PUBLICIDADE

Inovação

Pesquisadores criam bandejas de amido e cúrcuma como alternativa ao isopor

Enquanto o isopor pode se fragmentar em microplásticos e ficar por séculos na natureza, material obtido na USP se degrada em até 31 dias

Nome Colunistas

Redação Agro Estadão

08/09/2025 - 16:51

Bandejas são indicadas para alimentos perecíveis, como frutas. Foto: Guilherme Aguilar/Arquivo pessoal
Bandejas são indicadas para alimentos perecíveis, como frutas. Foto: Guilherme Aguilar/Arquivo pessoal

Um grupo de cientistas da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP em Ribeirão Preto (SP) desenvolveu protótipos de bandejas biodegradáveis capazes de substituir o isopor (poliestireno expandido – EPS), amplamente usado em embalagens alimentícias, mas que, por ser um derivado de petróleo, causa sérios impactos ambientais.

A inovação combina amido, um polímero biodegradável, com resíduo de cúrcuma, um subproduto vegetal. O amido permite a formação de uma espuma resistente, enquanto a cúrcuma melhora a consistência, aumenta a repelência à água e contribui para o isolamento térmico, sem prejuízos ambientais.

CONTEÚDO PATROCINADO

Segundo Guilherme José Aguilar, principal pesquisador do grupo, os protótipos apresentam vantagens significativas em relação ao isopor. “As bandejas são produzidas a partir de fontes renováveis, são totalmente biodegradáveis e se decompõem rapidamente no ambiente”. Ele alerta que, ao contrário, o isopor se fragmenta em microplásticos que podem permanecer por séculos na natureza, afetando ecossistemas e representando riscos à saúde humana.

Como foram produzidas

Sob orientação da professora Delia Rita Tapia Blácido, a equipe elaborou diferentes versões das bandejas, variando a proporção entre amido e cúrcuma: 100:0 (controle, apenas amido), 90:10, 80:20 e 70:30. A formulação incluiu ainda glicerol, goma guar, estearato de magnésio e água, moldados em uma termoprensa industrial.

Os protótipos foram submetidos a testes de resistência térmica, absorção de água e biodegradabilidade. Os resultados indicaram que a presença do resíduo de cúrcuma reduziu a absorção de líquidos e aumentou a resistência mecânica em comparação com o isopor. Apesar disso, os modelos não são recomendados para altas temperaturas, já que começam a deteriorar a partir de 250 °C.

PUBLICIDADE

“Essas bandejas são ideais para alimentos perecíveis e embalagens de fast food, que exigem proteção em temperatura ambiente ou refrigerada, mas não suportam calor intenso”, explica Aguilar, em nota.

Comparativo entre cúrcuma em pó e resíduo de cúrcuma:

Degradação acelerada

Um dos pontos de destaque do estudo foi a análise de biodegradabilidade. A decomposição das bandejas, quando enterradas em solo rico em matéria orgânica a 3 centímetros de profundidade, para simular condições do ambiente, levou até 31 dias, dependendo da proporção de cúrcuma utilizada. A versão feita apenas de amido desapareceu em 14 dias. Por outro lado, o isopor testado não apresentou qualquer alteração durante o mesmo período.

Perspectivas de mercado

Os resultados foram publicados no Journal of Cleaner Production e revelam forte potencial comercial para a tecnologia. A formulação considerada mais equilibrada foi a de 90:10, que combinou resistência mecânica, repelência à água e rápida degradação.

Apesar do otimismo, Aguilar explica que ainda são necessários novos testes em escala industrial e análises de viabilidade econômica para consolidar a aplicação no mercado. A equipe também pretende avaliar a segurança do material em contato direto com alimentos.

“Existe uma grande oportunidade para inserção no mercado, especialmente em setores que buscam soluções sustentáveis para embalagens descartáveis”, conclui o pesquisador.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Concurso nacional vai premiar invenções da agricultura familiar

Inovação

Concurso nacional vai premiar invenções da agricultura familiar

Iniciativa buscar reconhecer máquinas e equipamentos criados para reduzir esforço no campo e ampliar renda de pequenos produtores

Novo nematoide é descoberto em planta comum de Minas Gerais

Inovação

Novo nematoide é descoberto em planta comum de Minas Gerais

Equipe brasileira identifica gênero inédito em folhas de corda-de-viola — trepadeiras comuns em áreas tropicais

Embrapa terá primeira unidade internacional mista de pesquisa

Inovação

Embrapa terá primeira unidade internacional mista de pesquisa

Instalação terá duas sedes e previsão de funcionar pelos próximos cinco anos

Sistema antigranizo: prefeitos do RS querem tecnologia para evitar perdas no agro

Inovação

Sistema antigranizo: prefeitos do RS querem tecnologia para evitar perdas no agro

Após prejuízos milionários, cidades gaúchas se mobilizam para instalar tecnologia usada em Santa Catarina há décadas; veja como funciona

PUBLICIDADE

Inovação

Castanha-do-brasil vira farinha “turbinada” e rende proteína texturizada

Pesquisa revela que ingrediente amazônico pode substituir a farinha de trigo em produtos plant-based com boa aceitação do público

Inovação

Pesquisa quer transformar algas marinhas em atum vegetal; entenda

A economia ligada ao mar movimenta cerca de US$ 1,5 trilhão ao ano, com expectativa de dobrar até 2030, aponta a Embrapa

Inovação

Safra de soja 27/28 deve ter nova geração de semente com maior controle de daninhas e lagartas

Testes começam na próxima safra, mas ainda faltam autorizações nos países exportadores, o que empurra a comercialização para mais adiante

CONTEÚDO PATROCINADO

Manual do irrigante: conheça o guia para quem quer irrigar com precisão e produtividade

Desenvolvido pelos especialistas da Netafim, o manual reúne fundamentos essenciais no processo de se tornar um irrigante no Brasil

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.