PUBLICIDADE

Agropolítica

Brasil realiza primeira reunião do Grupo de Trabalho da Agricultura do G20

Agriculturas sustentável e familiar serão temáticas de debate durante as reuniões do Grupo de Trabalho da Agricultura do G20 que começou os trabalhos nesta segunda-feira

2 minutos de leitura 19/02/2024 - 17:08

Por: Daumildo Júnior | daumildo.junior@estadao.com

Reunião teve a participação de mais de 30 paises e aconteceu de forma online. Foto: Antonio Araujo/MAPA
Reunião teve a participação de mais de 30 paises e aconteceu de forma online. Foto: Antonio Araujo/MAPA

À frente do G20 durante este ano, o Brasil coordenou a primeira reunião do Grupo de Trabalho da Agricultura do G20 realizada nesta segunda-feira, 19. O primeiro encontro contou com a participação de mais de 30 países de forma remota, além do ministro da Agricultura e Pecuária (MAPA), Carlos Fávaro

Nessa reunião, os membros do grupo começaram a elaboração de uma nota temática que vai incluir boas práticas de agricultura sustentável. Segundo o secretário de Comércio e Relações Internacionais do MAPA, Roberto Perosa, um dos programas que serão incluídos é o Programa Nacional de Recuperação de Pastagens Degradadas em Áreas Agricultáveis. Esse documento será apresentando no fim deste ano.

Um dos objetivos do programa brasileiro é facilitar os investimentos em propriedades para melhorar a produtividade na pecuária e na agricultura. Entre os incentivos estão, por exemplo, os sistemas integrados, como o ILPF (Integração Lavoura, Pecuária e Floresta). A estimativa do governo é recuperar 40 milhões de hectares em 10 anos.

Eixos de atuação

Durante a reunião do Grupo de Trabalho da Agricultura do G20 também foram definidos os quatro eixos de atuação, ou seja, as prioridades com as quais os países vão trabalhar neste ano. São eles:

  • sustentabilidade em sistemas agroalimentares; 
  • impacto do comércio mundial na segurança alimentar; 
  • importância da agricultura familiar para sistemas sustentáveis e inclusivos; 
  • integração da pesca e aquicultura em cadeias sociais, locais e globais.

A secretária executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Fernanda Machiaveli, comemorou a inclusão da agricultura familiar no debate e a receptividade dos demais países. “Tivemos um retorno muito satisfatório sobre a inclusão e valorização da agricultura familiar como um ator fundamental para a garantia da segurança alimentar e nutricional no mundo”, disse.

PUBLICIDADE

Da parte brasileira, fazem parte grupo o MAPA, o MDA, o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), o Ministério das Relações Exteriores e a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). As próximas reuniões serão nos dias 29 e 30 de abril e de 15 a 17 de maio, em Brasília, de forma presencial. 

G20 

O G20 é o grupo composto pelas principais economias do mundo e tem um sistema de presidência rotativa. O Brasil assumiu a liderança no final do ano passado e o mandato se encerra no dia 30 de novembro deste ano. 

Nesse período, o país irá organizar diferentes reuniões internacionais e nos dias 18 e 19 de novembro realizará a Cúpula de Chefes de Governo e Estado, no Rio de Janeiro (RJ).

PUBLICIDADE
Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.