PUBLICIDADE

Economia

Safra de trigo cresce 62% no RS

Estado concluiu safra de inverno com redução na produção de aveia e de cevada, principalmente devido ao excesso de chuvas 

Nome Colunistas

Fernanda Farias | Porto Alegre | fernanda.farias@estadao.com

13/12/2024 - 08:53

Colheita de trigo termina no RS e produção soma 3,7 milhões de toneladas. Foto: Cleuza Brutti
Colheita de trigo termina no RS e produção soma 3,7 milhões de toneladas. Foto: Cleuza Brutti

O Rio Grande do Sul finalizou a safra de inverno com aumento na produção de trigo, a principal cultura do período no estado. A área destinada ao cereal totalizou 1.322.167 hectares e a produção ficou 62% superior à safra de 2023, com 3.754.159 toneladas.

A produtividade das lavouras, no entanto, ficou 8,41% abaixo do projetado, que era de 3.116 kg/ha e resultou em 2.839 kg/ha. Segundo a Emater/RS-Ascar, os resultados variaram bastante. 

“De insatisfatórios – em parte das lavouras, devido à recorrência de chuvas durante as fases de enchimento de grãos e na colheita, causando a redução do peso dos grãos e germinação nas espiguetas – a expressivos, como no quadrante nordeste do Estado, onde o potencial produtivo foi preservado ao longo do ciclo”, diz o informativo divulgado nesta quinta-feira, 12.

Ainda assim, a safra de 2024 é considerada a segunda maior na série histórica, ficando atrás apenas do ciclo de 2022, quando o Rio Grande do Sul produziu mais de 5,2 milhões de toneladas de trigo.

Aveia Branca 

A área destinada à aveia branca somou 354.987 hectares e a produtividade caiu 9,7% – de 2.474 kg/ha para 2.247 kg/ha. Com isso, a produção total ficou em 797.759 toneladas. “A variação negativa foi influenciada por condições climáticas inapropriadas ao cultivo durante o ciclo produtivo, como chuvas intensas e ventos fortes, em algumas regiões do Estado, além de fatores relacionados ao manejo de fertilidade e à sanidade das lavouras”, diz a Emater.

PUBLICIDADE

Canola

A produtividade média da canola também reduziu nesta safra, somando 1.494 kg/ha. O resultado é 9,78% inferior aos 1.656 kg/ha projetados. A produção total está estimada em 226.725 toneladas, cultivadas em 151,7 mil hectares. 

Segundo a Emater, o desempenho geral ficou abaixo do esperado devido à significativa variabilidade na produtividade entre as lavouras. “Esse comportamento está diretamente relacionado a fatores, como a densidade de plantas, a época de semeadura e o regime de precipitações ao longo do ciclo da cultura”. Os técnicos destacam ainda os efeitos do excesso de chuva e de nebulosidade, além de geadas pontuais.

Cevada

A cevada foi a cultura da safra de inverno com a menor redução de cultivo, totalizando 110,2 mil toneladas. A produtividade caiu 6,2% e ficou em 3.204 kg/ha, tendo uma área total de 34.398 hectares cultivados.

A Emater estima que 95% dos cultivos destinados à indústria cervejeira tenham sua produção classificada como apta para malteação. Os grãos desclassificados apresentaram, predominantemente, insuficiência no calibre e no poder germinativo, não atendendo aos padrões técnicos exigidos.

Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.