PUBLICIDADE

Pecuária

De olho na Ásia, pecuária exportadora terá outubro de missões em países parceiros

Possível conversa entre Lula e Trump também reanima setor, que vê cenário propício para negociações

Nome Colunistas

Daumildo Júnior | Brasília | daumildo.junior@estadao.com

06/10/2025 - 05:00

Foto: Redes Sociais/Reprodução
Foto: Redes Sociais/Reprodução

A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) prepara, para este mês, uma sequência de visitas a importantes parceiros comerciais, levando na bagagem não só a proteína, mas também a gastronomia brasileira. Na agenda, estão previstas ao menos três missões, e o Brazilian Beef Dinner vai fazer parte do roteiro.

“Vamos com 30 a 40 associados fazer essas visitas e o que a gente chama de Brazilian Beef Dinner, que é uma estratégia de levar as empresas para conversar diretamente com quem consome a carne bovina: grandes redes varejistas, atacadistas, eventualmente, estados e municípios que compram carne bovina”, comentou o presidente da Abiec, Roberto Perosa, em entrevista ao Agro Estadão.

Estreia do projeto de promoção da carne bovina ocorreu com jantares no Marrocos e Egito. Foto: Abiec/Divulgação

Os empresários vão visitar e estreitar relacionamentos com Indonésia e China, respectivamente, entre 21 a 26 de outubro e 27 de outubro a 10 de novembro. Além disso, Perosa e alguns associados participam, nesta semana, da Anuga, feira de alimentos realizada em Colônia, na Alemanha. Nessa viagem, porém, a noite de comida brasileira não está prevista. 

Interiorização e expansão de mercados recém-abertos

Na visita à Indonésia, a proposta é aproximar e marcar a presença brasileira. O país do Sudeste Asiático tem uma população superior a 280 milhões de pessoas e nos últimos meses abriu o mercado de miúdos, carne bovina com ossos e material genético de bovinos. Outro avanço foram as novas habilitações de frigoríficos, chegando a 38 plantas aptas. 

“Na Ásia, principalmente, por conta da história do povo asiático, de várias guerras que tiveram, das necessidades que foram passadas, eles têm o costume de consumir essas carnes menos apreciadas aqui no Brasil”, explicou Perosa ao destacar o potencial de agregação de valor a partes do boi que têm preço baixo no mercado brasileiro, por falta de demanda, mas são valorizadas no mercado asiático. 

PUBLICIDADE

Já a missão à China faz parte da estratégia dos exportadores de “interiorização da carne bovina brasileira”. Com uma demanda considerada estável pelo presidente da Abiec, a intenção por lá é a consolidação do mercado, mas também desenvolver outras oportunidades como a venda de miúdos — atualmente, o mercado chinês não é aberto a esse produto do Brasil. O roteiro no gigante asiático deve terminar na Expo Internacional de Importação da China (CIIE, sigla em inglês), que acontece em Xangai, entre 05 e 10 de novembro. 

Brazilian Beef Dinner é um evento que reúne convidados estratégicos para mostrar a qualidade da carne bovina, assim como a gastronomia brasileira. Foto: Divulgação/Abiec

Visitas em frigoríficos brasileiros foram “positivas”

Como mostrado pelo Agro Estadão, uma comitiva chinesa esteve no Brasil para tratar de uma série de assuntos, entre eles visitar plantas frigoríficas de bovinos. O objetivo foi fazer a avaliação que servirá de base em uma eventual abertura de mercado para cálculo biliar. 

“As empresas que receberam as visitas nos disseram que foram muito positivas. Então, nós temos que aguardar o laudo final dos avaliadores”, acrescentou Perosa. Questionado sobre quanto tempo esse novo mercado poderia demorar para ser aberto, ele afirmou não haver um padrão nesses casos, mas que pode ocorrer em um “momento diplomático adequado” com a Conferência do Clima das Nações Unidas (COP 30), no próximo mês. 

Há boas expectativas também quanto a novas habilitações para o México. Os mexicanos estiveram no Brasil em meados do mês passado e visitaram 14 plantas em seis Estados. Perguntado sobre a ausência na lista de frigoríficos do Pará, o presidente da associação disse que essa é uma decisão das autoridades mexicanas, cuja orientação é habilitar apenas frigoríficos que também já são aprovados pelos Estados Unidos (EUA). Neste caso, o Pará não tem plantas aptas para exportação aos norte-americanos. 

Sinalização de Trump anima setor

A Abiec também mantém esperanças de um avanço na questão do tarifaço norte-americano. O motivo do ânimo renovado foi o aceno dado pelo presidente americano, Donald Trump, de uma possível conversa com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva

PUBLICIDADE

“Nós estamos muito esperançosos de que possa haver uma negociação no sentido da carne bovina”, comentou Perosa. Isso porque, segundo ele, apesar das conversas no âmbito do setor privado e do contato da entidade com o governo dos EUA, ainda é necessário “o contexto político” para que as tratativas consigam andar. 

Perosa ainda lembra que a pressão sobre o mercado norte-americano pode influenciar, já que a carne por lá teve uma valorização grande. Isso tem impactado redes de fast food, atacadistas e varejistas que “não estão conseguindo repassar a totalidade desses preços”. Esse cenário da economia norte-americana e da política favorece um entendimento, na visão do presidente da Abiec. 

“Os dados mais recentes são de que houve um acréscimo entre 7% e 11% [dos preços]. Isso nos Estados Unidos é muito grande, porque a inflação lá é muito mais controlada do que aqui”, afirmou. 

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Sistema pecuária-floresta aumenta produção em até 20%, diz consultor

Pecuária

Sistema pecuária-floresta aumenta produção em até 20%, diz consultor

Para especialista, desafio é converter pastagens em áreas produtivas que capturam carbono e geram mais lucro

Paraná assume liderança nacional na produção de mel

Pecuária

Paraná assume liderança nacional na produção de mel

Com 9,8 mil toneladas em 2024, Estado ultrapassa o Piauí e responde por 14,6% do total brasileiro; veja o ranking de produção de mel no Brasil

Ameaça no campo: saiba mais sobre as moscas-varejeiras

Pecuária

Ameaça no campo: saiba mais sobre as moscas-varejeiras

As moscas-varejeiras são um desafio para produtores rurais, causando prejuízos e comprometendo o bem-estar animal

Dieta energética aumenta produção de embriões em novilhas Nelore

Pecuária

Dieta energética aumenta produção de embriões em novilhas Nelore

Pesquisa da Embrapa e da UnB mostra que novilhas Nelore com dieta reforçada alcançam retorno econômico até 2,8 vezes maior

PUBLICIDADE

Pecuária

Por que o galo canta pela manhã?

O canto do galo é uma complexa ferramenta de comunicação que demarca território, estabelece hierarquia e atua como sentinela contra predadores

Pecuária

Saiba como será a ovelha do futuro

Projeto de melhoramento genético busca oferecer à ovinocultura de corte animais mais eficientes, produtivos e rentáveis

Pecuária

Quando a pecuária vira lavoura: entenda o conceito de 'colheita de carne'

Conceito em fazenda no RS alcança quase uma tonelada de ganho de peso vivo por hectare ao ano com pastagens permanentes

Pecuária

Pecuaristas lançam carta com compromissos para produção sustentável 

Produtores também pedem métricas adequadas para a atividade feita nos diferentes biomas brasileiros

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.