PUBLICIDADE

Economia

Ferrogrão: PSOL pede ao STF mais seis meses para estudar projeto da ferrovia 

O Ministério dos Transportes faz seminário para tratar questões ambientais e sobre indígenas na próxima semana.

1 minuto de leitura 20/03/2024 - 18:24

Por: Da Redação - com informações do Broadcast Agro

Foto: Adobe Stock
Foto: Adobe Stock

O Ministério dos Transportes vai reunir entidades ligadas ao setor de infraestrutura, meio ambiente e indígenas para um seminário sobre a Ferrogrão. O encontro será realizado em Santarém, no Pará, nos dias 26 e 27 de março. O projeto está sendo questionado no Supremo Tribunal Federal (STF) desde 2021.

A Ferrogrão é projetada em 933 quilômetros de extensão, ligando Sinop (MT) e o distrito de Miritituba (PA). A ferrovia é considerada uma importante via para escoar a produção agrícola do Centro-Oeste do país que precisa chegar até os portos do norte. O Movimento Pró-Logística estima que o custo do frete pode reduzir em 25% ao substituir o transporte rodoviário pelo ferroviário. 

O prazo dado pelo ministro Alexandre Moraes, do STF, para que os estudos ambientais sejam concluídos termina no final de março. Mas o PSOL pediu a prorrogação por mais seis meses. A legenda argumenta que há “pontos cegos” que impedem a tomada de decisões sobre a Ferrogrão. O pedido ainda não teve resposta.

Moraes é relator de ação do PSOL contra uma Medida Provisória (MP) de 2017 que alterou os limites do Parque Nacional do Jamanxim (PA) para comportar os trilhos da obra. 

Na ação, o PSOL argumenta que isso só poderia ter sido feito por projeto de lei, e não por MP. Já ambientalistas criticam a ferrovia sob o argumento de que ela estimulará a ocupação ilegal das terras indígenas, mais desmatamento e emissões de carbono.

PUBLICIDADE
Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.