PUBLICIDADE

Agropolítica

Com frete 40% menor, Ferrogrão está parado no STF há três anos; entenda o caso

Ferrovia vai ligar o porto de Miritituba (PA) ao município de Sinop (MT). Leilão de concessão pode ser feito em 2026, diz ANTT

Nome Colunistas

Daumildo Júnior | Brasília | daumildo.junior@estadao.com

11/08/2025 - 05:00

O início das obras da via férrea está judicializado desde 2021 | Foto: Adobe Stock
O início das obras da via férrea está judicializado desde 2021 | Foto: Adobe Stock

“Baita de uma evolução”. Foi assim que o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), André Nassar, classificou a sinalização feita pelo governo de que a Ferrogrão pode ter leilão de concessão ainda em 2026. O indicativo foi dado pelo diretor geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Theo Sampaio, após participar de um evento que discutiu a questão ferroviária no Brasil promovido pela Abiove em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). 

“É superpositivo, porque vai demonstrar, realmente, que o governo está fazendo a parte dele evoluir. O TCU [Tribunal de Contas da União], às vezes, pode ser mais demorado, mas eu quero crer que, se a ANTT sinalizou isso, é que, de alguma forma, estão conversando com o TCU e pensando em um fluxo funcional”, comentou Nassar sobre o cronograma apresentado por Sampaio, que prevê a entrega ao TCU, até novembro, do novo traçado da ferrovia.

Porém, o presidente da Abiove coloca um ponto de atenção. Apesar dessa sinalização positiva, as atividades envolvendo a Ferrogrão dependem de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Até então, a autorização é apenas para que seja retomado o estudo de um novo traçado da via férrea. Isso não inclui a realização do leilão. 

“Pode acontecer da questão do STF ser um ponto de dúvida sobre a sequência do cronograma. […] Então, havendo conversas, interações entre o governo e o STF, eu acho que pode-se ter uma solução no Supremo também. Mas a solução do Supremo não está equacionada’, ponderou Nassar. 

Redução de custo de frete pode ser de até 40%

Na avaliação da CNA, esse aviso da ANTT é “a melhor notícia”. A assessora técnica da Comissão Nacional de Logística e Infraestrutura da CNA, Elisangela Pereira Lopes, lembra que o projeto da Ferrogrão está no STF desde 2021 e “sem perspectiva” de andamento. Um dos pontos que ela destaca sobre a importância do projeto é a redução de custo para produtores rurais da região do Mato Grosso, Pará e Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). 

PUBLICIDADE

Segundo ela, um estudo comparativo entre a atual rota de escoamento da safra e a alternativa da Ferrogrão aponta uma significativa redução no custo logístico. “Um dado muito interessante mostra que, se você utiliza a Ferrogrão e o Rio Tapajós, e compara com a rota existente hoje, a redução de custos é de 40%. Então, isso é visto com bons olhos”, acrescentou a assessora. 

Mesmo que o horizonte de conclusão da Ferrogrão seja de pelo menos dez anos, o presidente da Abiove vê que a realização do leilão pode baratear os custos do frete para produtores rurais dessa região.  

“O que vai acontecer é que, na hora que você faz o leilão, imediatamente você gera competição. Então, eu acho que, para o produtor, já vai beneficiar de cara. Porque só de anunciar e o projeto começar a andar, já vai gerar competição entre ferrovias”, destacou. 

Entenda o caso da Ferrogrão

O projeto da ferrovia que liga o porto de Miritituba (PA) ao município de Sinop (MT) começou efetivamente em 2016, com a etapa de estudos. De 2017 a 2020 ocorreu o período de consulta pública. A etapa seguinte seria a análise do Tribunal de Contas da União (TCU) para aprovar a regularidade do processo, mas está em andamento desde então.  

Em setembro de 2020, o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) entrou no Supremo Tribunal Federal (STF) a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6553 pedindo a suspensão dos “processos relacionados à Ferrogrão”. A alegação é de que a lei 13.452 de 2017 seria inconstitucional por diminuir o tamanho do Parque Nacional do Jamanxim, no Pará, além de prejudicar comunidades indígenas da região. A legislação relacionada ao parque foi feita a partir de uma medida provisória de 2016, na qual o objetivo era fazer essa alteração na área de conservação para acomodar o traçado da Ferrogrão. 

PUBLICIDADE

Desde então, o andamento para começar as obras da via férrea ficou judicializado. Em 2021, uma liminar do ministro relator do caso, Alexandre de Moraes, determinou a suspensão dos efeitos da lei relacionada ao Parque do Jamanxim e do processo da Ferrogrão, ou seja, todas as etapas ficaram paralisadas, inclusive a análise pelo TCU.  

Em 2023, o caso teve um novo entendimento no STF. A Advocacia-Geral da União (AGU) fez uma petição para que a lei de 2017 fosse considerada inconstitucional, mas que fosse autorizada a retomada dos processos relacionados à Ferrogrão. A proposta da AGU era de que os estudos seriam refeitos observando a questão do parque e também dos povos indígenas. Com isso, houve uma nova liminar permitindo o retorno, mas condicionando “qualquer execução” do projeto à análise do STF. 

Atualmente, a ANTT diz já ter feito os novos estudos com o novo traçado. Dentro do processo judicial da ADI, um grupo, formado por associações civis e o partido político autor da ação, pede que o licenciamento ambiental envolvendo a Ferrogrão não seja feito enquanto não houver a finalização do processo administrativo. No autos, a AGU, com base em subsídio da ANTT, pondera que os estudos não podem ser “confundidos” com licenciamento ambiental. Esse procedimento de licença é feito pela empresa que ganhar o leilão de concessão, o que ainda não foi realizado. Sobre isso especificamente, ainda não há uma manifestação por parte do STF.

Como mostrado pelo Agro Estadão, a ANTT trabalha com o cronograma de publicar o edital do leilão até o primeiro semestre de 2026, com previsão de realizar o leilão ainda no próximo ano. No entanto, isso ainda depende do envio e análise no TCU.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Tarifa dos EUA: ministro da Agricultura acredita em reversão para café e carne

Agropolítica

Tarifa dos EUA: ministro da Agricultura acredita em reversão para café e carne

Carlos Fávaro também comentou previsão de retomada das exportações de carne de frango para China

Governo divulga regras do contrato de opção para compra de arroz

Agropolítica

Governo divulga regras do contrato de opção para compra de arroz

Valores ofertados nos contratos estão acima do preço mínimo 

Governo anuncia pacote de R$ 30 bi para exportadores afetados por tarifa dos EUA

Agropolítica

Governo anuncia pacote de R$ 30 bi para exportadores afetados por tarifa dos EUA

Medidas miram pequenas empresas que vendem tilápia, mel, frutas e máquinas; plano inclui crédito, compras públicas e busca de novos mercados

Lula pede à China retomada de compra de frango após gripe aviária

Agropolítica

Lula pede à China retomada de compra de frango após gripe aviária

Exportações brasileiras de produtos avícolas à China estão suspensas desde maio, quando a doença foi confirmada em granja comercial do RS

PUBLICIDADE

Agropolítica

Frente Parlamentar do Agro Paulista é relançada em SP

A cerimônia de lançamento da frente parlamentar finalizou com homenagem ao ex-ministro da agricultura, Roberto Rodrigues

Agropolítica

OMC confirma queixa formal do Brasil contra tarifaço de Trump

OMC diz que o documento começou a circular entre os membros da Organização nesta segunda-feira

Agropolítica

Pacote de ajuda: Lula e Alckmin podem bater martelo hoje

O plano oferece desde linhas de crédito para abastecer o capital de giro das empresas a aumento de compras governamentais

Agropolítica

ANP aprova novas regras para autorização de produção de biocombustíveis

Nova resolução tem o objetivo de aprimorar a segurança operacional

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.