Economia
Publicados zoneamentos agrícolas para milho, batata e milho consorciado com braquiária
Esse é o primeiro zoneamento de datas e regiões com menor risco climático feito para batatas

Redação Agro Estadão
27/05/2025 - 11:29

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) publicou nesta terça-feira, 27, o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) para algumas culturas e sistemas de cultivo. Foram divulgadas as janelas ideias de plantio para milho primeira safra, batata (de mesa e industrial) e milho consorciado com braquiária para a primeira safra.
A batata ganhou os primeiros estudos de zoneamento. Foram dois tipos: uma batata voltada para consumo in natura e outra que é mais utilizada no processamento pela agroindústria. As portarias que tratam desse ZARC foram feitas com base nos estudos realizados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). De acordo com a entidade de pesquisa, a diferença entre as duas finalidades da batata está relacionada ao ciclo.
“A batata para o mercado fresco é interrompida em torno de 90 dias porque a intenção é que apresente aparência, com pele lisa, para agradar o mercado. E para a indústria é necessário deixar crescer bastante e completar o ciclo de maturidade [entre 120 e 130 dias], que é quando atinge o máximo de matéria seca e o mínimo de açúcar. Essas são as qualidades intrínsecas para dar um produto de boa qualidade, como crocância e cor clara. Nesse caso, não importa que a pele fique mais áspera”, disse em nota o pesquisador Arione Pereira, responsável pelo Programa de Melhoramento Genético de Batata da Embrapa.
O ZARC também considera o sistema de cultivo:
- Batata de mesa sistema sequeiro: Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo;
- Batata de mesa sistema irrigado: Distrito Federal, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo;
- Batata industrial sistema sequeiro: Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo;
- Batata industrial sistema irrigado: Distrito Federal, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Milho
Para o milho, o Zoneamento foi apontado para todos os estados brasileiros e o Distrito Federal. Para a cultura consorciada, são 24 estados e o Distrito Federal. Em ambos, os períodos indicados se referem à safra 2025/2026:
- Milho 1º safra: Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.
- Milho consorciado com braquiária 1º safra: Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe, São Paulo e Tocantins.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Economia
1
Gripe aviária: técnicos veem limitada e temporária queda de preço de frango e ovo
2
Já conhece a cidade brasileira onde é primavera o ano todo?
3
China e UE suspendem compra de carne de frango do Brasil após caso de gripe aviária em granja comercial
4
Confirmado primeiro caso de gripe aviária em granja comercial no Brasil
5
Você precisa conhecer a menor galinha do mundo
6
Gripe aviária: ovos de granja gaúcha são descartados em 3 estados

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Economia
Cade admite Minerva como terceira interessada na fusão Marfrig-BRF
Companhia apontou argumentos que demonstram potencial impacto econômico sobre suas atividades se fusão for aprovada

Economia
IBGE: estoque de produtos agrícolas era de 36 mi de t ao fim do 2º semestre de 2024
Em relação ao mesmo período de 2023, houve queda de 19,3%; soja, trigo, arroz e café representam 92,4% dos itens monitorados pela pesquisa

Economia
Preço da carne bovina exportada por MT supera a marca de US$ 4.000/t
No mês, o Estado exportou 65,8 mil toneladas em equivalente carcaça, o segundo maior volume registrado em 2024

Economia
Israel x Irã: como o conflito afeta o agro do Brasil?
Escalada militar no Oriente Médio pode elevar os custos de insumos agrícolas, além de gerar incerteza sobre exportações para países islâmicos
Economia
USDA mantém estimativas de produção para soja e milho em 2025/26 nos EUA
Quanto aos estoques domésticos, o USDA manteve as reservas de soja ao fim da temporada 2025/26 em 295 milhões de bushels (8,03 milhões de toneladas)
Economia
Plantio da safra de inverno segue lento no RS devido ao clima, aponta Emater
Técnicos afirmam que será necessário o replantio de algumas áreas de canola
Economia
Compra de fertilizantes segue lenta e amplia riscos à safra 2025/26
Geopolítica global influência oferta de adubos e pressiona valores aos produtores brasileiros
Economia
Com aporte milionário, Coopavel irá ampliar capacidade industrial e de armazenagem
BNDES aprovou R$ 133,2 milhões para construção de silos, fábrica de ração e indústria de compostagem na cooperativa