PUBLICIDADE

Inovação

Parceria deve impulsionar inovação no setor canavieiro

Ações conjuntas com Orplana irão testar e adaptar tecnologias da Embrapa às necessidades reais dos produtores

Nome Colunistas

Redação Agro Estadão

08/04/2025 - 09:47

Foto: Paulo Lanzetta/Embrapa
Foto: Paulo Lanzetta/Embrapa

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (Orplana) firmaram um acordo de cooperação para fomentar a pesquisa no setor canavieiro. Com vigência inicial de cinco anos, o convênio vai promover a transferência e a validação de tecnologias da Embrapa diretamente nas lavouras de associados da Orplana, acelerando a adoção de soluções inovadoras pelos produtores.

Entre as principais frentes de atuação estão o desenvolvimento de bioinsumos, o manejo sustentável e a implementação de sistemas de produção adaptados à realidade dos produtores.

As negociações entre a Embrapa e a Orplana tiveram início durante o Cana Summit 2024, quando foi firmado um Protocolo de Intenções para unir esforços em ações conjuntas e apoio técnico entre as partes. A proposta era que, ao término do ciclo de experimentação, fosse possível elaborar um conjunto de recomendações técnicas com potencial para aumentar a produtividade dos canaviais, aproximando a pesquisa científica dos desafios reais enfrentados no campo.

A partir dessa iniciativa, a Orplana mobilizou suas associações filiadas para identificar quais estariam dispostas a receber e conduzir experimentos em campo, além de mapear os principais obstáculos técnicos e produtivos vivenciados pelos produtores. Com essas informações, a Embrapa Agroenergia cruzou as demandas levantadas com o portfólio de tecnologias e ativos disponíveis nas diversas unidades da entidade. O resultado foi um conjunto de soluções tecnológicas alinhadas às necessidades apontadas pelas associações.

Próximos passos

Após a assinatura do acordo, o próximo passo será a realização de workshops técnicos entre equipes da Embrapa e os produtores das associações interessadas. Esses encontros servirão para definir os experimentos a serem conduzidos em campo, além de estabelecer os termos dos acordos de cooperação entre as unidades da Embrapa responsáveis pelas tecnologias e as associações parceiras no desenvolvimento e validação das soluções. A expectativa é que essa etapa ocorra nos próximos meses.

Além da parceria com a Orplana, a Embrapa também anunciou a criação de um Programa Nacional de Pesquisa em Cana-de-açúcar com foco na inovação aplicada à produção canavieira e deve lançar, ainda este ano, uma chamada pública para seleção de projetos em colaboração com o setor produtivo.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Ministério da Agricultura lança plataforma para integrar investidores e startups 

Inovação

Ministério da Agricultura lança plataforma para integrar investidores e startups 

Ao todo, 15 Estados já assinaram um protocolo de intenções para participar da ferramenta que pretende ser uma vitrine de inovações

Por que os drones são cada vez mais usados na agricultura?

Inovação

Por que os drones são cada vez mais usados na agricultura?

Drones revolucionam o monitoramento, identificando pragas e deficiências nutricionais em tempo real

Robô usa luz e inteligência artificial para diagnosticar doenças em algodão e soja 

Inovação

Robô usa luz e inteligência artificial para diagnosticar doenças em algodão e soja 

Tecnologia da Embrapa detecta nematoides antes dos sintomas, prometendo reduzir perdas e uso de defensivos nas lavouras

Como a tecnologia ajuda na semeadura de inverno

CONTEÚDO PATROCINADO

Como a tecnologia ajuda na semeadura de inverno

As culturas de inverno enfrentam variações de temperatura e umidade, além da palhada. A semeadora SKADI, com seu sistema pantográfico individual, garante a profundidade ideal da semente e a uniformidade da lavoura, superando as adversidades climáticas

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PATROCINADO

Descubra a melhor forma de realizar o plantio nas culturas de verão

Estudos da Embrapa comprovam que o espaçamento desigual das sementes compromete o potencial produtivo. Descubra como a semeadora SPE TOPLINE FLEX AIR, com seu sistema pantográfico, garante uniformidade e maximiza a rentabilidade das culturas de verão.

CONTEÚDO PATROCINADO

Saiba como a semeadura dos grãos pode ser melhor realizada

A irregularidade na semeadura causa perdas de produtividade, como aponta a Pesquisa Agropecuária Tropical (PAT). Conheça a DONNA, a semeadora pantográfica que garante uniformidade e otimiza a janela agronômica mesmo em solos úmidos

Inovação

Embrapa combina IA e sensores para identificar lagarta-do-cartucho no milho

Nova tecnologia detecta lagarta-do-cartucho no milho com mais precisão e evita perdas de até 70% da produção

Inovação

Tecnologia brasileira monitora remotamente uso de água e crescimento de florestas

Solução desenvolvida pelo Instituto Senai em parceria com a startup Agroambiência usa microeletrônica e tem nível alto de precisão

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.