Inovação
Pesquisadores criam bandejas de amido e cúrcuma como alternativa ao isopor
Enquanto o isopor pode se fragmentar em microplásticos e ficar por séculos na natureza, material obtido na USP se degrada em até 31 dias

Redação Agro Estadão
08/09/2025 - 16:51

Um grupo de cientistas da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP em Ribeirão Preto (SP) desenvolveu protótipos de bandejas biodegradáveis capazes de substituir o isopor (poliestireno expandido – EPS), amplamente usado em embalagens alimentícias, mas que, por ser um derivado de petróleo, causa sérios impactos ambientais.
A inovação combina amido, um polímero biodegradável, com resíduo de cúrcuma, um subproduto vegetal. O amido permite a formação de uma espuma resistente, enquanto a cúrcuma melhora a consistência, aumenta a repelência à água e contribui para o isolamento térmico, sem prejuízos ambientais.
Segundo Guilherme José Aguilar, principal pesquisador do grupo, os protótipos apresentam vantagens significativas em relação ao isopor. “As bandejas são produzidas a partir de fontes renováveis, são totalmente biodegradáveis e se decompõem rapidamente no ambiente”. Ele alerta que, ao contrário, o isopor se fragmenta em microplásticos que podem permanecer por séculos na natureza, afetando ecossistemas e representando riscos à saúde humana.
Como foram produzidas
Sob orientação da professora Delia Rita Tapia Blácido, a equipe elaborou diferentes versões das bandejas, variando a proporção entre amido e cúrcuma: 100:0 (controle, apenas amido), 90:10, 80:20 e 70:30. A formulação incluiu ainda glicerol, goma guar, estearato de magnésio e água, moldados em uma termoprensa industrial.
Os protótipos foram submetidos a testes de resistência térmica, absorção de água e biodegradabilidade. Os resultados indicaram que a presença do resíduo de cúrcuma reduziu a absorção de líquidos e aumentou a resistência mecânica em comparação com o isopor. Apesar disso, os modelos não são recomendados para altas temperaturas, já que começam a deteriorar a partir de 250 °C.
“Essas bandejas são ideais para alimentos perecíveis e embalagens de fast food, que exigem proteção em temperatura ambiente ou refrigerada, mas não suportam calor intenso”, explica Aguilar, em nota.
Comparativo entre cúrcuma em pó e resíduo de cúrcuma:


Degradação acelerada
Um dos pontos de destaque do estudo foi a análise de biodegradabilidade. A decomposição das bandejas, quando enterradas em solo rico em matéria orgânica a 3 centímetros de profundidade, para simular condições do ambiente, levou até 31 dias, dependendo da proporção de cúrcuma utilizada. A versão feita apenas de amido desapareceu em 14 dias. Por outro lado, o isopor testado não apresentou qualquer alteração durante o mesmo período.
Perspectivas de mercado
Os resultados foram publicados no Journal of Cleaner Production e revelam forte potencial comercial para a tecnologia. A formulação considerada mais equilibrada foi a de 90:10, que combinou resistência mecânica, repelência à água e rápida degradação.
Apesar do otimismo, Aguilar explica que ainda são necessários novos testes em escala industrial e análises de viabilidade econômica para consolidar a aplicação no mercado. A equipe também pretende avaliar a segurança do material em contato direto com alimentos.
“Existe uma grande oportunidade para inserção no mercado, especialmente em setores que buscam soluções sustentáveis para embalagens descartáveis”, conclui o pesquisador.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Inovação
1
Qual a estratégia brasileira para evitar extinção da banana?
2
Nova tecnologia promete controlar nematoides na soja
3
Bayer inicia processo de registro de novo herbicida
4
Primeira usina de etanol de trigo do Brasil vai processar 100 t por dia
5
Bactéria da caatinga ajuda a reduzir estresse hídrico nas lavouras
6
MG recebe 1º concurso internacional de Torra entre Brasil e Japão

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Inovação
Biometria de focinho: inovação para a rastreabilidade bovina
Tecnologia QR Cattle usa focinho como impressão digital para garantir rastreabilidade bovina e segurança na pecuária

Inovação
Concurso vai premiar melhor molho de pimenta artesanal
Inscrições vão até 9 de setembro; os cinco primeiros colocados receberão certificados, selos de participação e premiação em dinheiro

Inovação
Embrapa quer usar planta da tequila para produzir etanol
Agave tequilana, suculenta de folhas azuladas, vira alternativa para produção de biocombustível e insumo sustentável no Semiárido

Inovação
Qual a estratégia brasileira para evitar extinção da banana?
Pesquisador da Embrapa aponta o caminho para o país enfrentar a murcha de Fusarium, doença que ameaça acabar com as bananeiras
Inovação
MG recebe 1º concurso internacional de Torra entre Brasil e Japão
Evento vai destacar qualidade dos cafés especiais e estreitar laços entre os países; vencedores serão anunciados no dia 25 de agosto
Inovação
Nova tecnologia promete controlar nematoides na soja
Solução promete bloquear a absorção de nutrientes pelas pragas, que geram prejuízos anuais de R$ 16 bilhões à cultura
Inovação
Bactéria da caatinga ajuda a reduzir estresse hídrico nas lavouras
Testes em diversas regiões do Brasil mostraram que a nova tecnologia pode aumentar a produtividade em até 20%
Inovação
Bayer inicia processo de registro de novo herbicida
Pedido foi submetido em três países, além da União Europeia, mas Brasil será o primeiro a ter o produto disponível