Sustentabilidade
Tecnologia de irrigação aumenta produtividade e uso racional da água
Com pivôs inteligentes, produtor mineiro colheu 234,8 sacas de milho por hectare, mais que o dobro da média nacional
Paloma Custódio | Brasília
05/02/2025 - 08:00

Tecnologia de pivôs de irrigação fizeram produtor rural mineiro bater recorde de produtividade de milho, com colheita média de 234,8 sacas por hectare. O resultado é mais que o dobro da média nacional de inverno em 2024 (96 sacas por hectares), segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
O agricultor e engenheiro agrônomo, Hélio Yamamoto, de Paracatu/MG, disse ao Agro Estadão que a região sofre constantemente com a falta de água. Por isso, em 2014, ele resolveu instalar o primeiro sistema de irrigação por pivôs na fazenda, em parceria com a Lindsay América Latina, empresa responsável pelas tecnologias Zimmatic™ e FieldNET™. “Isso nos ajuda a irrigar no momento certo e colher no momento certo, o que facilita esse aumento da produtividade”, afirma.
Atualmente, a fazenda de Yamamoto possui 1.500 hectares de área produtiva, dos quais 380 são irrigados, com seis pivôs da Lindsay. Além do milho, o agricultor também vê bons resultados da irrigação em outras culturas, como soja, feijão e arroz.

Tecnologias para uso racional da água
O agricultor Hélio Yamamoto afirma que hoje o campo é abastecido com tecnologias capazes de otimizar o uso de recursos, entre eles, a água. “De acordo com a cultura, a evapotranspiração, o sol, o vento, a chuva, [essas tecnologias] fornecem dados e falam: ‘a cultura precisa de tantos milímetros para finalizar seu ciclo’. É a mesma coisa de ter uma mangueira que liga de acordo com o que a cultura exige”, explica.
O diretor da Lindsay América Latina, Cristiano Trevizam, destaca o uso da internet, da telemetria e da gestão de dados para calcular o quanto de água será necessário para irrigar determinada lavoura. “Você consegue configurar o pivô pelo seu celular e ele vai entregar só a quantidade de água que precisa, nem de menos, nem de mais”, acrescenta.
Outro destaque é o uso racional de energia elétrica. “Se eu irrigar demais, eu gasto não só muita água, mas também muita energia elétrica. E o custo de energia no Brasil é muito caro”, avalia Cristiano Trevizam.
Tecnologias Zimmatic™ e FieldNET™
A tecnologia Zimmatic™ envolve toda a parte física dos equipamentos de irrigação da Lindsay, como o pivô central, as bombas, a tubulação e os aspersores que distribuem a água na lavoura. Já a FieldNET™ é o “cérebro” por trás da parte física, ou seja, é o sistema de gestão da irrigação. “Então, a Lindsay, nesses 60 anos de história, se especializou não só na produção do hardware, da parte metal-mecânica da máquina, mas também na gestão do pivô”, destaca Trevizam.
Uma das ferramentas oferecidas pelo sistema da Lindsay é o FieldNet Advisor, que faz a sugestão da irrigação, a partir da previsão do tempo com sensores e estações meteorológicas da propriedade rural. “Então, ele pega os dados da sua fazenda, do seu microclima, da nuvem. Ele sabe a previsão de tempo dos próximos cinco dias, como está a umidade do seu solo, e toma a decisão sozinho. E, com isso, ele economiza água e energia”, explica.
A Lindsay não vende o sistema de irrigação diretamente para o consumidor final. Para ter acesso à tecnologia, os produtores devem buscar uma distribuidora cadastrada que será responsável pela venda, montagem e pós-venda. Hoje, a Lindsay possui 22 distribuidoras no Brasil. Para mais informações, acesse o localizador de revendedores.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Sustentabilidade
1
Em 5 anos, mais de 90% da soja no Centro-Oeste avançou sem desmatamento
2
Dona do café Pilão firma parceria para descarbonizar conilon no Brasil
3
STF dá 30 dias para SP apresentar plano de contratação de pesquisadores ambientais
4
STF suspende processos sobre a Moratória da Soja em todo o País
5
“Agro tropical brasileiro será patrocinador da paz mundial”, diz Roberto Rodrigues
6
STF forma maioria para manter lei de MT contra a Moratória da Soja
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Sustentabilidade
Abrafrutas lança selo para certificar produtores e empresas por boas práticas
Entidade também elegeu nova diretoria que estará à frente da associação entre 2026 e 2029
Sustentabilidade
Exigência de rastreabilidade ganha força com lei antidematamento da UE
No Estadão Summit Agro 2025, especialistas apontaram movimento semelhante de outros países, como a China
Sustentabilidade
“Agro tropical brasileiro será patrocinador da paz mundial”, diz Roberto Rodrigues
Ex-ministro da agricultura destacou o legado do agro pós-COP 30 durante palestra magna no Estadão Summit Agro 2025
Sustentabilidade
MT regulamenta regularização ambiental e compensação de reserva
Normas automatizam o CAR nos projetos de reforma agrária e padronizam a compensação ambiental
Sustentabilidade
STF dá 30 dias para SP apresentar plano de contratação de pesquisadores ambientais
Suprema Corte também pede projeções para implantação do CAR e do PRA; Estado diz que cumpre metas e que moderniza carreira científica
Sustentabilidade
Após recuo do governo na COP 30, Plano Clima deve ser revisado
Grupo de trabalho terá participação do agro e discutirá ajustes em desmatamento, emissões e créditos de carbono
Sustentabilidade
Lodo de esgoto aumenta em até 25% matéria orgânica do solo, aponta estudo
Experimento da Unesp mostra que o fertilizante orgânico feito de lodo de esgoto reduz ainda em até 50% o uso de adubos minerais nas lavouras de cana-de-açúcar
Sustentabilidade
Em 5 anos, mais de 90% da soja no Centro-Oeste avançou sem desmatamento
Estudo da Serasa Experian, com base nas regras ambientais do crédito rural, mapeou 74 milhões de hectares em dois biomas do Centro-Oeste