Economia
Safra de trigo cresce 62% no RS
Estado concluiu safra de inverno com redução na produção de aveia e de cevada, principalmente devido ao excesso de chuvas

Fernanda Farias | Porto Alegre | fernanda.farias@estadao.com
13/12/2024 - 08:53

O Rio Grande do Sul finalizou a safra de inverno com aumento na produção de trigo, a principal cultura do período no estado. A área destinada ao cereal totalizou 1.322.167 hectares e a produção ficou 62% superior à safra de 2023, com 3.754.159 toneladas.
A produtividade das lavouras, no entanto, ficou 8,41% abaixo do projetado, que era de 3.116 kg/ha e resultou em 2.839 kg/ha. Segundo a Emater/RS-Ascar, os resultados variaram bastante.
“De insatisfatórios – em parte das lavouras, devido à recorrência de chuvas durante as fases de enchimento de grãos e na colheita, causando a redução do peso dos grãos e germinação nas espiguetas – a expressivos, como no quadrante nordeste do Estado, onde o potencial produtivo foi preservado ao longo do ciclo”, diz o informativo divulgado nesta quinta-feira, 12.
Ainda assim, a safra de 2024 é considerada a segunda maior na série histórica, ficando atrás apenas do ciclo de 2022, quando o Rio Grande do Sul produziu mais de 5,2 milhões de toneladas de trigo.
Aveia Branca
A área destinada à aveia branca somou 354.987 hectares e a produtividade caiu 9,7% – de 2.474 kg/ha para 2.247 kg/ha. Com isso, a produção total ficou em 797.759 toneladas. “A variação negativa foi influenciada por condições climáticas inapropriadas ao cultivo durante o ciclo produtivo, como chuvas intensas e ventos fortes, em algumas regiões do Estado, além de fatores relacionados ao manejo de fertilidade e à sanidade das lavouras”, diz a Emater.
Canola
A produtividade média da canola também reduziu nesta safra, somando 1.494 kg/ha. O resultado é 9,78% inferior aos 1.656 kg/ha projetados. A produção total está estimada em 226.725 toneladas, cultivadas em 151,7 mil hectares.
Segundo a Emater, o desempenho geral ficou abaixo do esperado devido à significativa variabilidade na produtividade entre as lavouras. “Esse comportamento está diretamente relacionado a fatores, como a densidade de plantas, a época de semeadura e o regime de precipitações ao longo do ciclo da cultura”. Os técnicos destacam ainda os efeitos do excesso de chuva e de nebulosidade, além de geadas pontuais.
Cevada
A cevada foi a cultura da safra de inverno com a menor redução de cultivo, totalizando 110,2 mil toneladas. A produtividade caiu 6,2% e ficou em 3.204 kg/ha, tendo uma área total de 34.398 hectares cultivados.
A Emater estima que 95% dos cultivos destinados à indústria cervejeira tenham sua produção classificada como apta para malteação. Os grãos desclassificados apresentaram, predominantemente, insuficiência no calibre e no poder germinativo, não atendendo aos padrões técnicos exigidos.
Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Economia
1
Tarifa: enquanto Brasil espera, café do Vietnã e Indonésia pode ser isento
2
COP 30, em Belém, proíbe açaí e prevê pouca carne vermelha
3
A céu aberto: produtores de MT não têm onde guardar o milho
4
Exportações de café caem em julho, mas receita é recorde apesar de tarifaço dos EUA
5
Rios brasileiros podem ser ‘Mississipis’ do agro, dizem especialistas
6
Violência no campo: roubos e furtos de máquinas agrícolas crescem 37,5% no 1º semestre

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Economia
Colheita de café atinge 91,3% nas áreas de atuação da Cooxupé
Mais cooperativa de café arábica do mundo, a Cooxupé reúne 21 mil famílias em três regiões de Minas Gerais e uma de São Paulo

Economia
México deve habilitar 14 novos frigoríficos para exportar carne bovina brasileira
Com a autorização, serão 50 unidades aptas a exportar ao País; saiba quais Estados deverão ser contemplados

Economia
Venda de máquinas agrícolas avança, mas com alerta para colheitadeiras
Enquanto o mercado interno cresceu 83,1% em julho, as exportações caíram quase pela metade, segundo levantamento da Abimaq

Economia
Santa Catarina receberá porto da Coamo com aporte bilionário
Com investimento de R$ 3 bilhões, novo terminal terá três berços de atracação e deve começar a operar em 2030
Economia
Internet aumenta em 37% a produtividade agrícola no Paraná
Com 62% de área coberta, expansão da internet no campo gerou aumento de R$ 2 bilhões no PIB no Estado
Economia
México ocupa lugar dos EUA e se torna 2º maior mercado da carne bovina brasileira
Comitiva do ministro Geraldo Alckmin chegou ao México nesta terça-feira, 26, para negociar expansão de acordos comerciais entre os dois países
Economia
Pilão entra no mega-acordo do café e acende alerta sobre concentração de mercado
Analistas não descartam possível triangulação do café brasileiro para escapar do tarifaço após conclusão da venda da JDE Peet's para a KDP
Economia
Israel rebaixa relações com o Brasil: ameaça ao agro?
Enquanto carne bovina e fertilizantes concentram o comércio bilateral, analistas apontam para repercussões indiretas com EUA e União Europeia