PUBLICIDADE

Economia

Arroz: produtores gaúchos contestam dados da Conab sobre área plantada

Conab refuta críticas e vai utilizar imagens de satélites para tirar dúvidas em “levantamentos subjetivos”

Nome Colunistas

Daumildo Júnior | Brasília | daumildo.junior@estadao.com | Atualizada em 16/01/2025 às 09h15

15/01/2025 - 19:02

Foto: Adobe Stock
Foto: Adobe Stock

A Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) e a Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) contestaram os dados apresentados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) sobre a área plantada de arroz no estado gaúcho. Segundo uma nota das entidades, o crescimento da área semeada deve ser de 2,69% e não de 9,7%, conforme levantamento da Conab.

“Externamos à sociedade brasileira nossa profunda preocupação com a nova rodada de desinformação quanto aos dados de área, produtividade e produção de arroz que estão sendo divulgados pela Conab”, inicia a nota das federações.

CONTEÚDO PATROCINADO

A crítica está na quantidade de hectares plantados para a cultura no Rio Grande do Sul. O 4º Levantamento da Safra de Grãos 2024/25 da Conab, divulgado nesta semana, estima que 988 mil hectares sejam semeados, o que representaria um crescimento de 9,7% frente à safra anterior, que foi de 900,6 mil hectares nos cálculos do órgão. 

No entanto, as entidades apontam que o Instituto Rio Grandese do Arroz (IRGA), calcula um crescimento de 2,69%. Conforme o último levantamento do Instituto, de 05 de janeiro, os produtores gaúchos já haviam plantado 927,8 mil hectares, o que representa 3% de crescimento frente aos 900,2 mil hectares de 2023/2024. 

Além disso, o IRGA traz uma espécie de previsão de área plantada ao final da safra 2024/2025 de 948,3 mil hectares, chamado de intenção de plantio. Caso essa intenção seja confirmada, esse crescimento da área semeada seria de 5,3%.

PUBLICIDADE

De acordo com a nota, o governo superestima a produção “com o intuito claro de intervir nos preços do cereal” e complementa analisando que a medida “pode causar mais problemas para produtores, indústrias, varejistas e, principalmente, consumidores”. Além disso, as federações enxergam “interesses ideológicos” na conduta da Conab. 

Apesar dos números divergentes, as federações ponderam que não haverá desabastecimento. “Queremos tranquilizar a sociedade e dizer que, como de costume, produziremos bem mais do que os brasileiros consomem, o que nos obrigará a exportar excedentes, não havendo nenhum risco de desabastecimento”, afirmam Farsul e Federarroz. 

Conab rebate críticas e diz que vai utilizar imagem de satélite para mapear área cultivada

A Conab também emitiu uma nota em que rebate as acusações de manipulação de dados. “A Conab refuta qualquer ilação quanto à manipulação de dados com o objetivo de influenciar o comportamento do mercado agrícola”, disse o órgão. 

Segundo a companhia, o levantamento feito “reflete a expectativa de produção no mês anterior à publicação”. A nota também aborda que a semeadura do arroz no Rio Grande do Sul terminou na segunda semana de janeiro e que as equipes técnicas da Conab retornam a campo na próxima semana, para fazer o relatório da safra de fevereiro. 

Outra questão apontada pelo órgão é a utilização de imagens de satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). De acordo com a Conab, essa parceria vai viabilizar um mapeamento da área cultivada de arroz no Rio Grande do Sul. 

“Com esse levantamento objetivo, a Conab poderá dirimir quaisquer dúvidas relativas à área plantada de arroz, comparativamente ao levantamento subjetivo da Conab e outras instituições”, afirmou. 

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Pressão da indústria e inflação levam governo Trump a revisar tarifa sobre café

Economia

Pressão da indústria e inflação levam governo Trump a revisar tarifa sobre café

Presidente do Cecafé diz que o momento é “o mais favorável em meses” para negociação; em outubro, embarques de café caíram 20%

Boa Safra triplica faturamento com outras culturas e aposta em sorgo e milho

Economia

Boa Safra triplica faturamento com outras culturas e aposta em sorgo e milho

Líder nacional na produção de sementes de soja, empresa movimentou R$ 109 milhões no terceiro trimestre com milho, sorgo, trigo, feijão e forrageiras

Recuperações extrajudiciais são “nova dor de cabeça” do agro, apontam especialistas

Economia

Recuperações extrajudiciais são “nova dor de cabeça” do agro, apontam especialistas

Busca por acordos entre endividados e credores fora do âmbito judiciário leva preocupação aos agentes do mercado de crédito rural

Estoques elevados de soja podem frear compras da China

Economia

Estoques elevados de soja podem frear compras da China

Reservas de soja nos portos chineses atingiram recorde de 10,3 milhões de toneladas em 7 de novembro, segundo operadores internacionais

PUBLICIDADE

Economia

México impõe tarifas de até 210% sobre açúcar importado

Novas alíquotas não devem ter impacto para as exportações do setor brasileiro

Economia

Inadimplência afeta 8,1% dos produtores rurais no 2º trimestre

Arrendatários são o grupo com maior taxa de atraso nos pagamentos, enquanto o RS apresenta o menor índice de produtores inadimplentes

Economia

Trump promete reduzir tarifas sobre o café importado

O presidente norte-americano não citou o Brasil, mas a medida, se confirmada, pode beneficiar diretamente o País

Economia

Oferta não acompanha demanda por carne premium, dizem especialistas

Especialistas apontam que a estrutura produtiva e a falta de padronização nacional limitam o ritmo de expansão do segmento

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.