PUBLICIDADE

Economia

Fávaro avalia como "natural" novo caso de gripe aviária em MG

Há 11 investigações de suspeita de influenza aviária em andamento no país

Nome Colunistas

Broadcast Agro* Atualizada às 17h30

27/05/2025 - 08:52

Foto: Ascom Seapi/Divulgação
Foto: Ascom Seapi/Divulgação

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, avaliou como “natural” a confirmação de mais um caso de gripe aviária, no município de Mateus Leme (MG), em uma ave silvestre.

A declaração do ministro foi dada em audiência pública nesta terça-feira, 27, no Senado, para tratar das ações do governo no combate a doença. “Natural. Nós já tivemos, nesses dois anos, 169 casos em animais silvestres. O Brasil faz parte da rota migratória do hemisfério sul para o hemisfério norte. À medida que animais que fazem essa rota tenham contaminação, vai aparecer dentro do território nacional casos de animais silvestres.”

CONTEÚDO PATROCINADO

Conforme os dados mais recentes da plataforma de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves, do Mapa, o caso mineiro foi registrado no dia 23 de maio. Em nota ao Agro Estadão, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) de MG confirmou que o vírus foi detectado em aves ornamentais em um sítio localizado na região metropolitana de Belo Horizonte.

Em função desse caso, o governo mineiro decretou Situação de Emergência Sanitária Animal no estado. “Essa medida emergencial é necessária para que Minas Gerais realize todas as ações de prevenção, contenção e enfrentamento à doença, incluindo a eventual mobilização de recursos humanos, materiais, tecnológicos e financeiros”, explica a nota.

A Seapa ainda afirma que todas as medidas tomadas fazem parte do Plano de Contingência da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade e que, até agora, “não há qualquer comprometimento da produção avícola do estado”.

PUBLICIDADE

Investigações em andamento

O painel do Mapa ainda informa que são 11 investigações de suspeita de influenza aviária em andamento no país, de acordo com atualização feita na tarde desta terça-feira. Destas, uma em granja comercial: um abatedouro de aves em Aguiarnópolis (TO).

Essas investigações são corriqueiras no sistema de defesa agropecuária nacional, já que a notificação é obrigatória. A influenza aviária de alta patogenicidade (vírus H5N1) é uma doença de notificação obrigatória imediata aos órgãos oficiais de defesa sanitária animal do País.

Produtores rurais, técnicos, proprietários, prestadores de serviço, pesquisadores e demais envolvidos com a criação de animais devem notificar imediatamente os casos suspeitos da doença ao Serviço Veterinário Oficial (SVO). O Brasil já realizou mais de 2.500 investigações de suspeitas de gripe aviária desde maio de 2023, quando houve a primeira ocorrência em ave silvestre, segundo o Ministério da Agricultura.

Atualmente, há um caso confirmado de gripe aviária (influenza aviária de alta patogenicidade, H5N1) em granja comercial no País, em Montenegro (RS), em um matrizeiro de aves na Região Metropolitana de Porto Alegre. Em aves silvestres, há dois focos ativos: o mais recente em Minas Gerais e outro no zoológico de Sapucaia do Sul, no Rio Grande do Sul, confirmado pelas autoridades em 15 de maio.

No total, o Brasil já registrou 165 casos da doença em animais silvestres (sendo 161 em aves silvestres e 4 em leões-marinhos), 3 focos em produção de subsistência (criação doméstica) e 1 em produção comercial, somando 169 ao todo no Brasil.

*Com informações de Daumildo Júnior

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Importação de açúcar pela China sobe 39% em outubro

Economia

Importação de açúcar pela China sobe 39% em outubro

No período, as compras chinesas do produto brasileiro avançaram quase 60% frente ao mesmo mês de 2024 

Abiove reduz projeção de produção de soja na safra 2025/2026 a 177,7 milhões de t

Economia

Abiove reduz projeção de produção de soja na safra 2025/2026 a 177,7 milhões de t

Nova estimativa representa uma redução de 0,4% em relação à anterior; exportações devem se manter em 111 milhões de toneladas

Brasil e Chile adotam Certificado Fitossanitário Eletrônico em comércio agrícola

Economia

Brasil e Chile adotam Certificado Fitossanitário Eletrônico em comércio agrícola

Ferramenta permitirá ao Brasil exportar, na primeira etapa, café em grão, sementes de beterraba e de girassol. rizomas de gengibre e grãos de pimenta,

Syngenta e Amoéba firmam acordo para desenvolver biofungicida

Economia

Syngenta e Amoéba firmam acordo para desenvolver biofungicida

Combate a doenças do trigo, especificamente a mancha de septoria e a ferrugem amarela, será foco da parceria

PUBLICIDADE

Economia

Avanço das exportações de carne bovina para os EUA ainda depende do preço interno, diz Abiec

Associação afirma que ainda é difícil medir o impacto da queda da tarifa de 10%, já que as margens seguem pressionadas pelo preço do boi gordo

Economia

EUA anuncia 2º auxílio a agricultores afetados por desastres naturais

Pagamentos visam agricultores afetados por 55 eventos climáticos em 2023 e 2024

Economia

Exportadores alertam para perda irreversível do café brasileiro nos EUA

Concorrentes com tarifas zeradas avançam nos blends norte-americanos, enquanto o café brasileiro vê seu espaço encolher gradativamente

Economia

Alckmin sobre tarifa dos EUA: “Estamos confiantes de que vamos avançar mais”

Durante a COP30, vice-presidente e ministro do MDIC, afirmou que a medida dos EUA reduziu de 45% para 28% o volume de exportações do Norte sujeito a tarifa

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.