Gente
Agro Estadão completa um ano e se consolida como referência em informação para o campo
Em 2024, o produtor rural ganhou uma nova fonte de informação confiável, atualizada em tempo real e com a chancela do maior jornal do país

No dia 8 de fevereiro, o Agro Estadão, portal especializado em agronegócios e notícias do campo, lançado em parceria entre o Estadão e a Pyxys Inteligência Digital, completou seu primeiro ano com resultados expressivos. Ao todo, foram mais de 9,3 milhões de pageviews, mais de 6,7 milhões de usuários únicos, quase 1 milhão de pessoas impactadas pelas redes sociais e cerca de 5 mil conteúdos publicados nas editorias: Clima, Cotações, Economia, Agropolítica, Gente, Sustentabilidade, Inovação e AgroSP , números que colocam o portal entre os principais veículos de informação do país no segmento. O portal também dispara de segunda a sexta uma newsletter com os principais destaques diários do Agro Estadão.
“O Estadão tem uma tradição centenária na cobertura do agronegócio brasileiro. E o Agro Estadão é a atualização do nosso compromisso em levar informação de qualidade para todo o setor produtivo brasileiro”, afirma Rodrigo Flores, diretor da Publishing House do Estadão.
Em um ano, o portal fez coberturas marcantes, como queimadas, enchentes e os efeitos para o agronegócio. As queimadas provocaram cenas assustadoras no Pantanal, no Cerrado e no interior de São Paulo. Os canaviais destruídos resultaram em perdas na produção de cana-de-açúcar. O Agro Estadão conversou com produtores que, além de serem atingidos, trabalharam no combate às chamas.


No sul do país, acompanhamos o maior desastre climático já registrado no Rio Grande do Sul, em que milhares de agricultores foram prejudicados. Houve perdas na infraestrutura, nas plantações e também de animais. Na serra gaúcha, a reportagem viu a reconstrução de vinhedos que foram arrastados nos deslizamentos de terras.



Além do noticiário, o Agro Estadão publica diariamente a opinião de alguns dos mais importantes especialistas do setor no país, tais como: o ex-presidente da Embrapa, Celso Moretti, o ex-ministro da Agricultura, Francisco Turra, o ex-secretário de Política Agrícola do Mapa, José Carlos Vaz, o ex-secretário de Comércio Exterior do Brasil, Welber Barral, a ex-presidente da Sociedade Rural Brasileira, Teresa Vendramini, e o professor da USP e Harven Agribusiness, Marcos Fava Neves.
Em seu primeiro ano, o Agro Estadão também dedicou especial atenção às questões ligadas ao clima e às cotações agrícolas — dois temas sensíveis para o produtor rural. Em parceria com o Cepea e o Broadcast, o usuário conta com cotações atualizadas das principais commodities agrícolas. E tem acesso a análises de mercado de especialistas experientes da consultoria Markestrat. Já os dados meteorológicos são fornecidos pela Meteoblue, empresa suíça que é referência em previsão do tempo em áreas cultivadas.
Durante o ano passado, o Agro Estadão cresceu e também virou caderno mensal no jornal impresso, com uma publicação nas últimas quartas-feiras do mês. E realizou, em parceria com o Broadcast Agro, o Summit Agro desenvolvido pelo Estadão, em novembro de 2024. O Summit Agro reuniu autoridades, pesquisadores, empresários e produtores rurais para um dia de palestras e painéis sobre o agronegócio brasileiro.
O projeto teve reconhecimento do mercado anunciante. Marcas como Faesp, BNDES, Vibra, SAP, VW Amarok, Basf e Governo do Estado de São Paulo patrocinaram o projeto no ano passado, ajudando a financiar a equipe de jornalistas espalhados pelo país dedicados à cobertura dos assuntos de interesse para o produtor rural.
Prêmio jornalístico
Uma das reportagens sobre inovação publicadas no site conquistou o primeiro prêmio jornalístico do Agro Estadão. Assinada pelo repórter Igor Savenhago, a reportagem “Embrapa faz análises agrícolas em 30 segundos” ganhou o primeiro lugar na categoria Jornal Impresso do Prêmio Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto (ABAG/RP) de Jornalismo José Hamilton Ribeiro.
Nesse mesmo prêmio, o Agro Estadão foi finalista na modalidade Multiplataforma, com a matéria “CCarbon: conheça o centro de agricultura tropical de baixo carbono em Piracicaba”. Assinada pelo repórter Daumildo Júnior, a reportagem traz um panorama sobre o Centro de Estudos de Carbono em Agricultura Tropical (CCarbon), criado em 2023, e os planos para torná-lo a principal referência internacional nos estudos e inovações sobre agricultura de baixo carbono.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Gente
1
Produtores têm até 30 de setembro para enviar o ITR 2025
2
Prazo para ITR 2025 termina nesta terça-feira; confira dicas
3
Celso Moretti assume presidência do CGIAR e recebe prêmio internacional
4
Fazenda Nova Aliança imprime legado centenário em cada xícara de café
5
Pesquisadora do IAC é premiada por solução inédita para citros
6
Vagas no Agro: inscrições para residência do Senar terminam nesta sexta-feira

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Gente
Vagas no Agro: MG tem seleção para dois cursos superiores gratuitos
Oportunidades são para formação presencial em Agropecuária de Precisão, em Pitangui, e Tecnologia de Laticínios, em Juiz de Fora

Gente
Fazenda Nova Aliança imprime legado centenário em cada xícara de café
Conheça a história de Juliana e Flávio, que produzem cafés de baixo carbono, com sustentabilidade que vai além da produção

Gente
Agro emprega mais de um quarto da força de trabalho do país
Número de mulheres no agronegócio sobe e setor atinge novo recorde de empregos

Gente
Prazo para ITR 2025 termina nesta terça-feira; confira dicas
Declaração pode ser feita, inclusive, de forma online pelo site da Receita Federal
Gente
Vagas no Agro: inscrições para residência do Senar terminam nesta sexta-feira
Programa oferece 200 vagas para estudantes recém-formados em 21 estados com bolsas de até R$ 2,5 mil
Gente
Vagas no Agro: IDR-Paraná abre seleção com salários de até R$ 9,4 mil
Inscrições gratuitas começam em 4 de outubro. Há oportunidades para agrônomos, veterinários, engenheiros e técnicos
Gente
Produtores têm até 30 de setembro para enviar o ITR 2025
Declaração é obrigatória para todos os proprietários de imóveis rurais, exceto isentos
Gente
Celso Moretti assume presidência do CGIAR e recebe prêmio internacional
Ex-presidente da Embrapa é o primeiro brasileiro a liderar rede internacional e recebe prêmio Norman Borlaug