Sustentabilidade
Tecnologia de irrigação aumenta produtividade e uso racional da água
Com pivôs inteligentes, produtor mineiro colheu 234,8 sacas de milho por hectare, mais que o dobro da média nacional

Paloma Custódio | Brasília
05/02/2025 - 08:00

Tecnologia de pivôs de irrigação fizeram produtor rural mineiro bater recorde de produtividade de milho, com colheita média de 234,8 sacas por hectare. O resultado é mais que o dobro da média nacional de inverno em 2024 (96 sacas por hectares), segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
O agricultor e engenheiro agrônomo, Hélio Yamamoto, de Paracatu/MG, disse ao Agro Estadão que a região sofre constantemente com a falta de água. Por isso, em 2014, ele resolveu instalar o primeiro sistema de irrigação por pivôs na fazenda, em parceria com a Lindsay América Latina, empresa responsável pelas tecnologias Zimmatic™ e FieldNET™. “Isso nos ajuda a irrigar no momento certo e colher no momento certo, o que facilita esse aumento da produtividade”, afirma.
Atualmente, a fazenda de Yamamoto possui 1.500 hectares de área produtiva, dos quais 380 são irrigados, com seis pivôs da Lindsay. Além do milho, o agricultor também vê bons resultados da irrigação em outras culturas, como soja, feijão e arroz.

Tecnologias para uso racional da água
O agricultor Hélio Yamamoto afirma que hoje o campo é abastecido com tecnologias capazes de otimizar o uso de recursos, entre eles, a água. “De acordo com a cultura, a evapotranspiração, o sol, o vento, a chuva, [essas tecnologias] fornecem dados e falam: ‘a cultura precisa de tantos milímetros para finalizar seu ciclo’. É a mesma coisa de ter uma mangueira que liga de acordo com o que a cultura exige”, explica.
O diretor da Lindsay América Latina, Cristiano Trevizam, destaca o uso da internet, da telemetria e da gestão de dados para calcular o quanto de água será necessário para irrigar determinada lavoura. “Você consegue configurar o pivô pelo seu celular e ele vai entregar só a quantidade de água que precisa, nem de menos, nem de mais”, acrescenta.
Outro destaque é o uso racional de energia elétrica. “Se eu irrigar demais, eu gasto não só muita água, mas também muita energia elétrica. E o custo de energia no Brasil é muito caro”, avalia Cristiano Trevizam.
Tecnologias Zimmatic™ e FieldNET™
A tecnologia Zimmatic™ envolve toda a parte física dos equipamentos de irrigação da Lindsay, como o pivô central, as bombas, a tubulação e os aspersores que distribuem a água na lavoura. Já a FieldNET™ é o “cérebro” por trás da parte física, ou seja, é o sistema de gestão da irrigação. “Então, a Lindsay, nesses 60 anos de história, se especializou não só na produção do hardware, da parte metal-mecânica da máquina, mas também na gestão do pivô”, destaca Trevizam.
Uma das ferramentas oferecidas pelo sistema da Lindsay é o FieldNet Advisor, que faz a sugestão da irrigação, a partir da previsão do tempo com sensores e estações meteorológicas da propriedade rural. “Então, ele pega os dados da sua fazenda, do seu microclima, da nuvem. Ele sabe a previsão de tempo dos próximos cinco dias, como está a umidade do seu solo, e toma a decisão sozinho. E, com isso, ele economiza água e energia”, explica.
A Lindsay não vende o sistema de irrigação diretamente para o consumidor final. Para ter acesso à tecnologia, os produtores devem buscar uma distribuidora cadastrada que será responsável pela venda, montagem e pós-venda. Hoje, a Lindsay possui 22 distribuidoras no Brasil. Para mais informações, acesse o localizador de revendedores.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Sustentabilidade
1
SP anuncia curso gratuito sobre resgate de animais em incêndios
2
Brasil lança calculadora de emissões de gases do efeito estufa na pecuária
3
O que é o 'terroir' e como ele influencia o sabor do café, vinho e queijo
4
Fim da Moratória da Soja opõe ministérios da Agricultura e Meio Ambiente
5
Governo reconhece falhas no Plano Clima e pode mudar texto
6
Conheça a planta que cresce até 1 metro por dia

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Sustentabilidade
Nova lei estimula produtores do semiárido mineiro a irrigar pela primeira vez
Política estabelece diretrizes para aumentar o percentual de áreas irrigadas em Minas Gerais, atualmente em torno de 15%, para 50%

Sustentabilidade
Governo reconhece falhas no Plano Clima e pode mudar texto
Consulta pública do Plano Clima de mitigação recebeu cerca de 2 mil sugestões de mudanças; agro contesta peso desproporcional ao setor

Sustentabilidade
Moratória da Soja: debate de leis no STF preocupa mais que decisão do Cade, diz especialista
Suprema Corte analisa legislações estaduais que podem impor penalidades gigantescas ou até proibitivas para empresas exportadoras

Sustentabilidade
Emissão de metano no País cresce 6% em 4 anos, puxada por pecuária, diz relatório
Brasil assumiu meta de reduzir 30% até 2030, mas níveis seguem em crescimento
Sustentabilidade
BNDES lança programa de R$ 60 milhões para bioinsumos na agricultura familiar
Programa prioriza regiões Norte e Nordeste e prevê chamada pública para estimular a instalação de unidades industriais e semi-industriais de produção
Sustentabilidade
Citrosuco anuncia primeira viagem com navio movido a biodiesel
Navio MV Carlos Fischer, com capacidade para 32 mil toneladas de suco de laranja, partiu do porto de Santos (SP) rumo aos Estados Unidos
Sustentabilidade
Primeiro animal silvestre vítima de incêndio reforça alerta em SP
Anta com queimaduras graves estava em canavial; governo lança curso online sobre resgate de animais vítimas do fogo
Sustentabilidade
Justiça suspende decisão do Cade sobre Moratória da Soja
Pedido de suspensão partiu da Abiove; Aprosoja-MT espera que o Cade mantenha a decisão