PUBLICIDADE

Gente

Série Dia do Agricultor: entre perdas, produtor resiste no RS

Leonardo Freitas, produtor de Santa Maria (RS), lembra dos prejuízos causados pelo clima extremo, mas mantém a confiança e a lavoura de soja

Nome Colunistas

Paloma Santos | Brasília | paloma.santos@estadao.com

28/07/2025 - 05:00

Recomeço: Leonardo com o pai e o filho na propriedade em Santa Maria (RS) | Foto: Leonardo Freitas/Arquivo pessoal
Recomeço: Leonardo com o pai e o filho na propriedade em Santa Maria (RS) | Foto: Leonardo Freitas/Arquivo pessoal

Aos 42 anos, o produtor Leonardo Freitas segue todos os dias para a lavoura, em Santa Maria (RS), com a mesma disposição que via no pai e no avô. A terra, diz ele, é mais do que sustento. É vocação e perseverança. Seguindo os passos da família, o empreendedor rural cultiva 550 hectares de soja e mantém cerca de 500 cabeças de gado de corte. 

A lida no campo sempre foi intensa, mas também recompensadora. “É trabalhoso, é oneroso, muito calor ou muito frio, dependendo da época do ano, mas eu sempre gostei. É bonito demais você ver ali uma planta crescer, um animal nascer”, justifica.

CONTEÚDO PATROCINADO

O vínculo com o campo é afetivo, e também histórico. O avô do produtor plantou soja pela primeira vez nos anos 1960. Naquela época, colher 20 sacas por hectare era considerado um feito. Desde que assumiu a propriedade, alcançou a marca de 80 sacas por hectare. 

Ele enxerga no passado uma lição de constância. “O agricultor está quebrado, mas está de cabeça erguida, porque tem que tocar a vida pra frente. A única coisa que ele sabe fazer é produzir”.

Perdas sucessivas

Leonardo vê, satisfeito, o filho de quatro anos brincar com os tratores e com os animais em meio à propriedade. As novas lembranças vão, aos poucos, apagando da memória as cenas das lavouras perdidas. Foram cinco perdas sucessivas.

PUBLICIDADE

Entre 2022 e 2024, Leonardo e milhares produtores rurais do Rio Grande do Sul enfrentaram um ciclo de eventos climáticos extremos, incluindo secas severas, geadas e, no ano passado, enchentes catastróficas.

O produtor viu sua produção ruir, safra após safra, sob a força do clima. Para ele, a lembrança mais marcante foi assistir à lavoura ser inundada, logo após começar a colheita.

Leonardo teve perdas severas com inundação na soja pouco antes da colheita | Foto: Leonardo Freitas/Arquivo pessoal

“Ela estava madura, linda. Tínhamos feito todo o investimento, cuidado o ano inteiro. Faltava só tirar e guardar o grão no armazém. E aí veio a chuvarada e destruiu tudo.” Leonardo perdeu 90% da safra. “Foi o mais triste: ver a lavoura apodrecer na frente dos meus olhos, sem poder fazer nada.”

Com o solo encharcado, as máquinas atolavam. As estradas desapareceram sob barreiras e pontes caídas. A força da água abriu sulcos no solo e destruiu parte do que havia sido construído. “Derrubou mato, arruinou áreas que talvez nem consigamos recuperar”.

Fé para continuar

Como muitos produtores gaúchos, Leonardo ainda enfrenta, com bravura, a crise financeira. A aposta tem sido em financiamentos via cooperativas e ajuda mútua entre colegas. “Se não sair a securitização das dívidas, o Rio Grande do Sul para. O agricultor não tem como sobreviver”, diz. 

PUBLICIDADE

Mesmo assim, ele não pensa em desistir. Para isso, aposta em gestão, tecnologia e capacitação. Participa de consultorias e tenta modernizar ao máximo a produção. “O custo fixo é altíssimo. Semente, adubo, diesel, mão de obra. Isso não dá pra tirar. Então, tem que investir em tecnologia pra aumentar a produção”, explica.

Entre perdas e ganhos, Leonardo encontra forças naquilo que o cerca, na terra que plantava arroz com o avô e agora vê crescer o filho, apostando no futuro.

O segredo dos que vivem da terra é simples, ele diz: “Nunca desistir. Sempre haverá seca, sempre haverá chuvarada. Mas a gente tem que ter coragem. Porque plantar hoje pra colher daqui cem, cento e vinte dias, sem saber o que vai vir, exige fé. E fé é o que o agricultor mais tem.”

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Quem é o pai do Sistema de Plantio Direto no Cerrado?

Gente

Quem é o pai do Sistema de Plantio Direto no Cerrado?

Chegando ao Brasil em 1973, Landers adaptou o Plantio Direto para solos ácidos do Cerrado, superando resistências e ceticismo

Vagas no Agro: oportunidade de jovem aprendiz em MG

Gente

Vagas no Agro: oportunidade de jovem aprendiz em MG

São 39 oportunidades na LongPing High-Tech com início em janeiro de 2026

Brasil tem tecnologia para adotar até 60% de biológicos, diz Nobel da Agricultura

Gente

Brasil tem tecnologia para adotar até 60% de biológicos, diz Nobel da Agricultura

Declaração foi dada por Mariangela Hungria durante homenagem com a Medalha de Mérito Apolônio Salles, que ela recebeu do Mapa

IICA elege novo diretor geral, que vai comandar instituto até 2030

Gente

IICA elege novo diretor geral, que vai comandar instituto até 2030

Eleito é da Guiana, cientista agrícola e já dirigiu o Centro Agronômico Tropical de Pesquisa e Ensino (CATIE)

PUBLICIDADE

Gente

Vagas no Agro: Citrosuco seleciona estagiários

Há oportunidades de estágio presencial e híbrido em cidades paulistas para estudantes com formatura prevista entre 2026 e 2028

Gente

Queijos artesanais ganham rotas turísticas em São Paulo

Proposta conecta mais de 100 propriedades rurais em 77 municípios e fortalece a expansão do produto e do turismo rural no Estado

Gente

O que faz e como se tornar um corretor de café?

No dinâmico mercado de café, o corretor atua como intermediário, negociando preços e condições para beneficiar o produtor rural

Gente

Ingo Plöger é eleito o novo presidente da Abag

Resumindo seu legado em “prospectar futuros”, Plöger quer intensificar atuação da associação estrategicamente em biocompetitividade e alianças

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.