Gente
Agro Estadão completa um ano e se consolida como referência em informação para o campo
Em 2024, o produtor rural ganhou uma nova fonte de informação confiável, atualizada em tempo real e com a chancela do maior jornal do país

No dia 8 de fevereiro, o Agro Estadão, portal especializado em agronegócios e notícias do campo, lançado em parceria entre o Estadão e a Pyxys Inteligência Digital, completou seu primeiro ano com resultados expressivos. Ao todo, foram mais de 9,3 milhões de pageviews, mais de 6,7 milhões de usuários únicos, quase 1 milhão de pessoas impactadas pelas redes sociais e cerca de 5 mil conteúdos publicados nas editorias: Clima, Cotações, Economia, Agropolítica, Gente, Sustentabilidade, Inovação e AgroSP , números que colocam o portal entre os principais veículos de informação do país no segmento. O portal também dispara de segunda a sexta uma newsletter com os principais destaques diários do Agro Estadão.
“O Estadão tem uma tradição centenária na cobertura do agronegócio brasileiro. E o Agro Estadão é a atualização do nosso compromisso em levar informação de qualidade para todo o setor produtivo brasileiro”, afirma Rodrigo Flores, diretor da Publishing House do Estadão.
Em um ano, o portal fez coberturas marcantes, como queimadas, enchentes e os efeitos para o agronegócio. As queimadas provocaram cenas assustadoras no Pantanal, no Cerrado e no interior de São Paulo. Os canaviais destruídos resultaram em perdas na produção de cana-de-açúcar. O Agro Estadão conversou com produtores que, além de serem atingidos, trabalharam no combate às chamas.


No sul do país, acompanhamos o maior desastre climático já registrado no Rio Grande do Sul, em que milhares de agricultores foram prejudicados. Houve perdas na infraestrutura, nas plantações e também de animais. Na serra gaúcha, a reportagem viu a reconstrução de vinhedos que foram arrastados nos deslizamentos de terras.



Além do noticiário, o Agro Estadão publica diariamente a opinião de alguns dos mais importantes especialistas do setor no país, tais como: o ex-presidente da Embrapa, Celso Moretti, o ex-ministro da Agricultura, Francisco Turra, o ex-secretário de Política Agrícola do Mapa, José Carlos Vaz, o ex-secretário de Comércio Exterior do Brasil, Welber Barral, a ex-presidente da Sociedade Rural Brasileira, Teresa Vendramini, e o professor da USP e Harven Agribusiness, Marcos Fava Neves.
Em seu primeiro ano, o Agro Estadão também dedicou especial atenção às questões ligadas ao clima e às cotações agrícolas — dois temas sensíveis para o produtor rural. Em parceria com o Cepea e o Broadcast, o usuário conta com cotações atualizadas das principais commodities agrícolas. E tem acesso a análises de mercado de especialistas experientes da consultoria Markestrat. Já os dados meteorológicos são fornecidos pela Meteoblue, empresa suíça que é referência em previsão do tempo em áreas cultivadas.
Durante o ano passado, o Agro Estadão cresceu e também virou caderno mensal no jornal impresso, com uma publicação nas últimas quartas-feiras do mês. E realizou, em parceria com o Broadcast Agro, o Summit Agro desenvolvido pelo Estadão, em novembro de 2024. O Summit Agro reuniu autoridades, pesquisadores, empresários e produtores rurais para um dia de palestras e painéis sobre o agronegócio brasileiro.
O projeto teve reconhecimento do mercado anunciante. Marcas como Faesp, BNDES, Vibra, SAP, VW Amarok, Basf e Governo do Estado de São Paulo patrocinaram o projeto no ano passado, ajudando a financiar a equipe de jornalistas espalhados pelo país dedicados à cobertura dos assuntos de interesse para o produtor rural.
Prêmio jornalístico
Uma das reportagens sobre inovação publicadas no site conquistou o primeiro prêmio jornalístico do Agro Estadão. Assinada pelo repórter Igor Savenhago, a reportagem “Embrapa faz análises agrícolas em 30 segundos” ganhou o primeiro lugar na categoria Jornal Impresso do Prêmio Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto (ABAG/RP) de Jornalismo José Hamilton Ribeiro.
Nesse mesmo prêmio, o Agro Estadão foi finalista na modalidade Multiplataforma, com a matéria “CCarbon: conheça o centro de agricultura tropical de baixo carbono em Piracicaba”. Assinada pelo repórter Daumildo Júnior, a reportagem traz um panorama sobre o Centro de Estudos de Carbono em Agricultura Tropical (CCarbon), criado em 2023, e os planos para torná-lo a principal referência internacional nos estudos e inovações sobre agricultura de baixo carbono.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Gente
1
ITR 2025: entrega da declaração já pode ser feita
2
Agricultor teme enterrar safra de manga após tarifa: ‘é desolador’, diz
3
Série Dia do Agricultor: entre perdas, produtor resiste no RS
4
Série Dia do Agricultor: enfermeira vira referência no cultivo de batata-doce
5
Cafeicultor vê tarifa dos EUA com apreensão
6
Cursos de qualificação no agro estão com inscrições abertas

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Gente
ITR 2025: entrega da declaração já pode ser feita
Qualquer pessoa ou empresa que tenha, use ou possua um imóvel rural, incluindo aqueles em usufruto, precisa declarar

Gente
Luís Adriano Teixeira é o novo presidente da Asbia
Médico veterinário vai administrar um setor em crescimento no país, que produziu, em 2024, 5,6% mais doses de sêmen bovino que no ano anterior

Gente
Agricultor teme enterrar safra de manga após tarifa: ‘é desolador’, diz
Produtor em Petrolina (PE) investiu cerca de R$ 630 mil para produzir 300 toneladas de manga com destino aos Estados Unidos

Gente
Série Dia do Agricultor: após enchente, produtor recomeça no RS
O agricultor Mauro Soares viu sua produção ser levada pela água em 2024. Hoje, ele comemora à retomada da rotina no campo
Gente
Série Dia do Agricultor: entre perdas, produtor resiste no RS
Leonardo Freitas, produtor de Santa Maria (RS), lembra dos prejuízos causados pelo clima extremo, mas mantém a confiança e a lavoura de soja
Gente
Cafeicultor vê tarifa dos EUA com apreensão
Apesar de os EUA terem parado de comprar momentaneamente, produtor aposta na escassez global para manter exportações em alta
Gente
Série Dia do Agricultor: enfermeira vira referência no cultivo de batata-doce
Com planejamento e inovação, a produtora Lucy Mara levou a batata-doce do interior paulista para o mercado mundial
Gente
Celular avança na área rural, revela IBGE
Crescimento de usuários no campo saiu de 54,6% há oito anos para 77,2%, atualmente