Economia
Setor comemora fim da medida antidumping da China sobre carne de frango brasileira
Taxas adicionais variavam entre 17,4% e 34,2% e prejudicavam a concorrência da proteína do Brasil no mercado chinês

Da Redação
28/02/2024 - 12:27

As medidas antidumping aplicadas à carne de frango exportadas para China foram encerradas. Segundo o MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária), essas medidas deixaram de ser aplicadas a esses produtos no último dia 17.
As ações antidumping do governo chinês estavam em vigor desde 2019. Essas medidas são adotadas quando um governo entende que os preços de um produto comprado de outro país são inferiores ao que se é praticado no mercado do país vendedor.
Com isso, o país comprador adota taxas a mais para tentar equalizar os preços e não prejudicar os demais concorrentes do produto. No entanto, órgãos e acordos internacionais de comércio condenam a prática antidumping.
Segundo empresas exportadoras, as taxas adicionais cobradas pelo país asiático variavam entre 17,8% e 34,2%. De acordo com a pasta, 14 empresas brasileiras tinham um “compromisso de preços” com o governo chinês, que obrigava a prática de preços acima de um patamar mínimo já preestabelecido.
Em nota, o MAPA afirma que “o fim da medida antidumping faz as exportações de frango do Brasil mais competitivas para aquele mercado”. Além disso, o órgão também diz que a reversão do antidumping abre possibilidade para que mais frigoríficos habilitados possam entrar no mercado chinês, já que as taxas adicionais funcionavam como barreiras.
Setor comemora derrubada do antidumping
A ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal) disse em nota que “recebeu positivamente” a informação do fim das medidas antidumping chinesa. Ainda segundo a entidade, o encerramento da barreira comercial comprova as boas relações entre governos e setores privados dos dois países.
“Com o fim das tarifas antidumping, a ABPA ressalta que exportadores brasileiros, que já são os principais fornecedores externos de carne de frango in natura para o mercado chinês, voltarão a competir em igualdade com outros exportadores”, pontuou.
Somente em 2023, o Brasil exportou mais de 679 mil toneladas da carne, o que somou cerca de U$ 1,9 bilhões. Mesmo com as barreiras tarifárias, a China liderou o ranking de principais destinos do frango brasileiro. O Brasil figura como o maior exportador mundial dessa proteína.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Economia
1
Pouco espaço em casa? Veja como fazer uma horta vertical
2
Chamada de nova soja, cannabis pode gerar quase R$ 6 bilhões até 2030
3
Banco do Brasil inicia renegociações de dívidas na próxima semana
4
Conheça a frutinha 'parente' da jabuticaba e pouco explorada
5
Soja: Argentina zera impostos e ameaça exportações do Brasil para a China
6
Safra 2025/2026 deve bater novo recorde com 353,8 milhões de toneladas

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Economia
Setor de máquinas aposta no mercado de capitais como alternativa ao Plano Safra
Indústria busca mudanças regulatórias junto ao Banco Central e à Comissão de Valores Mobiliários para ampliação da captação de recursos financeiros

Economia
Soja volta ao centro da disputa entre EUA e China
Secretária de Agricultura diz que armazéns chineses não estão cheios e Trump promete cobrar Xi Jinping em reunião da Apec

Economia
Argentina exporta 9% mais produtos agropecuários até agosto
Resultado positivo reflete medidas adotadas pelo governo da Argentina para reduzir impostos e simplificar o processo de exportação

Economia
Índice de Preços de Alimentos da FAO cai 0,69% em setembro
Milho, arroz e trigo tiveram redução nos preços, enquanto as carnes têm alta recorde; veja mais produtos
Economia
Sem China, agricultores dos EUA esperam apoio de US$ 10 bi na próxima semana
Trump diz que parte da receita com as tarifas irá para agricultores afetados; secretário do Tesouro promete detalhes do auxílio na terça-feira
Economia
Exportação mundial de café em agosto cai 3,73%, a 11,35 milhões de sacas
Números são da Organização Internacional do Café (OIC); no acumulado dos 11 meses do ano comercial, embarques tiveram alta de 0,2%
Economia
Com mercado reaberto, frango brasileiro volta à vitrine na União Europeia
Pavilhão brasileiro na Alemanha reunirá empresas e cooperativas de aves, suínos e ovos, informa a ABPA
Economia
Castanha brasileira ganha o mercado da Costa Rica
Além da castanha, a Costa Rica compra cereais, farinhas e produtos do complexo soja do Brasil