienta produtores sobre prevenção

De olho na Ásia, pecuária exportadora terá outubro de missões em países parceiros

Pecuária

De olho na Ásia, pecuária exportadora terá outubro de missões em países parceiros

Conversa entre Lula e Trump também reanima setor, que vê cenário propício para negociações

Sistema pecuária-floresta aumenta produção em até 20%, diz consultor

Pecuária

Sistema pecuária-floresta aumenta produção em até 20%, diz consultor

Para especialista, desafio é converter pastagens em áreas produtivas que capturam carbono e geram mais lucro

Paraná assume liderança nacional na produção de mel

Pecuária

Paraná assume liderança nacional na produção de mel

Com 9,8 mil toneladas em 2024, Estado ultrapassa o Piauí e responde por 14,6% do total brasileiro; veja o ranking de produção de mel no Brasil

PUBLICIDADE

Pecuária

Ameaça no campo: saiba mais sobre as moscas-varejeiras

As moscas-varejeiras são um desafio para produtores rurais, causando prejuízos e comprometendo o bem-estar animal

Pecuária

Dieta energética aumenta produção de embriões em novilhas Nelore

Pesquisa da Embrapa e da UnB mostra que novilhas Nelore com dieta reforçada alcançam retorno econômico até 2,8 vezes maior

Pecuária

Por que o galo canta pela manhã?

O canto do galo é uma complexa ferramenta de comunicação que demarca território, estabelece hierarquia e atua como sentinela contra predadores

Pecuária

Saiba como será a ovelha do futuro

Projeto de melhoramento genético busca oferecer à ovinocultura de corte animais mais eficientes, produtivos e rentáveis

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.