Gente

Mapa e IBGE discutem Censo Agropecuário para 2026

Levantamento foi feito pela primeira vez no Brasil em 1920; próximo será o 12ª estudo do agro no país

1 minuto de leitura

22/02/2024

Por: Da Redação

presidente do IBGE e ministro da Agricultura
Foto: Ministério da Agricultura e Pecuária

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Márcio Pochmann, debateram iniciativas de aprimoramento das estatísticas utilizadas no censo agropecuário, para o melhor planejamento da agropecuária brasileira. 

O ministro ressaltou a importância do IBGE no trabalho estatístico para nortear as políticas públicas de fomento e no levantamento do perfil da população rural. “Os frutos dessa reunião serão de mais tecnologia para o homem do campo, que é a nossa prioridade”, disse Fávaro, em nota. 

O próximo Censo Agropecuário será realizado em 2026, levantando informações sobre a estrutura, dinâmica e o nível de produção dessa atividade econômica no país. O primeiro censo focado em agro foi realizado em 1920 e, de lá para cá, onze já foram feitos.

“Levantamos a possibilidade não só do Censo Agro, mas da realização de pesquisas a respeito da percepção dos produtores do agro brasileiro, com o sentido de melhor orientar e monitorar as políticas públicas para quem está lá no interior, no campo”, explicou o presidente do IBGE, na nota.

Na reunião, foi abordada a inclusão do tema na reunião do G20, que será realizada em setembro, com o Brasil na presidência temporária pela primeira vez. O G20 reúne as 19 principais economias do mundo, a União Europeia e, a partir deste ano, também a União Africana.

“Também é importante incluirmos a participação dos institutos de estatística de todos os países membros do grupo para que possamos falar sobre as metodologias mais eficientes que estão lá fora, além de levar outros órgãos governamentais para o debate, como a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)”, completou o ministro.

Bom Dia Agro
X
Carregando...

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.

Mais lidas de Gente

1

Agro Estadão supera 1 milhão de páginas vistas e reforça compromisso com o setor

Agro Estadão supera 1 milhão de páginas vistas e reforça compromisso com o setor
2

Aprosoja Brasil tem nova diretoria; intenção é seguir trabalho da atual gestão

Aprosoja Brasil tem nova diretoria; intenção é seguir trabalho da atual gestão
3

Saiba quem é o mineiro considerado o melhor provador de café do mundo

Saiba quem é o mineiro considerado o melhor provador de café do mundo

Mapeamento completo das condições do clima para a sua região

Notícias relacionadas